segunda-feira, fevereiro 09, 2015

ARROZ DE POLVO


Arroz de polvo é muito apreciado pelos filhos. Faço bastante por cá apesar de não colocar no blog, por vezes, penso que não preciso de colocar tudo, pois o pessoal sabe fazer um excelente arroz de polvo, certo? Mas na ausência do blog recebi 2 e-mails a perguntarem-me como se faz o arroz de polvo, ou antes como é que faço o meu. Ok, vamos lá ver como faço, simples.

Primeiro cozo o polvo na panela de pressão sem água e sem sal. Lavo, e corto as pontas das pernitas do polvo coloco, o bichito na panela de pressão o mesmo na cozedura vai largando água e cozer na própria, o que o sabor fica excelente. Vejo muitas dicas de cozer o polvo para ficar manteiga (tenro) sem parecer pastilha elástica. Eu faço sempre assim há mais de 30 anos, nunca me dei mal, e este Natal cozi um com 7 kg para fazer à lagareiro, pois os filhos não dispensam na mesa de Natal, o bacalhau, passam... :)
 Também está aqui polvo à lagareiro com castanhas.


Depois de cozido, reservo a água de cozer e corto em bocados o polvo. Pico uma cebola (média) 2 dentes de alho e coloco num tacho com uma folha de louro, rego com azeite e levo ao lume até a cebola murchar. Nessa altura junto o polvo e a água de cozer o polvo tempero com um pouco de sal marinho e deixo levantar fervura. Quando começa e ferver junto o arroz (neste caso foi basmatti, mas usem ao vosso gosto) envolvo e deixo cozinhar até ficar al-dente. Nessa altura desligo o fogão e deixo acabar de cozinhar com o tacho tapado. Sirvo de seguida com coentros picados.

P.S. A água é sempre o dobro do arroz, se for preciso juntam água, pois no caso de cozerem o polvo como digo, a água reservada é pouca.

"Mantenha a calma ainda que outros se desesperem,
pois é na serenidade que se vence as tribulações."
 
(Helgir Girodo)