sábado, setembro 12, 2009

FRANGO DO CAMPO ASSADO



Esta receita retirei daqui, que como sabem eu tenho mesmo paixão pelo "meu" Jamie. Pela maneira divinal que elabora os pratos (com o uso de especiarias) mas a ligarem todas na perfeição!!! Não a fazer uso das ditas indiscriminadamente como eu vejo por aqui ( blogosfera)...que eu quando vejo as receitas até me benzo (a que é que aquilo saberá???) ok, há gostos para tudo:). Como pessoas a falarem mal do Jamie a dizer que o jovem nem cozinha por ai além, não é asseado,etc,etc. E eu a ver que essas pessoas que falam (escrevem) é que deviam ir tirar um cursito de cozinhar (ou ler um livro de cozinha só mesmo de receitas básicas) porque elaboradas também não conseguiam!!! Vamos à receita...
Ingredientes:
-1 frango do campo (ok,o meu eu não sei se é, pelo menos paguei como se fosse)
-azeite
-sal marinho e pimenta preta acabada de moer
-6 folhas de louro
-3 dentes de alhos com casca inteiros (eu esmurrei)
-1 limão partido ao meio (usei 2 e parti em quartos)
Pré-aqueça o forno a (190ºC). Esfregue o frango com azeite, tempere com sal e pimenta, e recheie com as folhas de louro, o alho e as metades de limão (eu usei os alhos e os quartos de limão). Ponha num tabuleiro e asse em forno pré-aquecido durante 1 hora e meia. a meio do tempo, deite mais alguns dentes de alho, metades de limão (usei quartos de limão) e pés de ervas no tabuleiro (usei alecrim), regue a carne com o molho e volte a pôr no forno.
Notas:este frango é (uma variação do frango (.......) que muitas pessoas fazem com o limão naquele "sitio" e catrapúm com uns caldos ). Só que este é simplesmente divinal...

Trata-se de um homem com um amor infantil pela comida...Ele deixa cair comida no chão, mas usa-a na mesma. Compra discos. Faz parte de uma banda. Não gosta de pão integral. Desliza pelos corrimões. Acima de tudo, ele recita para o público receitas de grande simplicidade e impacto com um ceceio" (Observer)

"O chefe roqueiro, cujo estilo descontraido deu ao tradicional universo da culinária uma merecida palmada de luva branca." (GQ)

"Das saladas aos assados, das sobremesas às massas, ele criou uma série de receitas simples, deliciosas e bonitas que combinam sabores fortes com ingredientes frescos. Ao mesmo tempo evita o calão de culinária e processos complicados e demorados...despretensioso, carismático, conhecedor e apaixonado por comida." (Food and Wine Magazine)