quinta-feira, abril 16, 2009

PASTEIS DE MASSA TENRA DA MINHA MÃE





Foi a primeira vez que me aventurei a fazer os pasteis de massa tenra. Eu a comer os da minha mãe era escusado fazer porque sabia que nunquinha ia ficar igual aos dela. Simplesmente divinos. Mas como eu agora quero os segredos todos dela. Falei e perguntei como é que fazia!!!
Claro ela é como a filha é a olho (sorrisos)"ou a filha como ela. Mas explicou-me e eu tentei fazer e não é que me saiu muito bem mesmo. Um dos segredos é que eu quando era pequena via a minha mãe a passar a carne com o passe-vite, claro que não saia nada por baixo. Eu achava estranho porque ela tinha uma máquina daquelas que se colocava nas bancas e porquê é que não passava a carne por ali? Pronto está desvendado o mistério não gostava que o recheio fica-se desfeito e com o passe-vite ficava os fiarpos da carne.
Claro que a minha mãe fazia com qualquer carne que sobra-se. Vamos lá á receita da minha mãe que para mim é fabulosa e eu nem fui ver em livros fiz como ela me disse...se é a verdadeira ou não!!! Não me interessa mesmo, é da minha mãe e prontes...

Ingredientes:
Massa (claro eu pesei a farinha)
-300 g de farinha
-2 colheres de sopa de manteiga
-1 colher de sopa de azeite
-sal
-200ml de água

Recheio:
Cozi um bocado de carne de vaca com sal. Reservei a água. Desfiei a carne e fiz como a minha mãe me ensinou no passe-vite. Como vêem na foto, a carne não ficou desfeita como se fizéssemos na 1-2-3-.
 Num tacho piquei uma cebola com um pouco de manteiga (2 c. de sopa) levei a lume brando a cozinhar a cebola, quando estava translúcida, deitei 2 c. de sopa de farinha cheias e mexi muito bem, fui juntando a água que reservei da cozedura da carne e fazendo o molho bechamel. Juntei a carne e 2 gemas batidas salsa picada, pimenta, sal e noz-moscada. Envolvi muito bem até harmonizar os sabores. Reservei. 

Fiz a massa, na banca deitei a farinha com o sal e fiz um buraco no meio deitei a manteiga e azeite e fui mexendo com as pontas dos dedos até estar tudo muito bem envolvido. Fui deitando a água e envolvendo sempre com as mão foi mesmo "deitar a mão na massa" como gosto. :) Quando estava tudo muito bem envolvido fui amassando até achar que a massa tinha a textura que a minha mãe me disse. Reservei durante uma hora. Depois foi esticar a massa com o rolo até ficar fina e colocar uma colher de sobremesa de recheio cobrir com a massa e cortar com o corta massas ou uma chávena, que sinceramente é o que prefiro. Depois é levar a fritar até estar louros.