terça-feira, abril 29, 2008

BOLO DE ABÓBORA [ANIVERSÁRIO DA MINHA FILHA]


Dia 28 ou seja ontem a minha filha fez 29 anos. Eu fiz este bolo que retirei do livro (AS 100 MAIS FAMOSAS SOBREMESAS DO MUNDO). As fotos não ficaram muito boas mas o sabor ficou divino.

RECEITA: para a massa do bolo:

-250 gr de abóbora
-6 gemas de ovo
-50gr de açúcar
-1 pitada de sal
-1 colher de (chá) de canela
-raspa de 1 laranja
-raspa de 1 limão
-50 gr de farinha
-250 gr de amêndoas peladas e raladas
-100gr de doce de laranja(usei doce de abóbora)
-6 claras de ovo
-120 gr de açúcar

Para a calda:

-sumo de 1 laranja
-sumo de meio limão
-40 gr de açúcar
-2 colheres de (sopa) de licor de laranja

Além disso:1 forma com fundo móvel com 36 cm de diâmetro, manteiga para untar a forma,120 gr de doce de laranja (usei doce de abóbora) 80 gr de lascas de amêndoas torradas, açúcar em pó para polvilhar.

Para a massa do bolo: 

Ferva a abóbora em água com uma pitada de sal até a abóbora ficar amolecida. Retire-a do lume e parta-a aos bocados. Bata as gemas com 50 gr de açúcar, sal e canela. Depois de obter um creme fofo, adicione as raspas dos dois citrinos. Misture a farinha com as amêndoas e o doce de laranja(usei o dito de abóbora). Bata as claras em castelo lentamente, vá juntando as 120 gr de açúcar. Batendo com movimentos de baixo para cima, adicione as claras em castelo à massa das gemas, junte os pedaços de abóbora e, por último, continuando sempre a bater, adicione a mistura da farinha com as amêndoas e o doce. Unte a forma com margarina e polvilhe com farinha. Deite o preparado na forma e alise a superfície. Leve-o a cozer em forno previamente aquecido 200ºC, durante 30 minutos, até obter um tom dourado. Deixe arrefecer o bolo dentro da forma durante cerca de 10 minutos. Desenforme-o logo de seguida sobre uma rede de cozinha. Para humedecer o bolo, ferva num tacho, o sumo de laranja e o sumo de limão com o açúcar, durante 2 a 3 minutos. Retire o preparado do lume, arrefecer, adicione o licor de laranja e, com um pincel barre uniformemente o bolo. Por último, barre o bolo inteiro com o resto do doce de laranja (usei o dito de abóbora) e cubra-o com as lascas de amêndoas e o açúcar em pó.

NOTA: usei o doce de abóbora porque é caseiro e, o de laranja tinha que comprar os de frascos. Que claro não têm a mesma qualidade. Simplesmente fabuloso...