Mostrar mensagens com a etiqueta carne de porco. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta carne de porco. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, novembro 09, 2015

HAMBÚRGUER DE PORCO EM BOLO DO CACO COM CEBOLA CARAMELIZADA. A ACOMPANHAR BATATAS -DOCES FRITAS NO FORNO ÀS RODELAS




Fui com a filha ao Almada Forum fazer umas compras, aquelas coisas que qualquer mulher adora: mimarmos-nos. 😍 Depois fomos almoçar, quando acabamos fui ao Jumbo buscar umas coisas que precisava, e pensar no jantar 😉 bem, jantar não apetecia àquela hora, mas tinha que ser... Vi o bolo do caco e nem foi tarde, nem foi cedo pensei logo: vai sair jantar de mulher. 😊 Mandei embrulhar 2 bolos de caco. Fui ao talho e pedi para picar 1 lombinho de porco. Pronto, o principal já estava para o nosso jantar. Vamos ver como fiz.


Comecei por temperar a carne. Coloquei a carne numa tigela e temperei com sal marinho, uma pitada de alecrim moído e pimenta preta. Envolvi tudo muito bem e fiz duas bolas, reservei no frigorífico. Numa frigideira coloquei um fio de azeite e deitei uma cebola às rodelas, em lume brando deixei murchar a mesma. Nessa altura em lume alto juntei uma colher de sopa de açúcar mascavado e envolvi muito bem, deixei os sabores se juntarem e temperei com umas pedrinhas (pouco) de sal marinho, quando o açúcar estava a caramelizar juntei 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico e envolvi muito bem, deixei evaporar e reservei. Os hambúrgueres achatei as bolas da carne reservadas com as mãos para lhes dar aquele aspecto de hambúrguer, mas ficou alto como gostamos. Levei os hambúrgueres a grelhar numa chapa, selei primeiro a carne em lume alto, depois fui grelhando em lume lume médio até a carne estar cozinhada. Abri os bolos do caco e aqueci na chapa dos hambúrgueres, depois foi montar os mesmos. Aqueci a cebola caramelizada, no bolo do caco, coloquei o hambúrguer, depois espalhei a cebola caramelizada com um pouco do molho e coloquei rúcula, coloquei o topo do bolo do caco e pronto a servir com umas batatas-doces às rodelas que tinha feito previamente.


Batatas: Lavei 2 batatas doces com casca muito bem. Enxuguei e com a ajuda da minha mandolina que me acompanha há 39 anos, fiz as batatas em rodelas finas. Em papel de cozinha enxuguei bem as rodelas e coloquei dentro de uma tigela. Com o processador fiz um pó (sal marinho pouco, colorau 2 pernadas de alecrim fresco esfarelado e pimenta-preta em grão) que envolvi muito bem as rodelas. Coloquei as rodelas em tabuleiros forrados com papel-vegetal levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, a meio da cozedura virei uma a uma. Não deixem alourar muito, se não queimam. Depois de frias é que ficam estaladiças ok?

P.S. Hambúrguer para mim e filhos tem que ser de carne picada na hora, aqueles hambúrgueres que os talhos vendem, mesmo sendo o meu talho de confiança não compro, é como a carne picada. Depois, também não gostamos de "folhinhas" de hambúrgueres, apesar de ter o modelador da Tupperware (nem sei se é assim que se chama) há mais de 25 anos com as devidas caixas redondas que se encaixam umas nas outras e no final tapa-se com a tampa para se congelar. Na altura comprei dois conjuntos que era para congelar os hambúrgueres, mas ao falar com o meu médico e dos filhos, ele na altura disse-me que nunca se deve congelar carne picada, ok, nem questionei, pois se é Deus no Céu e Dr. Antunes na Terra, para quê questionar. Nunca mais congelei. Tenho um bibelot. :)


"Eu aprendi muito mais com os meus erros do que com meus acertos."

(Thomas Edison)


terça-feira, outubro 06, 2015

LOMBO DE PORCO COM ALECRIM



Esta carne, nunca mais via a luz do dia. :) Já está em rascunho há mais de ano e meio, chegou a altura. Lombo de porco o meu filho adora e tem que ser da parte menos gorda. Este lombo era para o filho, resolvi fazer um tempero simples e delicioso.

No fundo de um tabuleiro de barro coloquei 2 dentes de alho picados 1 folha de louro esfarelado e uma pernada de alecrim também esfarelado. Coloquei o lombo no tabuleiro e temperei o mesmo por cima temperei com sal marinho, pimenta-preta moída na hora e reguei com 2 colheres de sopa de azeite, borrifei com um pouco de vinho branco. Levei ao forno a 120ºC. durante uma hora ao fim desse tempo voltei o lombo e aumentei o calor do forno para 180º até acabar de assar o lombo. Foi servido com batatas assadas e uma salada verde.

"Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza."

(Rabindranath Tagore)

segunda-feira, junho 29, 2015

EMPADÃO



Empadão, adoro! Aliás desde que me conheço por gente que assim é. Então se for com "restos" da carne do cozido, ainda melhor. Quando era criança, no dia que a minha mãe fazia cozido, eu ficava logo a pensar no dia a seguir, pois sabia que uma das refeições seria empadão ou pasteis de massa tenra, o que a minha saudosa mãe fazia na perfeição. Como fiz cozido à Portuguesa no dia que o filho veio jantar, mesmo fingido, ou pouca a quantidade que façamos é uma comida que sobra sempre muito, pelo menos na minha casa, o que neste dia não foi exceção. A filha sempre adorou empadão, há um tempo para cá, deixou de lhe agradar (haja paciência). Mas a mim apetecia-me, e não fui de modas, alterei o sabor do puré (o que ela agora diz não gostar, simples pois quando é com azeitonas já gosta), bolas, mãe tem paciência até mais não. Vamos ver como fiz este, que até comeu sem eu ouvir: não quero muito.

Desfiei a carne e retirei todas as gorduras (o que eram inexistentes), mas tirei os nervos, cortei o chouriço de carne em bocados pequenos. Reservei. Num tacho coloquei uma cebola picada, 1 folha de louro e azeite. Levei o tacho ao lume a cozinhar a cebola até a mesma murchar (nunca deixo alourar) nessa altura juntei 100 ml de polpa de tomate e envolvi muito bem. Adicionei a carne e chouriço e em lume brando mexi só mesmo para envolver. Reguei com 50 ml de vinho branco, em lume brando deixei harmonizar sabores, no final retifiquei o sal (em causa a carne e chouriço já terem sal) e temperei com pimenta preta moída na hora e juntei um molho de coentros picados, envolvi já com o lume apagado. Fiz um puré normal, quando terminei o puré juntei coentros picados e envolvi.

Montagem: Num tabuleiro de barro cobri o fundo com puré, depois foi cobrir com a mistura da carne (mas não escorro totalmente o molho (grosso) gosto do empadão húmido) e voltei a cobrir com o resto do puré de batata. Bati uma gema e pincelei a superfície, com um garfo fiz uns enfeites. Levei ao forno até alourar o ovo. Servi com uma salada verde.

"Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela."
(Paulo Coelho)

segunda-feira, maio 04, 2015

CARNE GUISADA COM ARROZ E ESPIGOS



Como disse aqui, chegou a minha casa uns legumes da quinta do L. Enquanto tive couves e espigos foi fazer "quase" todos os dias para acompanhamentos, sopas ou misturados em arroz que eu simplesmente adoro! Neste dia pensei fazer carne guisada com massa. Abri o frigorífico e vi um saco com resto de espigos, dei logo a volta. :) De massa passou a arroz. Parece a história que a minha saudosa mãe contava, e que eu adorava ouvir.

Era uma vez um macaco que queria ir para a escola, mas muitos meninos faziam troça dele porque tinha um rabo comprido. Então ele resolveu ir ao barbeiro e pedir para lhe cortarem o rabo. O barbeiro perguntou se tinha a certeza, e como o macaco respondeu que sim, o barbeiro, trás! Cortou-lhe o rabo com uma navalha.

No outro dia, quando o macaco chegou à escola, os meninos riram-se por ele ter o rabo cortado, e chamaram-lhe “o macaco do rabo cortado”. Então, resolveu ir ao barbeiro buscar o seu rabo, mas o barbeiro disse-lhe que já não tinha o rabo, que tinha ido para o lixo. Então o macaco ficou furioso, pegou na navalha do barbeiro e fugiu com ela.

Na rua encontrou uma varina que o viu com a navalha na mão e lhe disse: “ó macaquinho, para que queres tu essa navalha? Não te serve para nada! A mim é que fazia falta para eu amanhar o meu peixe”. O macaco deu-lhe razão e entregou-lhe a navalha. Mas mais tarde, começou a sentir fome e
para descascar uma maçã, precisou da navalha. Foi ter com a varina e pediu a navalha, mas a navalha estava partida. Então ficou furioso e levou a canastra das sardinhas da varina.

Quando ia na rua com a canastra de sardinhas, encontrou o padeiro, que lhe disse: “olha coitado, vais tão carregado com as sardinhas, se quiseres eu guardo essa canastra na minha casa.” E assim foi. Agora o macaco sentia-se mais à vontade e podia ir de um lado para o outro, sem ter de transportar as sardinhas. Mas um tempo depois, começou a ter fome. O peixe dava-lhe jeito para comer e por isso resolveu ir buscá-lo a casa do padeiro. Mas o padeiro, com a família, tinha comido as sardinhas. Então furioso, tirou um saco de farinha ao padeiro.

Quando ia pelo caminho com o saco de farinha, encontrou a senhora professora que lhe pediu a farinha para fazer uns bolinhos. Como o macaco não sabia fazer bolinhos com a farinha, deu a farinha à senhora professora. Mais tarde, quando voltou a ter fome, resolveu ir ter com a senhora professora e pedir-lhe alguns bolinhos. Mas os bolinhos já tinham sido todos comidos. Ninguém tinha guardado uns bolinhos para oferecer ao macaco. Então ficou furioso e roubou uma menina da senhora professora.

Só que, para espanto do macaco, a menina começou a chorar. Teve pena da menina e foi levá-la à mãe. Para que é que quereria uma menina? Mas mais tarde, quando chegou a casa e viu tudo desarrumado, pensou que a menina poderia trabalhar para ele e ajudá-lo a limpar e a arrumar a casa e por isso resolveu ir buscá-la. Quando foi buscar a menina, a mãe não lha deu, claro, e então, furioso, levou–lhe a camisa do marido que estava pendurada na corda da roupa.

No caminho, encontrou o músico com uma viola que lhe pediu a camisa. Como a camisa do músico já estava muito velhinha o macaco deu-lhe a camisa. Mas o músico quando foi para casa vestir a camisa, ela rompeu-se, e teve de a deitar fora. Quando chegou a noite e o macaco sentiu frio, quis a camisa de volta, mas o músico já não a tinha porque a camisa tinha–se rompido. Então, tirou a viola ao músico e fugiu.

O macaco subiu então para cima do telhado e cantou:

"Do rabo fiz navalha,
da navalha fiz sardinha,
da sardinha fiz farinha,
da farinha fiz menina,
da menina fiz camisa,
da camisa fiz viola,
e eu vou para Angola".


(história retirada da net)

.
Receita!

Cortei um bocado de carne de porco (pá) em bocados. Reservei. Num tacho coloquei uma cebola picada, uma folha de louro e azeite. Levei ao lume até murchar a cebola. Juntei 1 c. de sopa de polpa de tomate, envolvi e juntei a carne. Em lume brando deixei refogar a carne juntado golinhos de água, sempre que precisava (nunca deixar a carne a nadar). Quando a carne estava a começar a ficar mais macia, juntei 200 ml de vinho tinto. Na altura que começou a ferver, juntei água suficiente para cozer o arroz e juntei os espigos previamente lavados, temperei com sal marinho e pimenta preta moída na altura. Deixei levantar fervura e juntei o arroz envolvi muito bem e deixei cozinhar até o arroz estar "quase" nessa altura apago o lume e tapo o tacho. O arroz acaba de cozer.

"O mundo pertence a quem se atreve, e a vida é muito para ser insignificante."
 
(Charles Chaplin)


quinta-feira, abril 16, 2015

COSTELETAS




Umas costeletas que ficaram deliciosas, e o acompanhamento igualmente.



Cozi umas folhas de couve galega biológicas que chegaram da quinta do L. e umas batatas com água e sal marinho. Escorri e reservei. Numa frigideira coloquei 3 dentes de alho picados e azeite. Deixei "estalar" os alhos e juntei as batatas cortadas em cubos e as folhas da couve, temperei com pimenta-preta moída na altura e retifiquei o sal. Salteei até as batatas estarem louras. Reservei.

Barrei as costeletas com uns dentes de alho pisados, com sal marinho e pimenta-preta moída na hora. Numa chapa grelhei as costeletas (sem deixar passar do ponto, só mesmo selar os sucos). Coloquei uma colher de sopa de Vaqueiro sabor a manteiga numa frigideira, juntei uma cebola nova média picada, 2 dentes de alho, uma folha de louro, e juntei 2 tomates maduros pelados e picados grosseiramente. Deixei cozinhar em lume brando, juntei as costeletas e deixei harmonizar sabores. Servi acompanhar as couves e batatas salteadas e reservadas.

Notas: O sal e pimenta para mim, mais que suficiente o do tempero das costeletas, mas se quiserem retificar o mesmo no fim, já sabem o vosso gosto é que prevalece e não o meu ok?


"Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."
 
(Fernando Pessoa)

quinta-feira, fevereiro 26, 2015

CARNE GUISADA COM MASSA




Carne guisada, gostamos, seja com batatas ou massa. Resolvi fazer com um chouriço de carne picante que é brutal da zona de Cinfães. Vamos ver como fiz este guisado reconfortante.



Coloquei uma cebola picada num tacho, com uma folha de louro, 10 rodelas de chouriço de carne picante e azeite. Levei a lume brando e deixei refogar (até a cebola ficar translúcida)e o chouriço largar os seus sucos. Juntei o conteúdo de uma lata de tomate triturado das pequenas, sempre em lume brando deixei harmonizar sabores. Juntei carne de porco ao cubos (usei lombo) e juntei um pouco de água, temperei com sal marinho. Deixei a carne cozinhar sempre em lume brando. Fui juntando água conforme era preciso, (nunca deixar a carne a tomar banho de piscina). Quando a carne estava cozinhada, juntei água suficiente para cozinhar a massa e retifiquei o tempero. Quando levantou fervura juntei espirais de cores e deixei cozinhar até estar al dente, nessa altura desligo o lume e tapo o tacho (acabar de cozinhar). Adoro coentros, no final polvilhei com coentros picados, pois para mim coentros vai bem com tudo. Simples, mas delicioso.

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."

(Dalai Lama)

P.S. Um pensamento que partilho muitas vezes, além de gostar e muito de Dalai Lama, concordo em absoluto com a mensagem. :)

quarta-feira, fevereiro 04, 2015

PÁ DE PORCO NO FORNO


Mais uma receita com mais de 1 ano em rascunho, é o que faz estar numa de "faxina" ao blog. :)Porco é uma das minhas carnes preferidas, apesar de gostar mais de peixe. Pá de porco, uma das partes do bicharoco mais gostosa para fazer no forno. Comprei uma peça que pedi para desossar. Vamos ver como fiz.

 No meu almofariz coloquei 5 dentes de alho descascados, sal marinho, pimenta preta em grão, 1 c. de sobremesa de cominhos e 3 c. de sopa de azeite. Moí tudo até fazer uma pasta que barrei a carne toda, coloquei a mesma dentro de um saco de plástico que fechei bem e foi dormir para dentro do frigorífico até ao dia seguinte. Depois retirei dentro do saco e coloquei a carne num tabuleiro de barro, borrifei com um pouco de vinho branco e levei ao forno previamente aquecido a 180ºC. Enquanto assava fui regando com o molho que se formava. Servi acompanhado com este feijão.


"O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso."

(Mario Quintana)

terça-feira, janeiro 13, 2015

PERU RECHEADO

Como os filhos não gostam de cabrito nem borrego, no Natal faço o peru recheado que gostam. Esta receita já tinha feito no ano passado aqui! Foi aprovado, este ano fiz a mesma receita.


 
Ingredientes:
-1 peru
-manteiga
-150 g de bacon fumado
-300 g de carne de porco picada
-4 salsichas frescas
-1 carcaça/papo-seco (ou outro pão que gostem)
-leite para demolhar o pão
-1 ovo
-pickles (usei meio frasco dos pequenos)
-150 g de azeitonas pretas sem caroço
-1 cebola média
-sal marinho
-pimenta-preta moída na altura

 
Limpei o peru como habitualmente. Na picadora piquei o bacon, azeitonas e pickles. Numa tigela coloquei a carne picada, as salsichas, o bacon, azeitonas e os pickles. Misturei muito bem e reservei. Num tacho coloquei a cebola picada com 50 g de manteiga, levei o tacho a lume brando, até a cebola ficar translúcida, nessa altura juntei a mistura que tinha reservado, envolvi tudo muito bem e deixei sempre em lume brando cozinhar a carne e harmonizar sabores. Juntei o pão demolhado e espremido e o ovo batido, temperei com sal e a pimenta e envolvi tudo muito bem e deixei cozinhar o ovo o que é rápido. Entretanto separei a pele do peito do peru com as mãos, sempre com cuidado para não romper. Introduzi a mistura no peito e o que restou coloquei no interior. Cozi o papo do bichinho, e a parte inferior, ou seja todos os buraquitos, para a mistura não fugir enquanto o bicho assava. No tabuleiro do forno, coloquei o bicho deitado sobre uma das asas (ok, ia dormir) e reguei com a restante manteiga derretida. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, ao fim de 40 minutos mais ao menos virei o bicho e coloquei-o a descansar (assar) sobre a outra asa. Ao fim de outros 40 minutos virei o bichinho de papo para cima (estilo a bronzear-se na praia) e reguei com o molho que se formou. Deixei assar e sempre a regar com o molho. Quando assado (ao fim de 3 horas) retirei o molho que se formou, e juntei uma colher de sobremesa de maizena e levei ao lume a engrossar. Servi o bicho com batatas assadas à parte com ervas de Provence, e couves de Bruxelas salteadas com bacon, o molho foi servido numa molheira.
 
Couves de Bruxelas salteadas : Lavei muito bem as couves e retirei alguma folha amarela. Cozi-as em água e sal marinho (10 minutos) ao fim desse tempo escorri as mesmas e reservei. Numa frigideira coloquei bacon cortado em cubos miúdo, e juntei uma c. de sobremesa de azeite. Em lume brando deixei o bacon largar a sua própria gordura, juntei as couves e temperei com pimenta preta. Envolvi bem. Quando as couves estavam salteadas aumentei o lume, e juntei uma c. de sopa de vinagre balsâmico, envolvi muito bem e deixei só o tempo de harmonizar sabores.

"Me faço explicar pelo que penso, me faço conduzir pelo que sinto."
 
(Desconhecido)

segunda-feira, novembro 17, 2014

ROJÕES



Rojões, adoro desde sempre. Quando era miúda, um fabricante do meu pai de Oliveira de Azeméis quando vinha a Lisboa trazia sempre, os tão afamados rojões. Sei que havia um molho, nunca toquei, pois ouvi a palavra sangue, foi mágico disse logo: não gosto, não quero e nem provei. :) Vamos ver como fiz.
 

Cortei a carne de porco aos bocados (uma peça do lombo). Coloquei a mesma numa tigela, juntei 5 dentes de alho picados, 1 folha de louro, 1 ramo de salsa, 2 c. de chá de cominhos, 1 c. de chá de colorau, sal marinho, pimenta-preta moída na hora e reguei com vinho-branco. Envolvi muito bem tapei e levei ao frigorifico de um dia para o outro. Numa frigideira grande coloquei banha e fritei os rojões (primeiro ficam brancos, mas logo que o vinho se evapore ficam douradinhos como se quer. Servi com puré de couve-flor e couve salteada.


Notas: As folhas de couve que vem agarradas à couve-flor? Eu gosto. Vejo o pessoal nas grandes superfícies a retirar as folhas todas, para quando pesarem a mesma, esta pesar menos. Eu sou o contrário, escolho sempre uma couve-flor com bastantes folhas, mesmo que estejam "quase" só os talos, mas adoro essas mesmas folhas/talos cozidas (os), ou salteadas (os). :) Cozi a couve-flor, quando cozida com um esmagador de batatas esmaguei, temperei com  flor-de-sal, pimenta-preta moída na hora, noz-moscada e um fiozinho de azeite, levei o puré ao lume até secar e ficar homogéneo. Retirei os rojões da frigideira e reservei. No molho que fiz os rojões deitei as folhas e talos de couve bem lavados e envolvi muito bem. Deixei cozinhar (saltear) com a frigideira tapada.

"Em caráter, em comportamento e em todas as coisas, a suprema excelência está na simplicidade."
 
(Henry Longfellow)

quarta-feira, outubro 29, 2014

ENTRECOSTO NO FORNO COM ALECRIM E MALAGUETA VERMELHA


Mais uma receita que estava em rascunho há meses. Entrecosto de porco, adoro. Tinha uma peça do bichinho resolvi cortar às tiras, e fiz um molho para envolver. Numa tigela juntei 2 c. de sopa de azeite, 1 c. de sopa de massa de pimentão, esfarelei uma pernada de alecrim, sal (pouco) e pimenta preta moída na altura. envolvi as tiras nesse preparo. Coloquei num tabuleiro de barro e cortei tiras de uma malagueta vermelha sem sementes e deitei por cima da carne. Salpiquei com vinho branco, juntei mais 2 pernadas de alecrim, e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, ao fim de 20 minutos virei as tiras e juntei umas batatinhas novas e envolvi no molho. Ao longo da cozedura fui regando com o próprio molho. Servi com uma salada de agrião!

Notas: mais simples e delicioso, não há!

"Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros."
(Confúcio)

terça-feira, outubro 21, 2014

BIFANAS EM VINHA D`ALHOS EM BOLO DO CACO




Como já disse aqui, bolo do caco passou a ser visita na minha casa. Neste dia, que fui ver Jorge Palma, comi na feira de Corroios bifanas em vinha d`alhos em bolo do caco. Só que o bolo de caco era todo barrado com manteiga de alhos como tenho a receita aqui. Em casa não fiz com a manteiga.



Ingredientes:
-bifanas q.b.
-sal marinho
-2 dentes de alho
-pimenta preta moída na altura
-2 folhas de louro
-150 ml de vinho branco
-1 c. de sopa de vinagre de cidra
-1 c. de sopa bem cheia de banha
-bolo do caco q.b.

Cortei bifanas em tiras, temperei com sal marinho, pimenta-preta moída na altura, louro, vinho branco e o vinagre. Deixei no tempero 4 horas. Ao fim desse tempo fritei a carne com a banha, quando estava cozinhadas, juntei o liquido reservado da vinha d`alhos e deixei harmonizar sabores e reduzir. O bolo do caco aberto e aquecido na chapa, reguei com um pouco de molho e coloquei a carne e coloquei a outra parte do bolo do caco. Servi com batatas doces fritas em óleo de amendoim.

Notas: Bolo do Caco alem do Continente, também se vende no Jumbo do Fórum Almada, na zona da padaria. Se quiserem quantidades ou para congelar e terem sempre o mesmo em casa, peçam no balcão do pão. Se tiverem a sorte que eu tive e serem atendidos por uma funcionária 5*, perguntei se o pão dava para congelar ao qual me disse logo que não, pois tinha sido descongelado, não convinha ser de novo congelado. Podia era arranjar-me congelados ok, fixe. :) E eu que pensava que o bolo do caco era feito na padaria do Jumbo. :) Tansinha (eu).



"Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
acreditar nos sonhos que se têem
ou que os seus planos nunca vão dar certo
ou que você nunca vais ser alguém..."


(Renato Russo)

quarta-feira, setembro 24, 2014

CARNE DE PORCO NO FORNO COM MEL E CARIL



Tinha uma peça de carne de porco, que resolvi fazer com caril no forno. Vamos ver como fiz.



Numa tigela coloquei 2 c. de sopa de massa de caril, 80 ml de mel, 60 ml de molho teriyaki, 2 c. de sopa de óleo de amendoim. Mexi muito bem a mistura e coloquei a peça de porco ao qual envolvi muito bem e reservei durante 6 horas. Depois coloquei a peça num tabuleiro e reguei por cima com a mistura que esteve a marinar. Levei ao forno a 180ºC. Fui sempre virando a peça ao longo da cozedura. O filho que adora estes sabores, disse logo: brutal. :)

P.S. Não esqueci o sal. Não precisa ok?

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
 
(Charles Chaplin)

quarta-feira, julho 02, 2014

ENTRECOSTO NO FORNO COM BATATAS DOCES E ALECRIM


Mais um entrecosto de uma simplicidade que dói. Vamos ver como fiz.


Num tabuleiro de barro coloquei o entrecosto. Polvilhei com 3 dentes de alho grandes picados, 1 folha de louro esfarelada, 2 pernadas grandes esfareladas e picadas com a faca de alecrim, sal marinho, um pouco de colorau, pimenta-preta moída na hora, 1 colher de sopa de azeite e borrifei com um pouco de vinho branco. Envolvi o entrecosto e levei o tabuleiro ao forno a 180ºC. Ao fim de 30 minutos juntei batatas-doces com casca cortadas em palitos grossos. Que previamente as lavei com um esfregão Scott-brite que tenho guardado para esse fim (esfregar as batatas com casca em água corrente quando as mesmas são para comer com casca) eu sei, sou a eterna chatinha, mas mete-me confusão ver as pessoas a lavar e esfregar as batatas só com as mão e água. Para mim tem que ser a "barrela" completa :). Envolvi as batatas no molho que se tinha formado, e levei de novo o tabuleiro ao forno o tempo de assar as batatas. Servi com uma salada verde.

"A integridade de uma pessoa não consiste naquilo que diz, mais sim naquilo que faz."
(Joemar Rios)

quinta-feira, maio 08, 2014

PERNIL NO FORNO




Coloquei um pernil fumado numa tigela e cobri com água, assim ficou de um dia para o outro. Depois coloquei-o na panela de pressão com água e um pouco de sal marinho e cozi o mesmo.


Num tabuleiro de barro coloquei o pernil e batatinhas, dentes de alhos descascados e esmurrados. Salpiquei com um pouco de sal marinho, pimenta preta moída na altura, 3 pernadas de alecrim, 2 folhas de louro (rasgadas). Reguei com 1 colher de sopa de mel, 2 colheres de sopa de azeite e 2 de vinho do Porto. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, só o tempo de assar as batatas e harmonizar sabores.

"Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,
recomeçar na derrota,
renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos
e ser otimista."
 
(Cora Coralina)

sexta-feira, maio 02, 2014

LOMBO DE PORCO RECHEADO [MAIS UM]






Podia colocar um nome todo "pomposo" ao meu lombo :) mas é só mais um lombo recheado com a minha inspiração da altura... Então vamos tratar de chamar os bois pelos nomes como a minha avó dizia. Lombo de porco recheado, vamos ver como fiz:

Comprei um lombo de porco que pedi ao talhante para fazer o favor de o abrir pois seria para rechear.

Na 1, 2, 3 piquei ameixas pretas sem caroço, 2 cenouras cruas e 1 mão cheia de amendoins sem sal. Deitei essa mistura numa tigela. Juntei 1alheira sem pele, temperei com um pouco de sal marinho e pimenta preta moída na altura. Envolvi muito bem a mistura (foi de mãos) mas se não gostam de sujar as ditas utilizem um garfo, colher de pau, o que gostarem mais, é preciso é que a mistura fique homogenia.

Coloquei o lombo aberto na banca da cozinha ao qual cobri todo com presunto. Coloquei o recheio (mistura que tinha feito) e enrolei o lombo como se fosse uma torta. Atei com cordel de cozinha, não fosse o recheio armar-se em chico esperto e fugir :). Coloquei o lombo num tabuleiro de barro com o fundo untado de azeite. Polvilhei com pimenta preta moída na altura e reguei com 1 c. de sopa de azeite. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC. Fui regando com o molho que se formava (a própria gordura da carne e a gordura da alheira) daí eu não utilizar mais gordura nem líquido nenhum. Quando a carne estava assada juntei castanhas congeladas que envolvi-as muito bem no molho da carne só depois coloquei o tabuleiro de novo no forno para assar as ditas. Servi com uma salada.

P.S. Peço imensa desculpas da qualidade das fotos, mas foi naqueles dias que não estava para ali virada, também tenho desses dias :)...

"O passado é história, o futuro um misterio e o presente uma dadiva."
(Provérbio Chinês)


segunda-feira, abril 07, 2014

PERNA DE PORCO COM MANJERICÃO




Comprei uma fatia de porco da parte da perna, que como sabem aquela gordura grossa que envolve a mesma, para mim é uma bênção. Resolvi fazer no forno a baixa temperatura com manjericão. Num tabuleiro de barro untei com azeite (pincelei), alho moído na altura, e folhas de manjericão rasgadas grosseiramente. Coloquei a peça da carne e voltei a colocar dentes de alho moídos na altura, sal marinho (pouco) pimenta-preta moída na altura, folhas de manjericão rasgadas, polvilhei com um pouco de colorau. Reguei com um pouco de vinho branco. Levei ao forno a 130ºC, durante 2 horas, ao fim desse tempo reguei a carne com o molho que se foi formando, e aumentei o calor do fogão para 200ºC, assim a carne acabou de assar e ficou fantástica ou brutalíssima como o meu provador oficial (filho) disse (receita em rascunho há mais de 1 ano). Servi com umas batatas salteadas e uma salada verde.

P.S. A gordura que untei o tabuleiro, foi a única que usei. Pois a tal «gordura» que envolve a carne para mim é mais que suficiente, além que a própria desapareceu por magia, ficou só o crocante do courato, que como disse anteriormente, para mim é uma bênção.

"Mãe é o tudo que precisamos em todos os momentos e fases da vida, é a mão estendida, o consolo por sabermos estar perto, mesmo quando não está."

(Edna Frigato)


Não podia estar mais em acordo...:(

quarta-feira, março 05, 2014

LOMBO DE PORCO COM PÊSSEGO E BACON


Estava a fazer uma "faxina" nas receitas em rascunho, onde ao ler esta receita que já tinha há bastante tempo, relembrei que o filho ainda vivia comigo.

Lombo de porco é uma carne que agrada muito ao meu filho, pois não têm gorduras. Tinha comprado um lombo de porco que pedi ao talhante para abrir o mesmo pois era para rechear. Coloquei o lombo aberto sobre a bancada da cozinha e besuntei o mesmo com cinco dentes de alho moídos no meu almofariz. Cobri com tiras de bacon fumado e pêssegos (enlatados) cortados todos às tiras, fui enrolando o lombo com muito cuidado, para os pêssegos não "fugirem". No final com um cordel de cozinha atei o lombo. Temperei com sal marinho (pouco), pimenta preta moída na altura, polvilhei com um pouco de colorau. Coloquei o lombo de porco num tabuleiro de barro com o fundo coberto com cebolas cortadas às rodelas. Reguei com um fio de azeite e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, ao fim de 30 minutos juntei umas batatinhas novas descascadas, e envolvi no molho que já se tinha formado. Foi só o tempo de assar as batatinhas e já está. Servi com uma salada verde com milho (sem adição de açúcar) temperada com sal, azeite e vinagre balsâmico.


"A Verdade/Mentira é como o Sol. Podes esconder durante algum tempo, mas não desaparece."

(Elvis Presley)

quarta-feira, fevereiro 26, 2014

ENTRECOSTO DE PORCO À MINHA MANEIRA




Temperei o entrecosto com sal marinho, folhas de louro, alhos laminados e pimenta-preta moída na altura. Reguei com vinho branco e reservei 4 horas. Ao fim desse tempo num tacho de barro (grande)coloquei uma cebola cortada às rodelas e reguei com azeite, deixei cozinhar em lume brando até a cebola ficar translucida, nessa altura juntei 3 tomates maduros pelados e cortados aos bocados. Aumentei o lume e juntei os bocados de entrecosto, sempre em lume "esperto" fui virando o entrecosto para selar o mesmo. Nessa altura juntei a marinada onde o entrecosto esteve a descansar :) e deixei cozinhar com o tacho tapado durante ½ hora, ao fim desse tempo destapei o tacho e levei o mesmo ao forno pré-aquecido a 200ºC, até alourar de ambos os lados... servi com batatinhas novas cozidas com casca e esmurradas. Simples e delicioso.

"Bem vindo ao jogo das escolhas, afinal é você quem faz suas escolhas, mas no final, são suas escolhas que fazem você."

(Jacqueline Meireles)

sexta-feira, janeiro 10, 2014

PERU RECHEADO



Este ano resolvi fazer peru recheado para o dia 25. Na consoada de 24 foi bacalhau, caras de bacalhau com as couves e o polvo à lagareiro. A filha bacalhau só come espiritual, ou com natas. O filho até já come bacalhau, mas escolhem sempre o polvo. A mãe como é muito bem mandada (só às vezes) para os filhos sou sempre, fiz-lhes a vontade. Mas o mais importante pra vocês será como fiz o peru.

Ingredientes:
-1 peru
-manteiga
-150 g de bacon fumado
-300 g de carne de porco picada
-4 salsichas frescas
-1 carcaça/papo-seco (ou outro pão que gostem)
-leite para demolhar o pão
-1 ovo
-pickles (usei meio frasco dos pequenos)
-150 g de azeitonas pretas sem caroço
-1 cebola média
-sal marinho
-pimenta-preta moída na altura
Limpei o peru como habitualmente. Na picadora piquei o bacon, azeitonas e pickles. Numa tigela coloquei a carne picada, as salsichas, o bacon, azeitonas e os pickles. Misturei muito bem e reservei. Num tacho coloquei a cebola picada com 50 g de manteiga, levei o tacho a lume brando, até a cebola ficar translúcida, nessa altura juntei a mistura que tinha reservado, envolvi tudo muito bem e deixei sempre em lume brando cozinhar a carne e harmonizar sabores. Juntei o pão demolhado e espremido e o ovo batido, temperei com sal e a pimenta e envolvi tudo muito bem e deixei cozinhar o ovo o que é rápido. Entretanto separei a pele do peito do peru com as mãos, sempre com cuidado para não romper. Introduzi a mistura no peito e o que restou coloquei no interior. Cozi o papo do bichinho, e a parte inferior, ou seja todos os buraquitos, para a mistura não fugir enquanto o bicho assava. No tabuleiro do forno, coloquei o bicho deitado sobre uma das asas (ok, ia dormir) e reguei com a restante manteiga derretida. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, ao fim de 40 minutos mais ao menos virei o bicho e coloquei-o a descansar (assar) sobre a outra asa. Ao fim de outros 40 minutos virei o bichinho de papo para cima (estilo a bronzear-se na praia) e reguei com o molho que se formou. Deixei assar e sempre a regar com o molho. Quando assado (ao fim de 3 horas) retirei o molho que se formou, e juntei uma colher de sobremesa de maizena e levei ao lume a engrossar. Servi o bicho com batatas assadas à parte, o molho numa molheira e uma salada.

P.S. Dica: Peço imensa desculpas de não tirar foto ao prato já empratado. Mas nestes dias o tempo é muito curto para produções fotográficas, pelo menos no meu caso. Ah, devem ter pensado a Isabel é mesmo surtada a assar o bichito de lado :). Até aí eu sei, sou uma "surtada" muito saudável, só que eu sou daquelas mulheres que adoram ler, e livros de culinária leio todas as receitas e entrelinhas, não deixo nada. Esta dica sei que retirei de um livro, mas não me perguntem qual, pois já não sei. Ao assar o peru deitado sobre as asas, faz que o mesmo asse todo por igual e leve muito menos tempo. Eu comprovei e assino por baixo esta dica. Se não vos interessar a dica mandem para canto (esqueçam o que leram). O mesmo faço eu a tudo o que não me interessa na vida.

_____Você pode subir cada vez mais alto, você tem o direito de lutar pelo que você quer, mas é importante saber que durante a subida das escadas, você tem que gentilmente passar por quem está a sua frente, porque se você faz isso pisando, derrubando e sendo uma falsa e mentirosa, você sobe, mas quando chegar no tão sonhado topo, você cai, e parceira, você não cai devagar não. Deus não dorme, ele permite até ver onde vai sua mediocridade e arrogância!______

(Raileza)

sexta-feira, novembro 22, 2013

LOMBO DE PORCO, COM MOSTARDA E VINAGRE BALSÂMICO




Lombo de porco, é uma das carnes que faço muito, o meu filho, gosta, pois é uma carne seca como ele adora, eu nem tanto, prefiro de longe a parte da pá do bichinho, mas prontos, o filho ganha. :) Desta vez fiz o lombo de uma maneira muito simples e a baixa temperatura. Vamos ver como fiz!

Esfreguei o lombo com sal marinho, coloquei, o bichinho num tabuleiro de barro, e levei ao forno previamente aquecido a uma temperatura de 130ºC, durante 1 hora. Ao fim desse tempo, pincelei o bichito com uma mistura de mostarda e vinagre balsâmico,(2 c. de sopa de mostarda Dijon, e 3 c. de sopa de vinagre balsâmico). Depois de bem pincelada, voltou de novo ao tabuleiro e voltou ao forno, mas, a uma temperatura mais alta (180ºC), fui sempre regando com o próprio molho até a carne estar cozinhada (assada). Servi acompanhada com esparguete cozido e salteado com azeite e alho picado.

Notas:O tabuleiro foi do tamanho da peça da carne (para os sucos não se perderem). E assim se assa uma carne sem uma "pitada" de gordura, mas que ficou brutalíssima como o meu provador oficial (filho) disse...

________As melhores e as mais lindas coisas do mundo não se pode ver nem tocar. Elas devem ser sentidas com o coração.__________

(Charles Chaplin)