sexta-feira, setembro 25, 2009

BACALHAU ESPIRITUAL [O MEU]

A receita de "bacalhau espiritual" sei que há muitas... A verdadeira? (sei lá qual é a verdadeira). Se lermos vários livros de cozinha "cada" um traz a receita verdadeira e sempre diferente uns dos outros! Ok, por isso eu digo o meu bacalhau, pois é como faço há muito e muitos anos.

Ingredientes:
-3 boas postas de bacalhau
-3 boas cebolas
-6 cenouras
-3 carcaças
-leite para demolhar o pão
-1 pacote de natas
-molho bechamel caseiro
-azeite
-sal marinho e pimenta
-queijo ralado

Para a receita deste prato eu uso sempre o queijo que tenha mais seco em casa que neste caso foi queijo Serpa curado que eu coloco na 1,2,3 e pico, nunca uso mozarella. É a única receita que pico a cebola na picadora. Coloco num tacho as cebolas picada com azeite e vou deixando cozinhar em lume baixo.

  Depois junto as cenouras lavadas com casca e picadas na 1.2.3. e deixo envolver na mistura anterior. Junto o bacalhau cru sem espinhas e peles esfarelado. Deixo sempre em lume brando ir harmonizando os sabores. Quando acho que já está ao meu gosto junto o pão demolhado no leite e espremido e picado também na 1.2.3 (isto é que a picadora se fartou de trabalhar):) . Junto o molho bechamel, envolvo bem e tempero com sal e pimenta. Deixo sempre em lume brando harmonizar os sabores. Coloco num tabuleiro de barro. Numa tigela deito as natas e misturo o queijo ralado envolvo bem, e espalho essa mistura por cima. Levo ao forno pré-aquecido (120ºC) até alourar.

Nota: o forno a baixa temperatura vai cozinhando o interior e gratinado por cima. Claro que se colocar a uma temperatura mais alta gratina muito mais depressa mas para mim, claro (!) Perde-se muito em qualidade e sabor, em relação ao interior que é o principal. Ah, e não coloquei a receita do molho bechamel porque no meu blog já se encontra em várias receitas. Mas, também quem gosta de cozinhar e não sabe fazer um bom bechamel? Todo/a(s) ...

P.S. Por favor, não usem o de compra neste receita ok, se por acaso não quiserem procurar a receita no blog, é só pedirem-me que eu dou a receita de novo...

Estou no Facebook aqui!