terça-feira, junho 02, 2009

DOCE DE CEREJA



Eu costumo fazer este doce depois do "festival da cereja de Resende". Claro, é quando ela aparece aqui muito mais barata.
Esta receita é a que sempre fiz, é do meu 1º livro de cozinha "12 meses de cozinha" claro que eu não faço as quantidades que vem na receita. Alterei para as minhas necessidades...
Ingredientes:
-2 kg de cerejas já sem caroço
-2 kg de açúcar (uso açúcar amarelo)
-sumo de 2 limões
Retire os caroços às cerejas e envolva-os numa gaze, formando uma boneca. Coloque as cerejas, a boneca e o sumo dos limões num tacho. Leve a lume brando, para deixar sair o sumo, até os frutos estarem macios. Retire a boneca, adicione o açúcar e deixe cozer até obter o ponto desejado. Para mim o ponto desejado é o "ponto de estrada" que é colocar o doce num prato e fazer uma estrada e ela não voltar a unir. Claro que podem passar o doce pela varinha. Eu nunca faço porque adoro encontrar a fruta.
Notas: neste doce convém fazer num tacho bem grande ou na panela da sopa. É um doce que enquanto cozinha vem muito acima e claro senão tem espaço catrapum "fogão sujo" :((( Depois é colocar em frascos estrelizados...

Estou no Facebook aqui!