sábado, março 07, 2009

«BAVAROISE» TRÊS CORES

 Uma das sobremesas que eu fazia muito mas desde que tenho blog não tinha feito. Agora vou tentar fazer as minhas receitas e esta claro, é do livro "Os Doces da Io Apolloni"

Ingredientes:
-6 gemas
-0,5 l de leite
-250 gr de açúcar
-1/2 colher rasa de café de vanilina
-9 folhas de gelatina
-600 gr de natas
-5 colheres de café cheias de café liofilizado
-150 gr de chocolate para derreter

Misturar as gemas e o açúcar num tacho de ir ao lume. Ferver o leite. Pôr de molho as folhas de gelatina em água fria. Deitar o leite quente em fio em cima do preparado das gemas, mexendo sempre com a vara. Pôr ao lume e deixar engrossar sem ferver, misturando sempre. Apagar o lume e juntar a gelatina demolhada, continuando a misturar. Preparar três tigelas: uma com o chocolate triturado; outra com o café liofilizado; outra com a vanilina. Verter o preparado quente do leite quente nas tigelas em partes iguais com a ajuda de uma concha. Mexer os preparados das três tigelas com a respetiva colher de pau, até os ingredientes ficarem bem misturados. Bater as natas bem firmes(não esquecer de pôr o recipiente e as varas 15 minutos antes no congelador) até ficarem bem firmes. Quando o preparado do chocolate estiver frio, juntar 200 gr de natas e guardar o resto no frigorifico. Envolver delicadamente até ficarem bem incorporadas. Molhar uma forma alta com buraco. Colocar o preparado do chocolate e pôr no congelador durante 15 minutos. Repetir a mesma operação com o preparado de café e, por último com o de vanilina. Na última operação, o preparado não vai ao congelador mas sim ao frigorifico durante 5 horas ou até ao dia seguinte. Para desenformar mergulhar a forma em água quente durante sete segundos(meu Deus que precisão!). Abanar com ligeiros movimentos até soltar a bavaroise. Colocar em cima da forma o prato de servir. Com um movimento rápido, inverter as posições. Voltar a abanar com movimentos rápidos e a bavaroise cairá em cima do prato. Se não cair, voltar a virar a forma com o prato, mergulhar novamente na água e repetir a operação.

Pode acompanhar este «bavaroise» com creme inglês de café.

Creme inglês:
-2 gemas
-4 colheres de açúcar
-2,5 dl de leite
-casca de limão
-1 pontinha de 1 colher de café de fécula de batata
-1 pitada de vanilina

Pôr o leite a ferver com a casca de limão. Juntar as gemas, o açúcar e a fécula de batata numa caçarola. Misturar bem durante dois minutos com a ajuda de uma colher de pau. Juntar o leite em fio, não parando de mexer, de forma a não formar grumos. Levar a lume brando, mexendo sempre. Não deixar ferver. Para não haver distrações, o melhor é nunca largar o tacho. Quando a colher ficar velada, está pronto. Retirar do lume. Acrescentar a vanilina e continuar a mexer durante mais um minuto. Filtrar com o passador de malha fina. Depois de arrefecer, guardar no frigorifico. Se acrescentar a este creme café liofilizado, fica creme inglês de café; se acrescentar cacau, fica creme inglês de chocolate. Assim como os outros aromas, aquele que preferir deverá ser misturado simultaneamente com as gemas, o açúcar e a fécula. Este creme é ótimo para melhorar ou acompanhar outros doces...