domingo, setembro 20, 2009

ARROZ DE CABIDELA


Adoro arroz de cabidela, mas comido na minha casa (ou em casa dos meus pais, agora da minha mãe). Nunca consegui comer em restaurantes e afins, Confiar confio, mas confio muito mais em mim. O sangue tenho que saber de onde vem. Não acredito no que se vende em talhos.

Ingredientes:
-350 gr de arroz
-galinha (com o respetivo sangue)
-4 colheres de sopa de vinagre
-água
-azeite
-1 cebola grande
-2 dentes de alho
-1 folha de louro
-meia malagueta
-sal
Já sabem que quando se matar a galinha tem que aproveitar o sangue. Que se deita numa tigela com o vinagre, para não coagular. Faço um refogado com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados, a folha de louro e a malagueta. Logo que a cebola esteja translúcida junto a galinha cortada aos bocados, temperada com sal. Deixo estufar em lume brando. Depois cubro a dita com água tapo o tacho e deixo cozer a galinha. Quando cozida, tiro a galinha e meço o caldo (três vezes o volume do arroz). Assim que levanta fervura junto o arroz e deixo cozinhar quando está "al dente" junto a galinha e o sangue com o vinagre. Tapo o tacho e deixo acabar de cozinhar o que é rápido. O arroz tem mesmo que ficar caldoso e servir de seguida...