quarta-feira, setembro 30, 2009

O MEU POLVO NO FORNO COM BATATAS



Eu resolvi fazer o polvo estilo à espanhola...é uma maneira que os espanhóis comem o polvo e que muito me agrada. Só que eles fazem com batatas cozidas sem casca e eu com casca...
Polvo cozido (que eu faço sempre da mesma maneira há muitos anos «foi uma dica de uma peixeira que me deu» corto as pontas dos tentáculos do polvo com uma tesoura e coloco o bichinho dentro da panela de pressão sem água e sem temperos. Fecho a dita e conto 15/20 minutos (conforme o tamanho do polvo) depois de começar a apitar. Desligo e deixo arrefecer dentro da panela.

    Depois retiro e corto em bocados. Esta dica é infalível além que o polvo coze na sua própria água que vai deitando e nunca mas nunca ficou borracha fica macio e suculento.Reservo. Lavo muito bem as batatinhas novas e cozo-as com água e sal. Quando cozidas escorro-as e deixo arrefecer um pouco antes de lhes dar um murro. Num tacho coloco uma boa cebola e 4 dentes de alho picados, 1 pimento vermelho (se for pequeno, se for grande meio) às tiras finas e 3 tomates maduros sem pele e sementes cortados aos quadradinhos, e deito à volta de 200 ml de azeite tempero com sal e pimenta. Levo ao lume sempre em lume baixo e deixo cozinhar. Num tabuleiro de barro coloco o polvo e as batatinhas e cubro com este preparado. Levo ao forno pré-aquecido (200ºC) até ver que foi o tempo suficiente para harmonizar os sabores, que como sabem!  Também tem muito a haver com as quantidades, mas isso só cada um  sabem  as vossa necessidades nas vossas casas...