Mostrar mensagens com a etiqueta chocolate. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta chocolate. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, abril 30, 2018

BOLO BRIGADEIRO [ANIVERSÁRIO DA FILHA]


Bolo brigadeiro, já tenho 👉aqui! Estava a pesquisar o bolo do aniversário da minha filha, quando ela se vira para mim e diz: Mãe posso escolher o meu bolo?!?!? Claro que sim, respondi. Este ano quero o bolo brigadeiro disse ela (um bolo que gosta muito). Não fiquei muito satisfeita, o bolo brigadeiro apesar de ser um excelente bolo, para mim é só mais um, não dava para eu dar muito de mim. Gosto de surpreender sempre, mas este ano a filha trocou-me as voltas, ainda não sei se foi mesmo, porque queria o bolo (adora) se foi para não me dar trabalho, sendo este bolo muito simples, e ela sabendo que ando um pouco cansada, talvez tenha sido mesmo esse o seu propósito. Cansada?!?!? Sim, um pouco do blog. Mas vamos para o bolo brigadeiro para festejar os 39 anos da minha filha. A minha Princesa que me presenteou ao me escolher como sua Mãe, o 1º dia mais feliz da minha vida. Minha filha, obrigada por me escolheres, obrigada por seres a filha que és, obrigada Universo pelos filhos que tenho.🙏❤❤


Receita:
-1 chávena de (chá) de açúcar
-1 colher de( sopa) de fermento em pó
-1/2 chávena (chá) chocolate em pó
-2 chávenas (chá) de farinha de trigo
-1 chávena de leite
-5 ovos


Recheio e cobertura:
-1 chávena de (chá) de chocolate granulado
-1/2 chávena de (chá) de chocolate em pó
-2 colheres de (sopa) manteiga
-2 latas de leite condensado

Massa.
Bati na batedeira as claras em neve bem firme. Juntei as gemas uma a uma e acrescentei o açúcar. Despejei o leite aos poucos sem parar de bater. Incorporei por fim delicadamente a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] peneirada com o chocolate em pó e o fermento. Despejei em uma forma redonda untada e enfarinhada e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, aproximadamente 40 minutos (teste do palito). Deixei esfriar e cortei o bolo ao meio.

Recheio e cobertura:
Levei o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó ao lume mexendo sempre. Quando começou a ferver, baixei o lume e deixe cozinhar, sem parar de mexer, por cerca de 5 minutos ou até ferver um creme consistente. Cobri uma metade do bolo com este creme coloquei a outra metade, espalhei o restante creme brigadeiro com uma espátula e cobri o bolo com o chocolate granulado em toda a superfície do bolo levei ao frigorífico.

P.S. Foto dos filhos na 👉praia dos coelhos no Ano de 1991, uma praia que gostava-mos muito, uma praia na altura desconhecida, e tivemos dias de estarmos na praia sozinhos, que delicia. Mais uma vez como disse 👉aqui! Hoje "usa-se" dizer (match match) no tempo áureo da minha carreira (quando era nova) usava-se dizer a condizer, resumindo por miúdos, não é pretensão da minha parte dizer que sempre vesti os meus filhos com gosto, basta ver esta foto com 27 anos tão actual. Os genes estão cá. 😁😎

Nota: Quando me perguntam o porquê de não colocar fotos actuais dos meus filhos, é porque não tenho autorização dos mesmos...Ao qual eu respeito sempre as suas opiniões, o blog é meu (livro virtual para o futuro dos filhos quando eu não estiver nesta dimensão) daí não ter que expor os filhos aliás, nem eu gosto de me expor, e se tivesse hoje filhos pequenos nunca iria expor os meus filhos, acho que se passou há muito o bom senso. Mas é só a minha opinião, cada um faz o que gosta e diz respeito.


Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"A mãe compreende até o que os filhos não dizem."

(Textos Judaicos)

segunda-feira, abril 23, 2018

BOLO CHEESECAKE DE NUTELLA E FERRERO ROCHER [ANIVERSÁRIO DO FILHO]




Mais um ano se passou, estão a passar a correr com uma velocidade enorme. 💨😎 Mais um aniversário do meu filho, 34 anos que me escolheu para ser sua Mãe e eu muito agradeço. Já vos contei que os dias mais felizes da minha vida foi os dias dos nascimentos dos meus filhos? Eu sei que sim, mas como nunca me canso de repetir, pois sou uma Mulher que nasceu para ser Mãe, e penso que cumpri essa minha missão exemplarmente, pelo menos sinto isso, pelos lindos filhos que tenho  Esta receita saltou 👉daqui, um blog que sigo, pela delicadeza e qualidade do mesmo. A Fracicielle é um doce de mulher. Façam as dicas como ela diz no video o Cheesecake congelei depois de frio enbrulhado em papel vegetal e dentro de um saco de congelação, é muito mais prático na montagem, se não congelasse penso que não correria muito bem!😎



Ingredientes:
Para a cheesecake:

-450g de cream cheese em temperatura ambiente
-1/2 xícara (148g) de nutella
-1/4 de xícara ( 50g) de açúcar cristal
-2 ovos
-1/3 de xícara (80g) de sour cream ou iogurte natural grego (não usei)
-140g de chocolate meio amargo derretido e em temperatura ambiente (usei 200 g de chocolate Valrhona)

Como Fazer:
Em uma batedeira misture o cream cheese até que fique cremoso. Junte o açúcar e os ovos um a um misturando bem à cada adição. Acrescente a nutella e o chocolate derretido e por último o iogurte (não usei). Coloque a mistura em uma forma de 22cm untada com papel manteiga (muito importante para poder desenformar a cheesecake) e leve para assar em banho-maria no forno pré-aquecido à 150C por aproximadamente 50 minutos ou até que a cheesecake esteja firme nas laterais e levemente mole no centro. Deixe esfriar e leve para o congelador. Para evitar rachaduras, recomendo passar uma faca em volta da forma soltando a cheesecake imediatamente após sair do forno.


Para o bolo:
-2 xícaras (220g) de farinha de trigo
-1 e 1/2 xícaras (300g) de açúcar (usei 200 g de açúcar amarelo)
-1/2 xícara (118g) de cacau em pó
-1/2 xícara (118ml) de óleo (usei óleo de coco)
-1 xícara (240ml) de leite
-2 ovos
-1 colher de chá de fermento químico para bolo
-1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Como Fazer:
Misture a farinha, açúcar, cacau, bicarbonato e fermento em uma batedeira ou à mão. Junte o óleo e os ovos um a um. Acrescente o leite aos poucos e misture. Leve para assar em duas formas untadas com manteiga e papel manteiga no forno pré-aquecido a 180 C por aproximadamente 25 minutos ou até que fazendo o teste do palito ele saia limpo. Espere 10 minutos e desenforme, retirando o papel manteiga. Espere esfriar e reserve.


Para a ganache:

-3 xícaras ( 700ml) de creme de leite (recomendo o fresco ou o de lata sem o soro) (usei natas)
-3 xícaras (700g) de chocolate meio amargo derretido (usei chocolate preto Valrhona)
-Nutella a gosto (eu usei aproximadamente 3 colheres de sopa)

Como Fazer:
Esquente o creme de leite em uma panela ou microondas. Jogue por cima do chocolate picado (ou em gotas) e acrescente a nutella. Misture bem até que o chocolate esteja completamente derretido.

Leve para a geladeira para endurecer. Se quiser uma ganache mais leve, sugiro usar o creme de leite fresco e metade da quantidade de chocolate. Depois de frio é só bater na batedeira até que fique firme e com a cor mais clara.

Para a montagem:

-200g de avelãs tostadas e sem a casca
-12 trufas Ferrero Rocher ( 6 para decorar e 6 para rechear) (usei mais bombons Ferrero Rocher tinha uma caixa de 30 a terminar o prazo em fim de Junho, então no recheio usei 10)
-Bico tamanho 1M para confeitar

P.S. Penso que seria óptimo verem o 👉video da receita, explica na perfeição todos os passos. As formas do bolo utilizei 2 de 20 cm a forma do cheesecake utilizei uma de 18 cm (preenchi as bordas com o ganache) tenho 6 formas de Cheesecake desde 27 cm até 10 cm e não tenho nenhuma de 20 cm, comprar uma forma estava fora de questão, já não tenho espaço para guardar tantas formas e loiça por causa do blog, e como sempre ouvi a minha avó dizer: que "uma Mulher enrascada é pior que uma barata de pernas para o ar." Enrascada nunca fui, fui sempre uma Mulher de contornar as situações, resolver por outros meios o caso.😂

Nota: A foto abaixo é os meus filhos na Disneyland Paris no Ano de 1993. O meu maior tesouro: os meus filhos. Uma foto com muita memória. Uma foto com pouca qualidade, e também com agravante do tempo que passou (25 anos), lembro-me que na altura filmava mais do que tirava fotos infelizmente, pois o tempo deu-me o privilégio de saber e sentir que nada ganha às memórias no papel (foto) com as redes sociais o pessoal tomou o gosto de novo pelas fotos. Tenho imensos filmes em VHS que neste momento estou a tratar de mandar passar para vídeos, fica caro, fica, mas tenho imensos de várias épocas dos filhos, que não quero perder e não quero que eles percam. A foto abaixo já foi há 25 anos ao olhar para as fotos dos filhos, hoje usa-se dizer match match quando os filhos andam com roupas parecidas, então vendo bem os meus filhos sempre andaram match match 😂😂 ela está com um vestido vermelho, tenis Keds e o filho com uns calções e ténis vermelho Converse. Passado tantos anos, ao ver fotos vejo que estão tão actuais, o bom gosto herdado do meu saudoso pai.❤❤


Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Declare a seus filhos que eles não estão no rodapé de sua vida, mas nas páginas centrais da sua história."

(Augusto Cury)

terça-feira, fevereiro 27, 2018

TENTAÇÕES DE CHOCOLATE




Uns biscoitos deliciosos. Escrever aqui no blog sobre biscoitos, bolachas ou cookies, já não é novidade nenhuma. Basta carregar 👉aqui, que tem receitas para todos os gostos e feitios. Todas as semanas faço uma a duas receitas, seja para o filho levar para casa, seja para eu ter cá em casa no frasco das mesmas ou seja para oferecer à minha amiga C. para os filhos. Mais uma receita que saltou👉 daqui. Vamos à receita que é o que vos interessa. ☺


Ingredientes:
-90 g de manteiga
-365 g de chocolate preto (usei Valrhona)
-1 c. de chá de café forte
-2 ovos
-140 g de açúcar amarelo
-185 g de farinha Branca de Neve
-1/4 c. de chá de fermento em pó
-1 pitada de sal
-2 c. de chá de essência de amêndoa
-85 g de nozes picadas
-85 g de avelãs picadas
-40 g de chocolate branco (não usei)


Derreti o chocolate com a manteiga numa tigela refractária em banho-maria. Retirei do lume e mexi até ficar uma mistura macia.
Bati os ovos numa tigela até obter uma mistura esbranquiçada, depois gradualmente fui adicionando o açúcar, batendo até engrossar. Juntei o chocolate à mistura do ovo e misturei bem. Peneirei a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] o fermento e o sal para outra tigela e incorporei na mistura do chocolate. Envolvi a essência de baunilha, as nozes e avelãs e envolvi bem. Em dois tabuleiros forrados com papel-vegetal coloquei uns montinhos de massa (uma colher de sopa) e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos (no meu forno, cada um sabe do seu, os biscoitos é preciso estar firme ao toque, mas cremoso por dentro, quando arrefecem, firmam o resto). Coloquei as tentações na rede para acabar de arrefecer (tenham cuidado ao retirarem do tabuleiro, são uns biscoitos delicados). Para decorar, derreter o chocolate branco (não usei, usei o negro Valrhona) deixando escorrer fios de chocolate nos biscoitos. Deixe solidificar antes de servir.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica

quinta-feira, fevereiro 22, 2018

MOUSSE DE CHOCOLATE ESPECIAL



Uma receita já com uns meses de rascunho, não, por não ser excelente, mas vai ficando para baixo, e fica no esquecimento. Uma receita que foi feita no meu adorado Verão (volta que estás perdoado)😇 O filho vinha jantar, resolvi fazer uma mousse de chocolate mais leve para sobremesa.😂 Gostou pois repetiu, mas disse logo:-Ai mãe já tenho saudades das tuas mousses.😍



Ingredientes:
-200 g de chocolate preto Valrhona
-1 pacote de 200 ml natas bater Parmalat zerO% lactose
-3 ovos
-3 c. de sobremesa de açúcar branco

Bati  as gemas com o açúcar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Adicionei o chocolate derretido em banho-maria e continuei a bater até ficar uma mistura cremosa. Adicionei as claras batidas em castelo firme delicadamente sem bater. Depois foi adicionar as natas batidas em chantilly, fui envolvendo sem nunca bater até encontrar a  mistura homogénea. Levei ao frigorífico até à hora de servir, nunca menos de 2 horas.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Uma mágoa não é motivo para outra mágoa. Uma lágrima não é motivo para outra lágrima. Uma dor não é motivo para outra dor. Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche. O resto, mais que perda de tempo… é perda de vida."

(Chico Xavier)

quarta-feira, fevereiro 14, 2018

CHEESECAKE DE CHOCOLATE, BAUNILHA COM COBERTURA DE CARAMELO






14 de Fevereiro, lá vem mais um dia dos namorados, aqueles dias ditos "especiais" detesto, mas detesto mesmo, e então estes dias que nunca se festejaram em Portugal, mas como somos um Povo que adora cobiçar a galinha do vizinho, lá fomos buscar mais um dia de fantochadas dos Americanos. Quando criança para mim só havia o dia da Mãe 8 de Dezembro dia da Imaculada Conceição, que também foi mudado por alguma mente luminosa deste País e passou a ser o 1º Domingo de Maio, calhe ele a 1,4,6,7 etc, mais outra tanga, e o dia do Pai. Eram os únicos dias que tinham significado para mim, quando fui Mãe comecei a ligar ao dia da criança, fazia sempre algo especial com os meus filhos, não é que nos outros dias não fizesse também, mas pronto fazia o que eles queriam. Para mim, dias especiais? São todos os 365 dias do Ano, nós é que temos o direito de os fazer especiais e nunca o calendário. Pelo menos é como faço a minha estrada da vida. Mas falando do dia de hoje, é só Love por todo o lado, só gostava de saber é como é os outros dias do ano para uma maioria das pessoas. Vermelho a cor do Amor (é o que dizem) uma cor que detesto, esteja na moda (o caso deste ano) ou não. Com 59 anos só tive um blusão de cabedal vermelho que comprei na Grécia e umas botas em camurça por cima do joelho vermelhas (usava-se como se usa agora) que comprei na Hera de Guerra Junqueiro tinha eu 30 anos, bem foi uma toilette que só vesti uma vez, dei logo. Dai até agora nunca comprei nada vermelho porque detesto mesmo a cor, só gosto do vermelho do meu BENFICA.😂 Hoje trago uma sobremesa deliciosa para fazerem todos os dias do ano, ok? Quem me segue já sabe que nunca viu aqui no blog receitas especificas para estes dias de fantochada pelo menos para mim, mas respeito quem goste e festeje, só me importa é a minha vida a dos demais a eles é que lhes diz respeito.😉

Cheesecakes? Já são alguns aqui no blog. Basta verem 👉aqui. Mas quando o meu filho vem almoçar eu tento sempre fazer uma sobremesa do seu agrado o caso de cheesecakes e se levar chocolate ainda melhor.😋 Ouvi o comentário do meu provador oficial (filho):-Brutal. Vamos à receita.



Ingredientes:
-200 g de bolachas Oreo
-40 g de manteiga
-400 g de queijo creme
-50 g de açúcar
-1 c. de chá de essência de baunilha
-2 ovos
-200 ml de natas (usei Parmalat zerO% lactose)
-200 g de chocolate negro (usei Valrhona)

No processador triturei as bolachas até obter uma areia grossa. Numa tigela coloquei as bolachas e manteiga derretida em banho-maria e envolvi bem. Forrei o fundo de uma forma amovível com a mistura. Reservei no frigorífico. Juntei todos os ingredientes (excepto o chocolate) e bati com a batedeira até ter uma mistura cremosa e sedosa. Dividi em duas partes uma das partes, a que não levou chocolate foi menor. Na mistura que tinha mais quantidade, adicionei o chocolate derretido em banho-maria e envolvi muito bem. A outra parte da mistura de baunilha reservei. Coloquei a mistura do chocolate na forma e levei a forma em banho-maria ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos (até a mistura se mostrar firme). Nessa altura coloquei por cima a mistura de baunilha e levei de novo ao forno durante 1h30. Ao fim desse tempo retirei a forma do forno, deixei arrefecer e levei ao frigorífico 4h, ao fim desse tempo desenformei e cobri com o creme de caramelo.


Creme de caramelo:
-75g de açúcar
-25 g de manteiga
-70 ml de natas
-1 pitada de sal

Numa caçarola deita pequenas porções de açúcar e vai deixando caramelizar, junta aos poucos as natas aquecidas (cuidado com a ebulição) quando estiver tudo incorporado retira do lume e junta a manteiga, envolve bem e reserva.

Nota: Forrei o exterior da forma com 3 camadas de papel de alumínio para não haver fugas e sujar-me o fogão.😂

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋


"Nada é pequeno no amor. Quem espera as grandes ocasiões para provar a sua ternura não sabe amar."

(Laure Conan)

segunda-feira, janeiro 29, 2018

BOLO BRIGADEIRO



O bolo Brigadeiro, já é um bolo que todas as pessoas conhecem, mas  a falar com uma amiga C. ela diz-me que o filho mais novo  o T. não  gosta de chocolate, mas adora o bolo Brigadeiro. Eu disse logo que lhe fazia um, e assim fiz. Mimo? Nunca é nem foi demais. Pelo menos é o que penso e sinto. Este bolo já o tinha feito 👉aqui. Ao voltar atrás no tempo quase 10 anos, 2008 um Ano menos bom para mim, o meu pai partiu com Cancro, passado menos de um mês da partida do meu pai, descobre-se que a minha mãe também tinha um. Mas nem tudo foi menos bom, também tive o inverso da medalha, um dia de muita felicidade 👉aqui! Recordei que este 👉dia o dia que o meu filho fez 24 anos, foi um dia que ficou na minha memória. Mas como sempre, eu resolvi e resolvo tudo. Enrascada, nunca fui nem sou e nunca tive medo do trabalho.😍


Receita:
-1 chávena de (chá) de açúcar
-1 colher de( sopa) de fermento em pó
-1/2 chávena (chá) chocolate em pó
-2 chávenas (chá) de farinha de trigo
-1 chávena de leite
-5 ovos

Recheio e cobertura:
-1 chávena de (chá) de chocolate granulado
-1/2 chávena de (chá) de chocolate em pó
-2 colheres de (sopa) manteiga
-2 latas de leite condensado

Massa.
Bati na batedeira as claras em neve bem firme. Juntei as gemas uma a uma e acrescentei o açúcar. Despejei o leite aos poucos sem parar de bater. Incorporei por fim delicadamente a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] peneirada com o chocolate em pó e o fermento. Despejei em uma forma redonda untada e enfarinhada e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, aproximadamente 40 minutos (teste do palito). Deixei esfriar e cortei o bolo ao meio.

Recheio e cobertura:
Levei o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó ao lume mexendo sempre. Quando começou a ferver, baixei o lume e deixe cozinhar, sem parar de mexer, por cerca de 5 minutos ou até ferver um creme consistente. Cobri uma metade do bolo com este creme coloquei a outra metade, espalhei o restante creme brigadeiro com uma espátula e cobri o bolo com o chocolate granulado em toda a superfície do bolo levei ao frigorífico.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica

quarta-feira, janeiro 24, 2018

DOCINHOS DE CHOCOLATE






Uns docinhos que não são mais que uns bombons deliciosos. Mais uma receita retirada 👉daqui. Um livro muito completo como eu, muitas vezes já disse por aqui. Estes bombons foram feitos no Natal como a foto mostra (luzes) peço desculpas, mas ainda são capazes de ver por aqui algumas receitas dessa altura, o rascunho é longo. Mas como o Natal é quando uma MULHER quer, e EU quero todos os 365 dias do Ano.😂 Vamos à simplicidade da receita.


Ingredientes:
-200 g de chocolate preto (usei Valrhona 70% cacau)
-2 c. de sopa de natas
-225 g de açúcar em pó
-chocolate em pó q.b. (usei Valrhona)
Forrei um tabuleiro com papel vegetal. Derreti 55 g de chocolate preto em banho-maria, deitei as natas mexendo sempre, e retirei do lume. Adicionei o açúcar em pó no chocolate derretido e, usando um garfo, misturei até ligar, depois amassei de modo a formar uma pasta firme e moldável. Polvilhei com chocolate em pó a bancada da cozinha e estendi a pasta. Cortei círculos usando um cortador e coloquei os círculos no tabuleiro previamente forrado com papel-vegetal. Deixei repousar de um dia para o outro até ficarem firmes e secos. No dia seguinte (ou quando os docinhos estão firmes), derreti o restante chocolate em banho-maria e, usando dois garfos, mergulhei os docinhos no chocolate derretido, retirei rapidamente, deixando escorrer o excesso do chocolate para a tigela e coloquei de novo em cima do tabuleiro forrado com papel-vegetal até solidificar.

Nota: Eu utilizo o chocolate e cacau Valrhona, sou uma mulher que prefere a qualidade à quantidade, mas usem o chocolate que mais gostam.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Tenho personalidade forte, uma tatuagem e mil defeitos, mas não tenho duas caras e isso é e continuará sendo o suficiente para mim '


(Desconhecido)

terça-feira, janeiro 16, 2018

BOLO DE KIEV [BOLO DO MEU ANIVERSÁRIO]






O bolo Kiev é de origem Ucraniana, já fiz o bolo duas vezes como está 👉aqui! Mas como era para o meu aniversário, e como quem me segue ou conhece sabe que detesto ser repetitiva em tudo, o que neste caso o meu bolo. 😍 Os bolos de aniversários dos filhos ou o meu (apesar de não gostar do dia do meu aniversário como já muito escrevi por aqui no blog) gosto sempre de surpreender. Nas minhas pesquisas no Google sobre o Bolo Kiev fui dar 👉aqui. Achei interessante esta versão do bolo Kiev. O suspiro e cremes fiz as receita abaixo como me foi passada, só copie mesmo a montagem. O bolo esponja? Fiz o bolo esponja da minha Bíblia Pantagruel e também não fiz os suspiros separados e sim as placas como sempre fiz nos bolos anteriores. Quem olhar para a receita vai logo dizer:- A Isabel é doida (sei que sou, mas uma doida bem saudável).😂 Um bolo tão complicado? Não, não é podem crer. O fácil para mim, não quer dizer que não seja delicioso, mas podem crer que me dá um gozo enorme fazer algo mais complicado, o que apesar deste bolo o parecer não é nada complicado, é um bolo para se fazer por etapas, e depois fazer a montagem e levar ao frio pelo menos 24 horas antes de consumir.



Ingredientes bolo suspiro
-6 claras
-50 g de açúcar+200 g de açúcar
-1 pacote de açúcar baunilha (usei do meu açúcar baunilhado)
-50 g de farinha Branca de Neve
-200 g de nozes

6 claras bater em castelo com 50 g de açúcar e um pacote de açúcar de baunilha. A parte misturar 200 g de açúcar, 50 g de farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] e 200 g de nozes um pouco partidas e torradas (na frigideira sem óleo ou no forno). Misturar tudo com as claras batidas no mesmo sentido. Eu dividi em duas formas de mola de 25cm forradas com papel vegetal, e vai ao forno 2h-2.30h 150ºC. A massa tem de secar para ficar tipo suspiros.

P.S. No final tirar e deixar repousar 12-24h numa grelha

Ingredientes creme:
-500g de manteiga sem sal
-300 g de leite condensado cozido
-5 c. de sopa de Vodca, Rum, Whisky...)(utilizei Vodca)

Depois bater a manteiga, e adicionar o leite condensado e a bebida branca (vodka, rum, whisky...).

Ingredientes:Bolo Esponja de chocolate
-100 g de farinha Branca de Neve
-40 g de cacau
-375 g de açúcar
-1/2 c. de chá de fermento em pó
-6 ovos
-1/4 de c. de chá de cremor tártaro

Bati as gemas com o açúcar até engrossarem bem e ficarem esbranquiçadas. Juntei à mistura a farinha Branca de Neve  peneirada com o fermento. Depois de bem batido, juntei as claras batidas em castelo com o cremor tártaro, envolvendo-as ao de leve sem bater (com uma colher). Deitei a mistura numa forma untada e forrada com papel-vegetal também untado. Levei a forma a forno pré-aquecido a  180º C. O teste do palito. Deixar arrefecer durante 15 minutos o bolo na forma, ao fim desse tempo desenformar e deixar arrefecer o bolo completamente. Depois abrir o bolo ao meio. Reservar.


Montagem: coloquei  no meio do prato um pouco do creme. Coloquei metade do bolo esponja, depois cobri com creme, coloquei uma placa de suspiro, e voltei a cobrir com o creme, de seguida coloquei a segunda placa de suspiro e cobri com creme. Por fim coloquei a outra metade do bolo esponja e apertei para o bolo aderir bem ao creme. Levei o bolo ao frigorífico durante 1 hora para firmar. Ao fim desse tempo cobri o bolo todo com o resto do creme, e cobri as laterais do bolo com nozes previamente torradas na frigideira e partidas grosseiramente.

Nota:Esse creme de manteiga é muito pesado, mas para esse bolo como é quase de suspiros o creme tem de ser bem espesso. O leite condensado eu continuo a cozer na panela de pressão. Cozo várias latas e reservo. Prefiro a textura e sabor. Mas cada um faz como preferir, podem usar o leite condensado cozido de compra. A medida das formas que utilizei foi de 22 cm. Peço imensas desculpas da foto do bolo aberto não estar tão bonita, mas o tempo para produções não ouve. 😁 Tirei esta foto só para ficarem com uma ideia como fica por dentro. Agora o sabor do bolo é brutal, dito pelo meu provador oficial (filho)😊

P.S. Bolos e não só no patamar de aproveitamento de claras 👉aqui!🙌



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica

quarta-feira, janeiro 03, 2018

BOLO DE CHOCOLATE RECHEADO E COBERTO COM CREME DE AMENDOIM






 Cá está a Isabel de volta ao cantinho, e ao trabalho no blog.😇Espero que o vosso Natal e início de Ano tenha sido feliz, com tranquilidade e serenidade. O meu Graças a Deus foi com muita tranquilidade e recebi o novo Ano com muita serenidade, e cá estou para agarrar o 2018 com toda a tranquilidade, que a idade já me ofereceu. Listas de pedidos? Não faço nem nunca fiz na vida, recebo o que a vida me oferece, o bom e menos bom, que é com esse (menos bom) que eu mais cresço como mulher. Penso que Deus ainda tem algo guardado para mim, só gostava que me ajudasse a ser melhor pessoa, todos os dias continuo a crescer, com os trambolhões (desilusões) da vida, mas estou cá para continuar a aprender. Se continuo a ter desilusões aos 58 anos, é mesmo porque continuo a ser a mesma Isabel de sempre, acreditar na bondade das pessoas, que no final não existe. Mas vamos  continuar a caminhar na minha estrada da vida, que é bem importante para mim. Tentar sempre ser melhor pessoa, se consigo? Não sei, pelo menos eu tento.🙏 Agora vamos ao mais importante para quem passa por aqui.

Bolos no Cozinhar com os Anjos já são mais que muitos, mas ando sempre nas minhas pesquisas dos meus livros a ver se descubro algo de novo. Este bolo foi um misto de duas receitas e depois enfeitei ao meu gosto. Quando o ingrediente é chocolate nunca é demais como muito bem os filhos dizem.😂 A nota do meu provador oficial (filho):-Brutal!❤


Ingredientes:
-230 de farinha Branca de Neve
-200 de açúcar amarelo
-70 g de cacau em pó (usei Valrhona)
-1 c. de sobremesa de fermento em pó
-90 g de óleo de coco
-2 ovos grandes
-150 g de café forte
-1 c. de chá de essência de baunilha

Untei e forrei duas formas com papel vegetal de 20 cm de diâmetro e reservei. Numa taça, juntei os secos (farinha Branca de Neve[uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands], açúcar, cacau, baunilha e fermento) e noutra taça juntei os líquidos. Juntei as duas misturas sem bater demasiado, só mesmo a envolver bem. Dividi a mistura pelas duas formas e levei ao forno pré-aquecido a 170ºC, o tempo de assar e o palito sair seco, no meu forno levou 15 minutos.


Recheio:
-140 g de manteiga sem sal a temperatura ambiente
-120 g de manteiga de amendoim
-150 g de açúcar em pó
-1 c. de baunilha liquida
-2 c. de sopa de leite

Bati as manteigas, adicionei o açúcar em pó e baunilha e bati durante uns cinco minutos, fui adicionando o leite colher a colher até obter uma consistência suave de frosting.


Ganache:
-100 g de chocolate preto (usei Valrhona)
-100 ml de natas
-1 c. de sobremesa de manteiga

Levei as natas com a manteiga ao lume até "quase" ferver, retirei do lume e adicionei o chocolate partido em bocados pequenos e envolvi muito bem até o chocolate derreter e obter uma mistura brilhante e homogénea.

Doce de morango:
-3 c. de sopa


Quando os bolos estavam arrefecidos abri os bolos ao meio. Coloquei a primeira camada de bolo no prato, coloquei uma camada de recheio, alisei e no meio coloquei 1 c. de sopa de doce de morango, alisei sem deixar ir às bordas do bolo. Coloquei a segunda camada de bolo e repeti até acabar o bolo. Levei o bolo ao frigorífico durante 30 minutos. Ao fim desse tempo cobri o bolo com o restante creme, raspando algumas zonas na lateral para deixar ver o bolo. Levei de novo o bolo ao frigorífico mais 15 minutos, depois deitei o ganache por cima e deixei escorrer  nas laterais. Decorei com chocolates (maltesers, conguitos, e bombons, partidos grosseiramente) se preferirem o bolo sem os chocolates a decorar estão à vontade de não utilizar.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica