Mostrar mensagens com a etiqueta frutos secos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta frutos secos. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, novembro 05, 2018

CHEESECAKE DE AMÊNDOIM






Cheesecake, uma sobremesa que o filho adora. O filho vinha cá a casa, não disse se vinha jantar e eu nem perguntei, mas fiz uma comida que ele gosta e a sobremesa fiz este cheesecake. No final não jantou, mas levou um pouco de sobremesa (cheesecake) e arroz doce que ele adora e eu também tinha feito.😍  Amor em forma de mimos. Já tenho aqui várias receitas de 👉cheesecakes para todos os gostos e feitios é só escolherem. As quantidades foi para um cheesecake pequeno (forma de 17 cm), se quiserem maior já sabem é duplicar a quantidade de ingredientes.


Ingredientes:
-100 g de bolachas Digestivas
-30 g de manteiga
-1 c. de sopa de cacau em pó
-150 g de queijo creme
-4 c. de sopa de açúcar em pó
-200 ml de natas
-3 folhas de gelatina

No processador triturei as bolachas até obter uma areia grossa. Numa tigela coloquei as bolachas, cacau e manteiga derretida em banho-maria e envolvi bem. Forrei o fundo de uma forma amovível com a mistura. Reservei no frigorífico.  Bati as natas em chantilly reservei. Bati o queijo creme com o açúcar em pó e adicionei as folhas de gelatina, previamente demolhadas em água fria e derretidas, e 2 colheres de sopa de creme de caramelo, envolvi muito bem. Adicionei o chantilly e envolvi bem com uma espátula. Deitei a mistura na forma com o fundo forrada com a mistura da bolacha. Levei ao frigorífico durante 4 horas antes de continuar com o processo. Ao fim desse tempo (firmar o creme) deitei por cima o creme de *caramelo com o amendoim (frio) e alisei com a ajuda de uma espátula, levei de novo ao frigorífico (de um dia para o outro), ao fim desse tempo coloquei a *ganache e levei de novo a forma ao frigorífico até firmar a ganache. Servi ao fim de 4 horas.


*Ganache de chocolate:
-100 g de chocolate negro
-100 ml de natas

Colocar os ingredientes numa tigela e levar ao lume em banho-maria até derreter o chocolate e envolver muito bem até ficar uma mistura homogénea.

*Creme de caramelo:
-75g de açúcar
-25 g de manteiga
-70 ml de natas
-1 pitada de sal
-100 g de miolo de amendoim sem casca e pele levemente torrado

Numa caçarola deita pequenas porções de açúcar e vai deixando caramelizar, junta aos poucos as natas aquecidas (cuidado com a ebulição) quando estiver tudo incorporado retira do lume e junta a manteiga e os amendoins, envolve bem e reserva.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"O amor de mãe por seu(s) filho(s) é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho." 

(Agatha Christie)


(✔ Isabel Miranda)

sexta-feira, novembro 02, 2018

COMPOTA DE MAÇÃ, PASSAS DOURADAS E VINHO DO PORTO




Tinha uma quantidade grande de maçãs de Alcobaça, resolvi fazer uma compota com passas douradas e vinho do Porto. Não faço doces ou compotas para oferecer no Natal, vou oferecendo quando acabo de fazer, pois para mim Natal? É quando uma mulher quer e eu quero todos os dias. Mas, para quem tem esse costume esta compota é deliciosa para esse fim.



Ingredientes:
-1,500 kg de maçãs de Alcobaça já descascadas e sem caroço
-1,200 kg de açúcar amarelo
-2 paus de canela
-125 g de passas douradas (facultativo)
-100 ml de vinho do Porto

Cortei as maçãs em cubos pequenos. Numa panela alta, coloquei as maçãs, passas e açúcar amarelo por camadas até terminar. Coloquei os paus de canela e reguei com o vinho do Porto, envolvi tudo muito bem com a ajuda de uma colher de pau, levei ao lume e deixei cozinhar até fazer ponto de estrada. Deitei a compota em frascos esterilizados.

Nota: Podem fazer com outra qualquer qualidade de maçãs, se não gostarem de passas não utilizem. Fica ao vosso gosto. Cá por casa e a quem ofereci gostamos muito.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto. A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender."


(Clarice Lispector)

sexta-feira, outubro 19, 2018

BOLO DE AVELÃS



Bolos, como já por aqui escrevi, abundam no blog. Sejam mais simples assim como este para acompanhar um chá ou café. Depois há também os mais elaborados, resumindo, 👉bolos? Há para todos os gostos e feitios.😁 Uma receita em rascunho há muitos meses, foi a altura de ver a luz do dia. Vamos ver a simplicidade.


Ingredientes:
-7 ovos
-180 g de açúcar amarelo
-300 g de avelãs moídas com pele


Bati os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa, nessa altura juntei as avelãs moídas e envolvi delicadamente com a ajuda de uma espátula.  Deitei a mistura numa forma untada, com o fundo forrada com papel vegetal de novo untada e polvilhada com pão ralado. Levei a forma ao forno pré-aquecido a 180ºC, até cozer o bolo (no meu forno levou 25 minutos) mas já sabem o teste do palito.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Não faças da tua vida um rascunho.
Poderás não ter tempo de passá-la a limpo."

(Mario Quintana)

quarta-feira, outubro 17, 2018

BOLO DE AMÊNDOA E LARANJA COM GLACÊ DE LARANJA [APROVEITAMENTO DE CLARAS]





Um bolo simples e delicioso, e que serve para aproveitamento de claras. Claras habitam sempre em grandes quantidades na minha arca, desde sempre que congelo as mesmas. Vamos ver como fiz.


Ingredientes:
-125 g de manteiga
-150 g de açúcar amarelo
-200 g de miolo de amêndoa pelado e moído
-1 c. de (chá) de fermento em pó
-8 claras
-raspa e sumo de 1 laranja

Bati a manteiga com o açúcar e a raspa da casca de laranja. De seguida juntei a amêndoa moída com o fermento e o sumo da laranja e bati até obter uma mistura homogénea. Adicionei as claras batidas em castelo e fui envolvendo delicadamente. Deitei o preparado numa forma de bolo inglês untada e polvilhada de pão-ralado, levei a forno pré-aquecido a 180ºC,  até o bolo estar cozido (no meu forno levou 35 minutos, cada um sabe do seu forno, mas utilizem o teste do palito que é infalível. Depois do bolo desenformado e frio cobri com um glacê de laranja e polvilhei com amêndoas laminadas e levemente torradas.


Glacê de laranja:
-1 chávena de açúcar em pó
-3 colheres de sopa de sumo de laranja
Envolvi muito bem e bati com a vara de arames até encontrar a textura pretendida (brilhante).

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋


"A vida nos mostra que orgulho é a maior dificuldade que temos que vencer dentro de nós mesmo e que quando vencemos, o troféu da humildade será a nossa maior recompensa."

(Márcio Alves)

terça-feira, outubro 16, 2018

BOLINHOS DE AMÊNDOA




Mais uns bolinhos a acrescentar às tantas receitas de biscoitos que existem no blog 👉aqui. Já se encontravam em rascunho há meses como tantas outras receitas. Hoje foi dia de verem a luz do dia. Vamos ver a simplicidade no seu melhor como eu sempre disse e digo.


Ingredientes:
-100 g de açúcar amarelo
-200 g de farinha Branca de Neve
-100 g de amêndoa moída
-200 g de manteiga
-amêndoas palitadas q.b.
-1 clara

Numa tigela misturei o açúcar amarelo, farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] e a amêndoa. Juntei  a manteiga à temperatura ambiente e trabalhei com as pontas dos dedos até a mistura estar bem envolvida (fica com um aspecto de areia grossa). Depois fui retirando porções da massa e moldei em bolas, que passei por clara de ovo levemente batida e envolvi nas amêndoas palitadas, coloquei em tabuleiro forrado com papel vegetal. Levei o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 12 minutos o tempo de alourar.




Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica

sexta-feira, setembro 28, 2018

BOLO DE NOZES TIA VIRGINIA



Um bolo delicioso de noz que saltou desta 👉pérola. Sendo um livro tão antigo, pelo que já li é engraçado há muitas receitas aqui no blog de bolos que retirei do livro Pantagruel e Cozinha Regional Portuguesa, e estão neste livro com uma escrita diferente, mas as mesmas receitas. Quem copiou quem?!?!? Por isso digo, já nada se inventa, tudo salta é de lugar, neste caso de livros. 😂 Mas continuo encantada com ele.😍 Já fiz várias receitas do 👉mesmo.


Ingredientes:
-125 g de açúcar (usei 100 g de açúcar amarelo)
-125 g de farinha
-5 gemas
-3 claras
-125 g de nozes


Bati as gemas com o açúcar, quando obtido uma mistura fofa juntei a farinha peneirada envolvi bem. Adicionei as claras batidas em castelo só mesmo envolver sem bater. Juntei as nozes partidas grosseiramente e envolvi. Deitei o preparado numa forma untada e polvilhada com pão ralado. Levei a forma ao forno pré-aquecido a 180ºC, até o palito sair limpo, o que foi rápido. Depois do bolo desenformado e arrefecido cobri com um glacê como a receita pedia e polvilhei com nozes picadas.

Nota: Adicionei 1 c. de café de canela junto da farinha. Gosto do sabor a canela nos bolos de nozes e maçãs. Mas já sabem é facultativo, aliás a receita do livro nem pede.


"Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo."

(Martin Luther King)

segunda-feira, setembro 24, 2018

BOLINHOS RIPADOS



Mais uns biscoitos de amêndoa deliciosos. Esta receita saltou desta 👉pérola. Bolachas, biscoitos? Já muitas receitas estão 👉aqui! Mas as que estão ainda em rascunho e lista de espera, podem crer que ainda são mais. Todas as semanas faço uma duas receitas, umas é para ficar cá por casa, outras é para os meus sobrinhos, mas a maioria é para oferecer a uma amiga, para os filhos, como eu digo: dia de mimo.💗 Para o  meu filho, agora é raro fazer, quando vem cá a casa pergunto sempre se quer que faça bolachinhas? Diz agora não mãe e a Mãe, eu como sou muito bem mandada (só às vezes) não faço. Estes bolinhos foram para oferecer à minha amiga no dia de mimo. Vamos à receita.


Ingredientes:
-150 g de açúcar amarelo
-150 g de manteiga
-3 ovos
-400 g de farinha
-1 c. (chá) de fermento em pó
-100 g de miolo de amêndoa pelada e palitada

Numa tigela coloquei a manteiga previamente derretida, o açúcar e as gemas e bati muito bem. Juntei a farinha  misturada com o fermento e peneirada, amassei tudo muito bem. Num prato coloquei uma clara de ovo (as outras duas congelei), noutro prato coloquei as amêndoas palitadas.  Fui fazendo bolinhas de massa que passei pela clara de ovo e depois foi envolver nas amêndoas palitadas. Coloquei os bolinhos em tabuleiros forrados com papel vegetal. Levei os tabuleiros ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 12 minutos o tempo de alourarem.


"Se você se sente infeliz agora, tome alguma providência agora, pois só na sequência dos agora(s) é que você existe."

(Clarice Lispector)

sexta-feira, setembro 21, 2018

BARRITAS DE GRANOLA






O meu sobrinho pediu-me se lhe fazia barritas, eu lembrei-me desta 👉Receita da Filipa Gomes. Ficou aprovadissimo pelo meu sobrinho e depois mais tarde pelo meu filho que também lhe fiz.😍Já em rascunho desde Junho.


Ingredientes
-3 C. sopa de óleo de côco
-2 Chávenas de flocos de aveia
-Chávena de avelãs torradas picadas
-Chávena de amêndoas torradas picadas
-chávena de nozes picadas
-Chávena de sementes de girassol
-Chávena de sementes de linhaça
-Chávena de alperces secos picados
-Chávena de arandos desidratados
-3 C. sopa de manteiga de amendoim
-1 Chávena de mel
-1 pitada de sal
-1 C. de chá de canela
-1 C. de chá de gengibre em pó

1. Lique o forno nos 170º.
2. Aqueça 3 colheres de sopa de óleo de côco numa frigideira, junte 2 chávenas de flocos de aveia. Vá mexendo e deixe tostar ligeiramente.
3. Enquanto isso, pique ½ chávena de avelãs torradas, ½ chávena de amêndoas torradas e ½ chávena de nozes.
4. Junte 1/3 de chávena de sementes de girassol, 1/3 de chávena de sementes de linhaça, 1/2 chávena de alperces picados e ½ de chávena de arandos desidratados.
5. Quando os flocos de aveia estiverem no ponto, deite na taça e misture tudo.
6. Com a frigideira ainda quente, adicione ½ chávena de mel, 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim e leve um pouco ao lume. Junte 1 colher de chá de canela e ½ colher de chá de gengibre em pó.
7. Assim que estiver misturado e mais liquido, junte às sementes e aos frutos secos.
8. Envolva bem até obter uma massa pegajosa.
9. Antes de envolver uma ultima vez, não se esqueça de adicionar um pitada de sal.
10. Depois deite sobre um tabuleiro, untado com manteiga e forrado com papel vegetal e calque bem.
11. Leve ao forno durante 20/25minutos ou até ficar douradinho por cima.
12. Tire, deixe arrefecer, e depois é cortar e comer!

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Todo mundo quer ir com você na limusina, mas o importante é ter alguém disposto a o acompanhar no ónibus quando a limusina quebrar."

(Oprah Winfrey)

sexta-feira, maio 25, 2018

AREADOS DE AMÊNDOA




Já não tenho nem preciso de dizer/escrever nada sobre bolachas, biscoitos ou cookies, penso que a quantidade de receitas (181) 👉aqui, fora as que estão em rascunho, é mais que suficiente.❤ Esta receita saltou deste meu 👉tesouro, fiz as minhas alterações, vou colocar a receita tal e qual e as minhas alterações.


Ingredientes:
-250 g de farinha de trigo (usei 100 g de farinha de trigo integral)
-200 g de Vaqueiro (usei manteiga)
-100 g de açúcar (usei 80g de açúcar amarelo)
-100 g de miolo de amêndoa (usei 280 g de miolo de amêndoa)
-1 ovo
-1 c. (café) de canela (não ultilizei)
-raspa de 1 limão

Escalde as amêndoas, pele-as e passe-as pela máquina. Eu nem escaldei, nem as pelei, moí as amêndoas com pele (gosto do sabor acentuado da amêndoa e com o processo atrás descrito isso não acontece, mas façam como preferirem).
 Coloquei os ingredientes todos dentro da minha KENWOOD um👉 electrodoméstico que continuo satisfeita com a aquisição.😍  Mas podem colocar dentro duma tigela e com uma colher de pau ou mesmo à mão fazer a massa sem problema nenhum, eu é que já estou no patamar da vida de me poupar, pois se não o faço não há ninguém que o faça por mim.😁
 Com a massa obtida, enchi um saco de pasteleiro munido de um bico canelado, e fiz umas "rosetas" em cima dos tabuleiros previamente forrados com papel vegetal.
 Levei os tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 10 minutos o tempo de alourar os areados, mas cada um sabe do seu forno, é só deixarem até ficarem ligeiramente alourados, nada de deixarem os biscoitos apanharem um "escaldão"😂. Deu 22 areados brutais como o meu provador oficial (filho) diz e disse, pois estes foram direitinho para sua casa.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"O silêncio é a oração dos sábios."

(Augusto Cury)

segunda-feira, maio 21, 2018

BISCOITOS DE AVELÃS E LARANJA





Já muito falei aqui no blog sobre as minhas bolachas/biscoitos/cookies, receitas abundam e muito 👉aqui. Em rascunho ainda tenho algumas, e em lista de espera então nem falo. Mas tenho a certeza que já não será nesta encarnação que as vou fazer todas. Mas seguindo para "bingo" (receita) de uma simplicidade que dói como eu sempre disse e digo. Vamos à receita.



Ingredientes:
-125 g de miolo de avelãs
-25 de casca de laranja glaceada
-15 g de amido de milho (Maizena)
-60 g de açúcar branco refinado
-4 1/2 de c. de chá de sumo de laranja
-100 g de açúcar em pó, mais um pouco para polvilhar
-50 g de farinha de milho
-1 clara de ovo grande
-3/4 de c. de chá de fermento


Deitei as avelãs, a casca de laranja cristalizada e o amido de milho no processador e pulsei até obter uma pasta.
 Deitei o açúcar e o sumo de laranja num tacho e levei ao lume até ferver, baixei o lume, e ferveu mais 2-3 minutos até ficar reduzido a um xarope espesso.
 Retirei do lume, e juntei a pasta de avelãs e misturei bem. Coloquei numa tigela e deixei arrefecer, o que foi rápido.
 Liguei o forno a 140ºC, e forrei um tabuleiro com papel vegetal. Reservei 1 c. de chá de açúcar em pó e peneirei o restante açúcar e a farinha de milho para a bancada.
 Bati a clara e o açúcar reservado até ficar um merengue firme. Adicionei o fermento à pasta de avelãs, e a seguir envolvi a clara batida em merengue até ligar. Deitei a massa na bancada (onde tinha polvilhado a farinha de milho e açúcar em pó), envolvi muito bem na mistura. Coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal montinhos da mistura (com a ajuda de uma colher de sobremesa  e levei ao forno pré-aquecido (como explicado acima☝) durante 30 minutos ou até crescerem mas ainda estarem suaves no meio. Deixei arrefecer no tabuleiro durante 2-3 minutos, a seguir coloquei-os numa rede metálica até arrefecerem completo. Polvilhei com açúcar em pó.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente."


(Dalai Lama)

sexta-feira, maio 11, 2018

BOLO DE AMÊNDOA COM RECHEIO E COBERTURA DE CREME DE OVOS




Bolos? Já é uma quantidade significativa de receitas (253), que tenho no blog, fora os que estão em rascunho. Mas nunca são demais.😇 Este é mais um delicioso. Não há foto do interior pois foi aberto fora de casa. Vamos à receita que é o que vos interessa.


Ingredientes:
-100 g de farinha Branca de Neve
-150 g de farinha de amêndoa
-200 g de açúcar amarelo
-120 ml de óleo (usei óleo de coco)
-240 ml de leite
-2 ovos
-1 c. de sobremesa de fermento
-100 g de amêndoa laminada

Numa tigela misturei os secos. Noutra tigela coloquei os ovos e o óleo e bati até obter uma mistura homogénea, fui adicionando o leite aos poucos sempre a bater. Juntei os secos sem nunca deixar de bater. Deitei a mistura em duas formas untadas e polvilhadas com pão-ralado. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos no meu forno (teste do palito). Desenformei os bolos e deixei arrefecer em cima de uma rede. Quando os bolos estavam frios, abri ambos os bolos ao meio, que fui recheando, e colocando uns por cima do outro. No final deitei o resto do creme (batido) por cima do bolo e deixei escorrer pelas laterais ao gosto do mesmo. Cobri a superfície com as amêndoas laminadas e levemente torradas.

Creme de ovos:
-200 g de açúcar
-2 c. de sopa de Maizena
-6 gemas de ovos

Leva-se o açúcar ao lume com metade do seu peso de água, até obter ponto de pérola. Retira-se do lume, arrefece e mistura-se a farinha desfeita num pouco de água. Volta ao lume, mexendo sempre, até cozer a farinha. Tira-se novamente, amorna e misturam-se as gemas previamente batidas, que voltam ao lume para cozer. Deitei o creme numa travessa de alumínio e cobri com película aderente, levei ao frigorífico a arrefecer.

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!🙋


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica

quarta-feira, maio 02, 2018

BOLINHOS DE AMÊNDOA DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL [APROVEITAMENTO DE CLARAS]




Mais uns bolinhos que segue para o patamar👉 aproveitamento de claras que são deliciosos ou antes brutais como o meu provador oficial (filho) disse. Esta receita saltou👉: "Cozinha Regional Portuguesa de Maria Odete Cortes Valente" uns livros sempre muito completos da nossa verdadeira doçaria e gastronomia como eu gosto.


Ingredientes:
-500 g de miolo de amêndoa
-250 g de açúcar (utilizei 180 g)
-50 g de manteiga
-2 claras


Tirei a pele às amêndoas e passei pelo processador de alimentos até ficar uma mistura bem fina, mas ter o cuidado de não deixar virar manteiga de amêndoa. Juntei a manteiga, o açúcar e envolvi muito bem. Adicionei as claras em castelo e misturei tudo muito bem. Com a ajuda de uma colher de sobremesa fui retirando massa e fiz bolinhas que passei por açúcar cristalizado. Coloquei as bolinhas espaçadas em tabuleiros forrados com papel vegetal, e com a ajuda de um garfo achatei as mesmas. Levei os tabuleiros ao forno pré-aquecido a 180ºC o tempo de dar uma ligeira côr, ao toque ficam firmes, mas o interior ficam húmidos.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Sofrer, é só uma vez; vencer, é para a eternidade."


(Soren Kierkegaard)