quinta-feira, abril 22, 2010

BOLO DE CHOCOLATE "BRUTALÍSSIMO"





Mais uma receita da minha amiga Eliete. Só que disse: que eu tinha de baptizar o bolo. OK! Como utilizo muito a palavra "Brutalíssimo", pois é um termo que aprendi com o meu filho, e gosto muito, nem pensei duas vezes! Seguiu para Bingo! Eis o bolo "Brutalíssimo"!

Ingredientes bolo:
-6 ovos
-1 1/2 xícara de açúcar
-1 1/2 xícara de farinha de trigo
-1 1/2 xicara de chocolate em pó (usei o Cacao Sampaka)
-1 colher de chá de fermento
-1 xícara de leite quente

Unto uma forma e polvilho com farinha, reservando de seguida. Bato as claras até ficarem em neve. Quando estiverem em neve junto o açúcar e volto a bater. Vou juntando as gemas sem deixar de bater e junto o leite quente. Depois junto a farinha peneirada com o cacau e o fermento, envolvendo muito bem com a colher de pau (pois, silicone para mim não funciona, sou mesmo do antigamente). Deito numa forma sem buraco e levo ao forno pré-aquecido a 180º C, até o palito sair seco o que é rápido, ok?

Recheio e cobertura:
-250 g de manteiga sem sal
-1 gema
-1 1/2 xícara de açúcar branco fino
-8 colheres de chocolate em pó
-1 pacote de natas
-1 colher de sopa de rum

Bati a manteiga com o açúcar e gema até ficar uma mistura esbranquiçada. Junto o chocolate em pó e volto a bater. Quando estiver tudo muito bem batido, junto as natas e o rum ou essência de baunilha e volto a bater a mistura até estar uniforme. Como faço a minha calda de açúcar: Num tacho coloco 180 g de açúcar, 1,5 dl de água, uma casca de limão e um pau de canela. Levo ao lume e deixo ferver cerca de 1 minuto. Nesta calda junto 1 colher de sopa de rum. Deixo arrefecer e filtro com um passador de malha fina. Agora cada qual faz a sua calda, ok? Abro o bolo ao meio e rego com a calda. Depois, cubro com o recheio e coloco a outra metade do bolo. Cobri com o resto do recheio. É um bolo que quanto mais freco estiver, melhor. Comentário do meu provador oficial (filho): "brutalíssimo".