A definição deste bolo e muito bem é: "imagine-se a comer uma tablete de chocolate com a consistência de uma nuvem. Este bolo permite-lhe concretizar esse sonho!" Retirei a receita daqui!
-1 receita de bolo de manteiga e café
-1/2 receita de ganache de chocolate
-1 receita de molho de caramelo de café
-1 receita de cobertura cremosa de amareto e queijo creme
-1/2 chávena de amendoim sem sal (facultativo) usei amêndoa palitada e levemente torrada.
DE MANTEIGA E CAFÉ:
-180 gr de manteiga
-250 gr de açúcar
-300 gr de farinha
-3 ovos
-1 colher de café de essência de baunilha
-4 colheres de sopa de café solúvel
-2 colheres de café de fermento em pó
-1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
-180 ml de leite
-60 ml de xarope concentrado de café
-sal
Com a batedeira, misture a manteiga e o açúcar a baixa velocidade durante 5 minutos, ou até obter uma massa cremosa. Junte os ovos um a um até estarem bem incorporados, batendo cada ovo durante 2 minutos e acrescente a baunilha. Numa tigela, misture a farinha, o café solúvel, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Junte metade desta mistura ao preparado anterior e bata durante 30 segundos, acrescente o leite e bata mais 30 segundos. Adicione o resto da mistura e, por fim, o xarope de café, mexendo mais 30 segundos. Verta o preparado em 2 formas iguais previamente untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 45 a 50 minutos. Para saber se está cozido, pressione um dedo sobre a massa do bolo: se voltar à posição inicial, está pronto.
XAROPE CONCENTRADO DE CAFÉ INSTANTÂNEO:
Para 1 chávena
-100 gr de açúcar
-35 gr de café instantâneo
-1 dl de água
Coloque o açúcar, o café e a água numa caçarola e misture com uma espátula. Aqueça em lume brando. Quando levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e mantenha a fervura mais uns 4 ou 5 minutos. O liquido deve espessar e ficar reduzido a meia chávena.
GANACHE DE CHOCOLATE PRETO:
Para 1/2 chávena:
-110 ml de natas espessas
-220 gr de chocolate preto
Aqueça as natas até levantarem fervura e verta-as sobre o chocolate. Misture com um garfo para derreter o chocolate e obter uma mistura homogénea. Coloque no frigorífico até espessar o suficiente para ser utilizado como cobertura.
MOLHO DE CARAMELO DE CAFÉ:
Para meia chávena:
-50 gr de açúcar amarelo
-55 ml de natas
-3 colheres de sopa de café expresso ou concentrado
-1 colher de sopa de manteiga
Deite o açúcar, as natas e o café numa caçarola e leve ao lume. Quando começar a ferver, mexa durante 1 minuto. Apague o fogão, adicione a manteiga, misture bem e deixe arrefecer.
COBERTURA CREMOSA DE AMARETTO E QUEIJO CREME:
Para 2 chávenas:
-45 gr de manteiga
-115 gr de queijo creme
-300 gr de açúcar em pó
-2 colheres de sobremesa de café solúvel com sabor a Amaretto
-1 colher de sopa de Amaretto
-1 colher de café de essência de baunilha
-1/2 colher de café de essência de amêndoa
-sal
Bata a manteiga e o queijo-creme com a batedeira a uma velocidade baixa durante uns 5 minutos, de forma a obter uma mistura cremosa. Junta o açúcar em pó e continue a bater, à mesma velocidade, durante mais 2 minutos. Misture o café, o licor e as essências e junte-as muito lentamente ao creme, para a manteiga não coalhar. Bata mais 2 minutos e o creme fica pronto. Agora vamos à montagem do bolo, uma das melhores partes...
Corte os bolos ao meio. Coloque uma camada de bolo num prato de servir e unte-a com ganache de chocolate e, depois com molho de caramelo de café. Distribua por cima uma parte de amêndoas. Proceda da mesma forma com o resto das camadas de bolo. A última camada deverá ser coberta com o creme de Amaretto e queijo-creme. Com um pouco de ganache que reservou numa seringa de pasteleiro e decore o bolo ao seu gosto. Mantenha o bolo à temperatura ambiente e sirva.
Pronto já sei, vão dizer: só o trabalho?!?! Mas digo: se lerem com atenção a receita o bolo é feito por partes, depois é só montar o bolo. Digo já o fiz várias vezes uma delas foi ESTE