Receita de doce de alperces:
-600 g de alperces-250 g de açúcar amarelo
-2 paus de canela.
Preparação:
Lavei muito bem os alperces e retirei os caroços. Levei ao lume com o açúcar,os paus de canela e 2 colheres de (sopa) de água. Deixei ferver mais ou menos 40 minutos até fazer ponto de estrada. Só deu este frasco e não ficou cheio mas era o que eu precisava para o bolo:)
Comecei a fazer o bolo, a receita pedia uma forma desmontável de 22 de diâmetro a minha têm 25 ou 26. Mas achei que não tinha importância. (Mas tem, por causa da altura do bolo) mas vamos em frente:). O primeiro saiu baixinho, não é que li a receita e percebi que tinha que bater as claras em castelo e juntar o resto do açúcar, a farinha e as amêndoas moídas. Claro as claras foram abaixo juntei ao preparado anterior e levei ao forno. Ficou com 2 dedos de altura, mas não desisti, e lá fiz outro desta vez não juntei a farinha nem as amêndoas. Juntei ao preparado anterior alternando as claras e a farinha com as amêndoas peneiradas e lá foi ao forno pela segunda vez deu certo (sorrisos). No meu forno levou 30 minutos .
Notas: não se percebe nas fotos mas como eu gosto de fazer o doce e encontrar bocadinhos de fruta. Na cobertura eu devia ter passado o doce com a varinha. Mas pensei: Isabel não mexes mais. Bem a receita diz que o bolo 2 dias depois fica melhor. Não deu para experimentar foi-se os dois bolos um com cobertura e outro sem (sim que o fininho também desapareceu). Foi vapt-vupt. Adorei o bolo e o desafio. Agora fica as minhas fotos do meu bolo:)
Para o bolo de chocolate:
-125 g de cobertura de chocolate semiamargo
-100 g de manteiga
-110 g de açúcar em pó
-polpa ralada de 1/2 vagem de baunilha
-4 claras de ovo
-50 g de farinha
-120 g de amêndoas raladas
-5 gemas de ovo
Para preparar o bolo:
1. Para preparar o bolo de chocolate, derreta a cobertura em banho-maria, a 40ºC, e mantenha-a aquecida. Numa tigela grande, bata a manteiga com um terço do açúcar e as gemas até obter uma massa cremosa. Continuando sempre a mexer, junte a polpa da baunilha à cobertura morna. Bata as claras com o resto do açúcar e, juntamente com a farinha peneirada e as amêndoas, incorpore e misture suavemente à massa previamente preparada.
2. Unte o fundo (não o aro) da forma desmontável e espalhe por cima o pão ralado. Recheie a forma com a massa preparada e alise a superfície. Leve ao forno previamente aquecido 180ºC, durante 40 a 50 minutos.
Para o «glacé» de chocolate:
-300 g de açúcar
-100 g de chocolate
-60 g de cacau em pó
-1,25 dl de água
Além disso:
-1 forma ou 1 aro para bolos com 22 cm de diâmetro.
-margarina (usei manteiga) e pão ralado para o fundo da forma
-200 g de doce de alperce
-2 a 3 colheres de sopa de água
3. Para preparar o glacé de chocolate, misture num tacho a água, o açúcar, o chocolate finamente cortado e o cacau em pó e deixe ferver até obter um ponto de fio. Consegue-se este ponto quando o glacé começar a formar fios. Retire do lume, deite numa tigela e, com uma colher de pau, continue a mexer constantemente o glacé, até ficar bastante espesso.
4. Quando o bolo estiver frio, corte-o ao meio, ao longo do comprimento, e barre uma das camadas com o doce de alperce. Coloque a outra camada por cima. Ferva durante alguns minutos o resto do doce com água, passe-o por um passador e, com um pincel, barre uniformemente todo o bolo. Coloque-o sobre uma rede de cozinha e cubra o bolo com o glacé de chocolate, deixando-o a secar.