domingo, agosto 17, 2008

PATANISCAS DE BACALHAU COM ARROZ DE FEIJÃO #2

Eu nunca faço as pataniscas, porque para mim, as da minha mãe é que são boas! Agora com ela doente, como a tenho ao pé de mim. Pedi-lhe: mãe faça-me pataniscas para eu ver como faz. A mãe senta-se e diz como é e eu vou fazendo. E assim foi, vamos à receita.



Ingredientes:
-3 postas de bacalhau limpo de espinhas e peles.
-300 ml de água de cozer o bacalhau fria.
-1 cebola pequena picadinha.
-6 colheres de (sopa) cheias de farinha.
-3 ovos grandes.
-1 colher de (chá) de azeite.
-sal e pimenta
-salsa

Preparação:
Mistura a farinha o sal e a pimenta e junta a água. Mistura muito bem com a colher de pau. Junta a cebola e vai deitando um ovo de cada vez batendo entre cada adição. Quando já juntou os 3 ovos e bateu muito bem junta o bacalhau e a salsa o azeite e vai batendo com a colher até fazer bolinhas está pronto para fritar colheradas em óleo quente. Vai virando e quando estão loirinhas escorre em papel de cozinha (a minha mãe em casa dela é com papel pardo que compra). Claro fui eu que fiz mas a minha mãe estava sentada e eu colocava a taça ao pé dela para ela ver a textura da massa. Claro  que ficaram mesmo as pataniscas da minha mãe.  Servi com arroz de feijão e salada.



Ingredientes:
-1 lata de feijão encarnado.
-1 cebola.
-2 xícaras de arroz.
-4 xícaras de água.
-2 folhas de louro.
-azeite.
-sal

Preparação:
Num tacho pica a cebola e junta o louro e o azeite. Vai a cozinhar até estar translúcido. Quando a cebola está cozinhada junta a água e o feijão e deixa cozinhar até começar a ferver. Junta o arroz e retifica o sal. Apaga o lume quando o arroz está naquele ponto. Que é para ficar molhadinho como gostamos.