sexta-feira, novembro 30, 2007

TORTA DE CHOCOLATE





Há muitos anos atrás! Quando os filhos eram pequenos, eu costumava comprar a roupa deles na loja Cenoura. Ia ao cento comercial Castil, que fica na rua Castilho em Lisboa, dentro do centro havia um quiosque no piso debaixo, que se chamava "A LARANJINHA", e tinha sobremesas deliciosas e não só! Eu a amar chocolate o que é que fazia? Comia uma fatia de torta de chocolate. Ao fim de muitos anos, fui descobrir a receita na net. No blog PAPEL DE PAREDE. Claro, que fiz logo. Vamos à receita.

Ingredientes:
-200 gr de açúcar
-6 ovos
-150 gr de farinha
-1 clh de (chá) de fermento
-2 clh de (sopa) de cacau

Recheio:
-2,5 dl de leite
-1 ovo
-2 gemas
-75 gr de açúcar
-30 gr de farinha
-2 clh de (sopa)de chocolate

Cobertura:
-1,5 dl de natas
-150 gr de chocolate em barra

Para fazer a massa:bati o açúcar com os ovos e juntei a farinha, fermento e o cacau. Depois, deitei o preparado para um tabuleiro untado com manteiga e forrado com papel vegetal, levei ao forno a 180ºC, 20 minutos.
Para preparar o recheio: fervi o leite num tacho. Misturei os restantes ingredientes à parte e juntei o leite quente. Seguidamente, levei ao lume, mexendo sempre até engrossar. Desenformei a massa sobre um pano polvilhado com açúcar, e barrei com o recheio. Por fim enrolei a torta e preparei a cobertura levando a lume brando as natas, o chocolate, mexendo sempre até engrossar. Retirei do lume e deitei sobre a torta quando esta já estava fria. Alisei com uma estápula. Decore a gosto.....


Estou no Facebook aqui!