sábado, janeiro 24, 2009

TARTE DE MAÇÃ À MODA DA ALSÁCIA




Esta receita retirei do meu livro:"As 100 Mais Famosas Sobremesas Do Mundo"

"Esta combinação pode ser definida como «Alemã» porque, com natas, é igualmente conhecida para lá das fronteiras da Alsácia. Com efeito, no Norte da Suiça, são as Wãhen, preparadas de forma idêntica, ao passo que, na Alemanha, recebe o nome de «Tarte de maçã da Suábia». Com esta mesma designação, cobre as mais variadas receitas, desde a simples tarte caseira até às iguarias que fazem parte do repertório das melhores pastelarias. Esta tarte de maçã pode também ser confeccionada utilizando natas azedas, tal como é feita na República Checa, na Polónia e em outros países da Europa do Leste."

Para a massa quebrada:
-220 gr de farinha
-110 gr de manteiga
-50 gr de açúcar em pó
-1 gema de ovo
-1 pitada de sal
Preparação da massa quebrada:
Peneire a farinha, deite-a em monte sobre a mesa e faça uma cova no meio.Junte a manteiga cortada em pedaços o açúcar em pó, o ovo e o sal. Com as pontas dos dedos, vá trabalhando os ingredientes, misturando-os. Deite um pouco mais de farinha se for preciso. Só agora é que deverá amassar tudo com as mãos,desfazendo rapidamente o granulado, até obter uma massa lisa. Não amasse a massa durante muito tempo pois a manteiga pode separar-se,tornando, assim, a massa quebradiça. Forme uma bola com a massa. Envolva a massa em folha transparente e deixe-a repousar durante 1 hora no frigorifico. Ao fim desse tempo trabalhe a massa e com o rolo estique e forre uma tarteira. Reserve.

Para a cobertura:
-1 kg de maçãs ligeiramente ácidas
-sumo de limão
-100 gr de açúcar
-3 ovos
-1,25 dl de natas
-raspa de 1 limão
Prepare as maçãs, corte-as da forma desejada e cubra-as com o sumo do limão e coloque-as sobre a massa. Logo de seguida, regue-as com cuidado com a cobertura "royale", uma mistura de ovos e natas, assim conhecida entres os profissionais. Que neste caso também levou açúcar e a raspa do limão. Leve a tarte ao forno previamente aquecido a 190ºC, durante cerca de 30 minutos. Após esse tempo, deixe a tarte arrefecer um pouco e, quando estiver morna, desenforme-a. Polvilhe-a com açúcar em pó e sirva imediatamente. Acompanhada ou não com natas, a tarte de maçã sabe sempre melhor quando servida fresca. Receita aprovadissima...

Estou no Facebook aqui!