Mostrar mensagens com a etiqueta açúcar de coco. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta açúcar de coco. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, fevereiro 01, 2019

BOLOS REDONDOS DE PESO DA RÉGUA




Uma receita que saltou dos meus livros 👉Cozinha Regional Portuguesa, uns livros muito completos. Adoro ler, também adoro ler livros de culinária, mas talvez há uns 4 anos que não compro nenhum livro de culinária, é sempre mais do mesmo. Estou um pouco se não muito cansada, de folhear livros (quando vou à Fnac)  catrapúm, deixou de haver bíblias culinárias, é só livros com receitas copiadas, dessas grandes bíblias que existem. Estou enjoada. Por vezes vou à Fnac e só vejo com os olhos nem toco ou abro algum livro. A culpa pode ser minha sim, não digo que não, mas como sempre disse e digo com a idade fui refinando os meus gostos, e por aí passa eu ser mais atenta. Os editores estão sem imaginação, é sempre mais do mesmo. Bem, mas deixando de conversas, vamos à receita destes bolinhos que foram para a 👉semana do mimo❤ que há todas as semanas. A cor dos bolinhos deve-se ao açúcar de coco como muito já falei 👉aqui.


Ingredientes:
-150 g de açúcar (usei açúcar de coco)
-1 ovo
-1 c. de café de canela
-125 g de manteiga
-farinha para tender q.b.
-1 gema de ovo para dourar
-açúcar para polvilhar (usei açúcar de coco)

Misturei o açúcar com a canela e bati com o oco e a manteiga amolecida. Adicionei a farinha até tender, sem deixar a massa ficar dura. Formei umas bolas que achatei ligeiramente. Coloquei os bolinhos em tabuleiro forrado com papel vegetal e pincelei com a gema batida, e polvilhei com o açúcar de coco. Levei o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180ºC o tempo de alourar, no meu forno levou 12 minutos.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Amor de mãe vence preconceitos, supera os limites, enfrenta todos os desafios e te ajuda a vencer. Amor de mãe, só Deus para entender. Simplesmente amor!"

(Bárbara Adriélle)

quarta-feira, janeiro 30, 2019

BOLACHAS DE MANTEIGA DE AMENDOIM




Mais uma bolachas de manteiga de amendoim. Mais umas bolachas para o 👉dia de mimo. A cor da bolachas deve-se ao 👉açúcar de coco, podem trocar o mesmo por açúcar amarelo, mascavado ou branco se preferirem. Açúcar branco cá em casa "quase" já não entra só mesmo para a doçaria conventual, e é porque ainda não tive disposição para fazer experiências. Quando fizer aviso. Vamos à receita.


Ingedientes:
-1 3/4 xícaras farinha de trigo
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
-1/2 colher de chá de sal;
-1 xícara de açúcar (usei açúcar de coco)
-1/2 xícara de manteiga de amendoim;
-1 ovo
-2 colheres de sopa de leite
-1 c. de chá de extracto de baunilha;

Misturei todos os ingredientes na tigela da minha bebé👉 Kenwood, liguei a menina a velocidade baixa até formar uma massa. Coloquei a massa entre duas folhas de papel vegetal e com a ajuda do rolo estiquei a massa, cortei com o corta bolachas redondo e coloquei as mesmas em tabuleiros forrados com papel vegetal, levei os tabuleiros ao forno a 200ºC,  durante 10 minutos.

Estou no Instagram e Facebook aqui.🙋

"Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem."

(Chico Xavier)

segunda-feira, janeiro 28, 2019

BISCOITOS DE COCO




Mais uns biscoitos a juntar a tantos que já existem por 👉aqui. Mais uns biscoitos para o 👉dia do mimo. Amor em forma de biscoitos. Amor? Nunca é demais, quando genuíno.❤ Vamos à receita.


Ingredientes:
-1 chávena de margarina (usei manteiga)
-2 chávenas de açúcar (usei 1 chávena de açúcar de coco)
-250 g de natas
-1 chávena de leite (usei bebida de coco)
-2 chávenas de coco ralado
-4 chávenas de farinha de coco
-3 c. de chá de fermento em pó

Numa tigela, bati a manteiga com o açúcar até obter um creme, juntei as natas e bati. Depois adicionei o leite, mexi bem, em seguida juntei o coco ralado e a farinha de coco misturada com o fermento, envolvendo muito bem. Fui fazendo umas bolinhas que achatei com a ajuda das mãos e coloquei, separadas umas das outras nos tabuleiros forrados com papel-vegetal. Levei os tabuleiros (3) a forno pré-aquecido a 200ºC, até os biscoitos ficarem louros o que no meu forno levou 12 minutos.

Nota: Ficam uns biscoitos delicados e deliciosos.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Por um lado, ter um inimigo é muito ruim. Perturba nossa paz mental e destrói algumas de nossas coisas boas. Mas, se vemos de outro ângulo, somente um inimigo nos dá a oportunidade de exercer a paciência. Ninguém mais do que ele nos concede a oportunidade para a tolerância. Já que não conhecemos a maioria dos cinco bilhões de seres humanos nesta terra, a maioria das pessoas também não nos dá oportunidade de mostrar tolerância ou paciência. Somente essas pessoas que nós conhecemos e que nos criam problemas é que realmente nos dão uma boa chance de praticar a tolerância e a paciência."


(Dalai Lama)

quarta-feira, janeiro 23, 2019

CROCANTES DE NOZ E AMÊNDOA





Uns biscoitos deliciosos a receita retirada desta👉 pérola. Bolachas, biscoitos já se encontra muitas receitas por 👉aqui. Fora as que estão ainda em rascunho, e lista de espera como muito já vos disse. Estas bolachinhas não foram para o dia do 👉mimo, foram para o filho levar para casa.São umas bolachinhas muito crocantes como o nome indica e delicadas.


Ingredientes:
-225 g de manteiga sem sal
-140 g de açúcar branco refinado (utilizei 100 g de açúcar de coco)
-1 gema de ovo
-1/2 c. de chá de essência de amêndoa
-1/2 c. de chá de essência de noz
-225 g de farinha de trigo
-125 g de miolo de amêndoa pelada e picada grosseiramente
-125 g de miolo de noz picado grosseiramente

Bati a manteiga com o açúcar de coco numa tigela até ficar uma mistura fofa. Adicionei a gema as essências, sem deixar de bater. Peneirei a farinha para o creme e envolvi até obter uma massa. Juntei as amêndoas e nozes e misturei bem. Embrulhei a massa em película aderente elevei ao frigorífico durante 40 minutos. Moldei a massa em bolas (40) e achatei-as ligeiramente entre as palmas das mãos. Coloquei em tabuleiros forrados com papel vegetal e levei ao forno a 180ºC durante 15 minutos. Deixar arrefecer as bolachas nos tabuleiros e só depois transferir para as redes até arrefecerem completamente.

Estou no Instagram e Facebook aqui.🙋

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."

(Dalai Lama)

sexta-feira, janeiro 18, 2019

BISCOITOS DE CREME




Mais uma receita de biscoitos que saltou desta 👉pérola. Um livro antigo mas, muito composto, acho uma ternura. Muitas das receitas deste livro estão também no meu livro da Pantagruel, quem copiou quem (ambos os livros foram lançados em 1945)? Não me interessa, passados tantos anos continua tudo igual, o copiar é o pão de cada dia. Alteram a quantidade, disposição de ingredientes ou nome do ingrediente, mudam o nome da receita e voilá, até se publica livros e assim continua a "selva" do salve-se quem puder...Já há uns anos que não compro livros de culinária, é tudo mais do mesmo. Quando uma pessoa tem as Bíblias de livros de culinária (o meu caso) não precisa de estar a encher estantes de mais do mesmo. Sobre livros de culinária da "moda" esses nem falo. Agora sobre haver tantas receitas de bolachas, biscoitos ou cookies, já expliquei 👉aqui, tenho na semana o dia do mimo.🙏💓



Ingredientes:
-150 g de açúcar (utilizei 125 g de açúcar de coco)
-125 g de farinha
-1/4 de litro de leite
-raspa de meia fava de baunilha

Bate-se os ingredientes durante 15 minutos, ao fim desse tempo coloca-se a massa num saco pasteleiro com um bico a gosto, e faz-se montinhos em cima de tabuleiros previamente forrados com papel-vegetal. Leva-se os tabuleiros ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante 10/12 minutos. Já sabem, cada um sabe do seu forno.

Nota: Antes de colocar os tabuleiros no forno polvilhei os biscoitos com açúcar de coco.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem."

(Antoine de Saint-Exupéry)

quinta-feira, janeiro 17, 2019

MACAROONS DE AVELÃ E AMÊNDOA [APROVEITAMENTO DE CLARAS]





Uns biscoitos para aproveitamento de claras que tenho sempre congeladas. Uns biscoitos deliciosos para acompanhar um café, chá ou até para se deliciarem sem nenhum acompanhamento. Vamos à receita. Comam como acharem melhor.😎 Vamos à receita!


Ingredientes:
-2 claras de ovo
-85 g de miolo de amêndoa moída
-85 g de miolo de avelã moída
-120 g de açúcar (usei açúcar de coco)
-miolo de amêndoa ou avelã cortado grosseiramente (usei amêndoa granulada)

Bati as claras de ovo com um garfo numa tigela até ficar espumosa (não, em castelo), juntei o açúcar, amêndoa e a avelã, envolvi muito bem, com uma colher de sobremesa, fui retirando massa e coloquei uns montinhos em tabuleiros forrados com papel vegetal.  Levei os tabuleiros ao forno pré-aquecidos a 180ºC, durante 15 minutos ou até dourarem ligeiramente (como fiz com açúcar de coco, o alourar, não vale, é só sentirem uma ligeira firmeza ao toque. Coloquei os macaroons numa rede e deixei arrefecer completamente.

Nota: se fizerem com açúcar refinado, não deixem os macaroons chegarem à cor destes, se chegarem é porque queimaram.😎 Estes ficaram escuros em causa o açúcar de coco que uso.

P.S. Há👉 aqui 207 receitas de bolachas, biscoitos ou cookies, em rascunho há mais umas quantas, e em lista de espera outras tantas.😏

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"O luxo não é o oposto da pobreza, mas da vulgaridade."

(Coco Chanel)

quarta-feira, janeiro 16, 2019

BOLO DE AMÊNDOA RECHEADO COM MOUSSE DE LIMÃO [BOLO DO MEU ANIVERSÁRIO]






Este ano, não queria fazer bolo, não me apetecia fazer jantar, ou seja queria que o meu aniversário fosse como sempre quis na vida. Um dia normal como ele é, sem apagar velas, que nunca gostei, quando criança e jovem era "obrigada" pelos meus saudosos pais, depois casei com 17 anos, continuei a ser "obrigada" a apagar velas, mais tarde aos vinte quando tive a minha filha, e aos 25 o filho,  fui mesmo obrigada a fazer sempre o bolo e apagar as velas. Quando os filhos começaram a  compreender, disseram, num aniversário meu que não fiz bolo: não há anos sem bolo, e ficaram tristes, filhos tristes nunca quis nem quero na minha vida enquanto por cá andar. Faço e farei tudo, que for preciso movo montanhas se for preciso. A partir daí fiz sempre o bolo para apagarmos as velas, nada de festas pois não gosto como muito já escrevi por aqui no blog. Ah, e não me façam surpresas, pois eu sou mulher que não gosta de todo das ditas. Mas como escrevi atrás este ano não queria mesmo e disse ao filho, mas ele disse logo: tudo bem mãe, mas quando sair do trabalho passo aí por casa para te dar um beijinho, trabalhando ele em Oeiras, vir na hora de ponta à Charneca da Caparica atravessar a ponte e chegar cá a casa e eu não ter nada, não, não sou mãe para dar tristezas ou preocupações aos filhos. Disse-lhe filho, a mãe não vai fazer nada de especial, se quiserem vir jantar venham. Ok mãezinha.😄 Assim fiz um bolo simples mas teve a aprovação do filho: brutal.

P.S. Quando me perguntam o porquê de eu dar mais valor à aprovação do filho e não da filha. O valor que dou é igual, pois são os meus filhos que amo, acima de tudo e todos, só que ele sempre foi e é sincero, se gosta diz, mas se não gosta também o diz. Já a filha é aquela Princesa tudo o que a mãe (eu) faça, está divino, maravilhoso. 😎 É só por essa razão que o meu provador oficial (filho) é que dá a nota.


Ingredientes:
-180 gr de açúcar de coco
-250 gr de amêndoas moídas com pele
-5 ovos
-60 gr de pão ralado
-1 c. de (chá) de fermento em pó
-100 gr de manteiga
-rum q.b. (para pincelar os bolos, mas podem passar essa parte)

Misturei-se as gemas com o açúcar, a manteiga derretida e a amêndoa com pele passada pela 1-2-3 (eu nunca deixo em pó gosto de encontrar bocadinhos de amêndoa) batendo muito bem. Depois juntei o pão ralado com o fermento e por fim as claras em castelo, só envolver.  Dividi a massa em duas formas (20 cm) untadas e polvilhadas em pão ralado. Já sabe o teste do palito. No meu forno  levou 20 minutos, já sabe se cozer só numa forma leva um pouco mais, mas aí o teste do palito é infalível.

Nota: eu dividi a massa por duas formas, para rechear com mousse de limão,mas podem fazer só numa forma e cortarem o bolo ao meio.



Mousse de limão:
-1/2 lata de leite condensado
-200 ml de natas para bater
-sumo de 2 limões
-3 folhas de gelatina hidratadas e derretidas

Numa tigela bati o leite condensado com as natas até obter uma mistura homogénea e fofa. Adicionei o sumo do limão e continuei a bater. Juntei a gelatina derretida e envolvi muito bem. Reservei a mousse.

Montagem do bolo:

Forrei uma forma de 20 cm com película aderente, coloquei o primeiro bolo arrefecido e pincelei com rum, depois cobri o bolo todo com a mousse de limão reservada e alisei. Coloquei o segundo bolo e comprimi bem o bolo para aderir bem à mousse. Voltei a pincelar a superfície com rum e envolvi o bolo e forma toda em película aderente. Levei ao frigorífico de um dia para o outro. Barrei o bolo com chantilly e enfeitei com morangos e como não podia faltar o chocolate pincelei com ganache, estilo Picasso😎 com a ajuda da colher fui deixando cair o chocolate à vontade dele, sem pressas e sem frescuras.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida."

(Platão)

segunda-feira, janeiro 14, 2019

BOLO DE NATAL



O Natal já lá vai, aliás estamos já a caminhar do próximo, mas como eu sempre disse e digo: natal é quando uma mulher (eu) quer, daí hoje a 14 de Janeiro trazer este bolo brutal, um bolo para fazer todos os dias do ano, e não só no Natal. Experimentem e depois digam. Vamos ver a receita.


Ingredientes:
-3 ovos
-3/4 de leite azedo (1 colher de sopa de vinagre no leite, repousar 5 minutos)
-3/4 chávenas de óleo
-1 1/2 chávenas de açúcar (usei açúcar de coco)
-2 c. de chá de baunilha
-2 c. de chá de canela
-1/4 c. de chá de sal
-2 chávenas de farinha
-2 c. de chá de bicarbonato
-1 chávena de cenoura ralada
-1 chávena de abóbora ralada
-1 chávena de coco
-1 chávena de polpa de ananaz
-1 chávena de coríntios (hidratados em vinho do Porto)
-1 mão cheia de nozes partidas grosseiramente

Aquecer o forno a 175ºC. Preparar a forma: untar e polvilhar com pão ralado
Numa taça misturar a farinha, bicarbonato, sal e canela.
Noutra taça misturar os ovos, leite azedo, óleo, açúcar e baunilha.
Misturar bem. Adicionar a mistura da farinha. Misturar bem.
Noutra taça, misturar a cenoura ralada, abóbora, coco, ananaz, coríntios e as nozes.
Juntar ao preparado anterior e envolver bem.
Colocar na forma previamente preparada (untada e polvilhada) e vai ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 1 hora.

P.S. Se não conseguir encontrar a polpa do ananaz, não se atrapalhe, coloque as rodelas no liquidificador, pulsar e já está. Se não tiver o mesmo, coloque as rodelas cortadas em bocados dentro duma tigela e com a varinha-mágica catrapúm, faz o mesmo.😎 Eu compro sempre no Jumbo.

Nota: Podem cobrir com frosting de queijo ou outra cobertura ao vosso gosto. Eu deixei simples, foi um bolo para o 👉dia do mimo. Como sempre disse na minha vida e digo: por vezes o menos é mais, o que foi o caso.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem."

(Antoine de Saint-Exupéry)

sexta-feira, janeiro 11, 2019

BISCOITOS DINAMARQUESES




Mais uma receita de biscoitos que saltou desta 👉pérola. Mais uns biscoitos como eu já expliquei 👉aqui. Tenho o dia do mimo.😍 Vamos à receita simples e deliciosa. 👉Carreguem aqui, se quiserem mais receitas de bolachas, biscoitos ou cookies.



Ingredientes:
-6 c. de sopa de farinha
-2 1/2 c. de sopa de manteiga
-2 1/2 c. de sopa de açúcar (usei açúcar de coco)
-30 g de miolo de amêndoa granulada+30 g de miolo de amêndoa moído

Amassa-se os ingredientes com a mão, por fim junta a amêndoa moída e granulada, e volta-se a amassar até estar bem envolvido. Estica-se a massa com a ajuda de um rolo de massa e corta-se quadrados com a ajuda de um corta bolachas. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC em tabuleiros forrados com papel vegetal. Depois envolvem-se em açúcar, passei essa parte.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Seja humilde, pois até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar."

(Bob Marley)

quinta-feira, janeiro 10, 2019

THE ELEMENTS AÇÚCAR DE COCO NO CONTINENTE


Há uns meses que comecei a usar o açúcar de coco nas minha receitas, apesar de ter ainda algumas em rascunho com açúcar amarelo. Como tenho recebido muitos emails a perguntar onde compro o açúcar de coco, se compro no Celeiro, e que é muito caro. Claro que respondo sempre, alguns até menos simpáticos, quando me ofendem, mas como eu sempre disse e digo, cada um leva a vida como mais lhe convém, aliás eu digo sempre que usem os ingredientes do vosso agrado ou que lhes dêem mais jeito, não posso é aceitar, que me magoem só porque sim. É assim cada um governa a sua casa ou vida como lhe convém, agora não queiram se meter a governar a minha, ok? Voltando ao assunto do açúcar de coco, tirei fotos para quem está interessado, em saber e para todo/a(s) seguidore/a(s) que passam aqui no blog por bem eu vou dizer a marca e valor. Eu compro no Continente a marca é The Elements custa €5,69 cada pacote de kg, uso vários pacotes por mês, sai caro sim senhora, se formos a comparar com 1 kg de açúcar branco 68 cêntimos, o preço do kg deste açúcar de coco, dá para comprar quase 9 pacotes de açúcar branco. Como eu escrevi atrás, a dica fica para quem lhe convier, eu não gosto de guardar para mim, o pouco que sei, partilho convosco.

P.S. 👉O açúcar está nas prateleiras do açúcar normal. Não está nas prateleiras de produtos naturais. (Naturais!?!?!?) Nem todos os Continentes têm. Comprem Online que aí encontram sempre. Também podem comprar aqui neste👉 site até muito mais barato. Eu não sou mulher de sites, sou mulher de toque, olfacto e visão. Gosto de sentir o que compro, sei, sei que sou demodé, mas sou só a Isabel chatinha😂 Só o meu filho por vezes compra-me algo nos sites se eu falo que quero, ele diz logo, deixa mãe que compro e mais barato.😎

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Saber e não partilhar, nunca te fará sábio."

(Lenny Agostinho)

quarta-feira, janeiro 09, 2019

BOLO DE CENOURA





Um bolo para o pessoal que agora apanhou a moda, ah isto faz mal, ah isto agora é que faz bem (dizem as estatísticas etc...) Eu, sou daquelas mulheres que me estou lixando para modas, sejam elas as que forem, se gosto, sim utilizo, seja roupa ou não. Agora se não gosto, ai santa paciência não uso, nem utilizo, antes fora de moda do que mais uma carneira. Tenho o meu blog há 11 anos, e tenho saudades desse tempo, que só se via a tão nossa rica comida tão tradicional, os nossos doces etc...

  Ouve blogs que ficaram no caminho, outros alteraram toda a sua maneira de levarem o blog. Entraram nas modas, ou porque lhes deu jeito, ou porque gostam, ou simplesmente é só mais uns (umas) no "rebanho." Adoro depois ler o que escrevem ou dizem (quando pessoalmente) ah, a idade, ah, temos que pensar que faz mal, ah é tão bom, e nem se sente a falta da antiga alimentação. Ok, sou uma mulher que respeito muito as pessoas, e as suas opiniões, mas também sou a eterna Isabel chatinha, que diz: não me lixem, que queiram mudar toda a alimentação, sabendo que agora a carneirada só segue esses blogs, Instagrans etc, querem ter mais seguidores e afins, tudo bem, mas eu continuo a ser a mesma, e adoro a nossa tão rica gastronomia e doçaria, o meu blog, nunca vai mudar para receitas lhigt, sempre utilizei ervas aromáticas frescas ou secas e colocava (coloco) menos  sal marinho na comida, mas sempre fui assim, a única coisa que alterei, foi o açúcar há anos troquei o açúcar branco pelo amarelo ou mascavado (na doçaria conventual ainda não fiz), agora só utilizo o açúcar de coco. Açúcar branco "quase" não entra cá em casa, só mesmo como escrevi atrás para a doçaria conventual.

  Mas, tanta conversa para falar deste bolo (experiência) que fiz. Um bolo simples que ficou delicioso com as alterações. Mas como sabem a Isabel (eu) tenho que dizer o que acho. Prefiro comer uma fatia mini de um bolo de 👉 cenoura  a comer um bolo inteiro lhigt.😎 Sempre apliquei na minha vida o q.b., tudo o que passa desse patamar, deixa de me interessar.



Ingredientes:
-400 g de cenouras descascadas e picadas na picadora
-1 chávena de açúcar de coco
-1 1/2 chávena de farinha de coco
-1/2 chávena de óleo de coco
-5 ovos
-1 c. de chá de fermento em pó
-100 g de chocolate 70% de cacau
-4 c. de sopa de bebida de coco

Numa tigela coloquei os ingredientes todos, com a ajuda de uma colher de pau envolvi bem todos os ingredientes. Deitei a mistura num pirex untado com manteiga e polvilhado com farinha de coco. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, no meu forno levou 25 minutos, já sabem o teste do palito. Derreti o chocolate em banho-maria com a bebida de coco e deitei por cima do bolo ainda quente para absorver o chocolate.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, acções e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã."

(Chico Xavier)

terça-feira, janeiro 08, 2019

QUEQUES DE NATA E CHOCOLATE




Queques, é um bolo que me lembra a minha infância. É, era um bolo que nunca desiludia, começava sempre por comer as maminhas do queque o que acho que qualquer criança o fazia, pois os meus filhos também o faziam e fazem quando apanham algum com o formato original não o caso deste. A textura e sabor ainda está na minha essência, estes queques de nata e chocolate, não têm o formato tradicional, hoje em dia tento me poupar e tudo o que puder fazer para tal, faço, o caso, usei formas de papel dentro das formas de alumínio, depois de prontos é só retirar.

       As formas de alumínio que as tenho como podem ver 👉aqui, mas que são muito chatinhas para se lavar e leva o seu tempo, o que nesta face da minha vida esse dito tempo tem outra importância que há uns anos atrás não tinha. Dou muito mais valor ao tempo, deixei de me preocupar com coisas e situações "pequenas" isso deixo para trás, aliás tudo o que me incomoda deixei de me preocupar, e isso incluí pessoas. Há pessoas que lhes dei o seu tempo, dei-me toda, chegou a uma altura que disse para mim, não, não merecem o meu tempo nem nada de mim mesmo. Agora até podem deitar o bofes de fora como a minha saudosa mãe dizia, que já perderam, já não vão conseguir ter o que não souberam aproveitar no tempo devido. Sorrisos falsos, não obrigada, como a minha saudosa mãe dizia "muito sorriso pouco siso" (muita simpatia, mas falsa, pessoa de pouco juízo se pensa que alguma vez me enganaria de novo). Sou uma mulher que ainda acredita nas pessoas, só há uma diferencia para a mesma mulher (eu) quando era mais nova, nesse tempo dava a outra face (dava o beneficio da duvida) hoje, nem estou aí, perderam logo na primeira viagem pois ficam logo no devido canto onde fica tudo o que não me interessa na vida. Deixei de dar a outra face, deixei de ser parva. Quem perde? Não sou eu com toda a certeza. Com o caminhar na estrada da vida (idade) fui refinando uns pontos que precisava, outros nem tanto, mas como eu digo: terei que vir várias encarnações aqui, refinarei o resto nessas outras vidas pois eu acredito! Bem deixando de desabafos que não vos interessa para nada, vamos é à receita que apesar dos queques não terem a forma original, o sabor e textura dos mesmos é brutal como o meu provador oficial (filho) diria se os tivesse provado.



Ingredientes:
-225 g de farinha
-50 g de cacau em pó (usei Valrhona 100% cacao)
-1 c. de chá bem cheia de fermento em pó
-1 pitada de sal
-115 g de açúcar amarelo (usei açúcar de coco)
-2 ovos
-200 ml de natas
-80 g de manteiga derretida em banho-maria

Numa tigela grande bati os ovos, natas e manteiga. Adicionei os secos peneirados e fui envolvendo com a ajuda de uma espátula até a mistura ficar homogénea . Deitei a massa nas formas de papel previamente colocadas na formas de mufins. Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 minutos (estarem firmes ao toque).

Nota: Podem usar o cacau que gostam ou vos der mais jeito. Eu desde que fechou a loja nas Amoreiras Cacao Sampaka um chocolate e cacau que usava há muitos anos trazia sempre de Barcelona todos os anos que lá ia. Quando abriu a loja nas Amoreiras foi ouro sobre azul. Infelizmente fechou, tive que me virar para uma marca que me satisfaça. Escolhi Valrhona, só encontro no ECI.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida."

(Maurice Switzer)

sexta-feira, janeiro 04, 2019

CHEESECAKE DE CHOCOLATE




O filho vinha almoçar, adora Cheesecake e como agora é tão raro ele comer algo feito por mim, eu só tinha que fazer uma das sobremesas preferidas dele. Receitas de Cheesecakes já muitas habitam 👉aqui no blog. O doce de ovos que coloquei só a enfeitar para dar aquele ar, foi destas 👉cornucópias de Alcobaça que também serviram como sobremesa no mesmo dia.😋😎Se não quiserem colocar não precisam de todo. Este Cheesecake é pequeno (forma de 20 cm) se quiserem um maior dupliquem as quantidades.



Ingredientes:
-16 bolachas oreo
-40 g de manteiga

Para o recheio:
-1 pacote de queijo creme (200 gr)
-200 ml de natas
-1 ovo
-2 gemas de ovo
-4 c. de sopa de cacau em pó (usei Valrhona)
-1 cálice de licor de café
-200 g de chocolate preto derretido (usei Valrhona 70% cacau)

Para o ganache:
-100 g de chocolate preto (usei Valrhona 70% cacau)
-100 ml de natas

Enrolei muito bem uma forma de fundo falso com várias camadas de papel de alumínio. Untei a lateral com manteiga. Reservei.

No robot de cozinha piquei as bolachas até ficar em migalhas finas. Adicionei a manteiga derretida e envolvi muito bem até ficar uma mistura homogénea e forrei o fundo de uma forma de mola. Pressionei muito bem com a ajuda de uma colher de sobremesa, até ficar compacto. No liquidificador bati o queijo creme e as natas até ficar com uma textura lisa. Adicionei o ovo, as gemas e o açúcar: pulsar até misturar bem, adicionei o cacau em pó, "pulsar" mais uns segundos até o pó desaparecer na mistura. Com a ajuda de uma espátula despejei a mistura para a tigela onde se encontra o chocolate derretido em banho-maria envolvido com o licor. Mexi a mistura delicadamente até ficar homogénea. Deitei a mistura na forma previamente preparada com a mistura das bolachas oreo. Levei a forma ao forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria (esse o motivo da forma ser bem forrada o exterior com papel de alumínio) durante 1 hora e 15 minutos (pressionar com os dedos e sentir firmeza). Deixar arrefecer antes de desenformar. Desenformei e coloquei no prato, levei ao frigorífico 4 horas antes de cobrir com o ganache. Depois fiz umas rosetas com a ajuda do saco pasteleiro com um creme que fiz assim:

  Bati 100 ml de natas em chantilly e adicionei 1 c. de sopa de cacau em pó (usei Valrhona) e continuei a bater até ficar bem firme o que é rápido. Não usei açúcar, neste creme, aliás a receita levou mesmo só a quantidade de 50 g de açúcar de coco como está descrita atrás, e podem crer que estava doce mais que suficiente como o meu provador oficial (filho) disse.

Notas: O chocolate usei o Valrhona, desde que fechou nas Amoreiras Cacao Sampaka, é o chocolate que uso, o grau de cacau do chocolate escolho conforme a receita que vá fazer, tenho sempre em casa vários. Sei que não é barato, mas prefiro a qualidade à quantidade, e podem crer que o sabor marca a diferencia. Mas, não se atrapalhem cada um usa o que lhe der mais jeito ok?

Estou no Instagram e Facebook aqui.🙋

"Nossa vida é um caminho, quando paramos, não vamos para frente."


(Papa Francisco)