sexta-feira, fevereiro 27, 2009

PANNACOTTA DE CHOCOLATE











"Pannacotta é um clássico da doçaria italiana."

Fácil de fazer e francamente agradável. Também pode preparar em forminhas individuais. Panna Cotta e uma sobremesa de natas cozidas. Esta receita retirei do meu livro da Io. Só que alterei coloco chocolate.
Quando fui à apresentação do livro já há uns anitos falei com a Io e disse-lhe que adorei uma Panna Cotta de chocolate que tinha comido em Itália .Ela disse-me logo: a receita é esta é só colocar o chocolate derretido. E ainda foi mais longe disse-me que podemos fazer do que quisermos é só darmos largas á imaginação. Eu vou colocar a receita tal e qual só coloquei 200 gr de chocolate Valrhona.

Ingredientes:
-1 l de natas
-200 gr de açúcar
-3 folhas de gelatina
-2 colheres de sopa de rum branco
-200 g de chocolate preto
-1 vagem de baunilha
Ferver as natas com o açúcar e a vagem de baunilha cortada a todo o comprimento, durante dez minutos. "Aqui deito o chocolate derretido em banho-maria e envolvo muito bem". Juntar a gelatina previamente demolhada. Continuar a mexer. Mergulhar o tacho em água fria para arrefecer mais depressa. Juntar o rum, retirar a vagem e guardá-la dentro do açúcar para a próxima vez. Pincelar uma forma com buraco com rum. Verter o preparado. Deixar arrefecer e, só depois de estar frio, levar ao frigorífico, durante, pelo menos, 3 horas. Eu deixo de um dia para o outro. Acompanhei com caramelo feito na altura e Caju sem sal moído. Eu nesta sobremesa coloco o Caju porque acho que liga muito bem com o rum. Mas enfeitam ao vosso gosto.

Receita do caramelo:
Deixar ferver o açúcar até ficar louro-escuro. Cortar a fervura emergindo o tacho em água fria. Juntar um pouco de água, até ficar líquido outra vez, e gotas de limão. Voltar a pôr ao lume. Quando levantar fervura, está pronto.

Estou no Facebook aqui!