segunda-feira, outubro 19, 2009

ORELHA DE PORCO [PETISCO]




Este é daqueles petiscos que eu troco por qualquer manjar. A filha é como eu adora já o filho brrrr nem cheirar. Ok, então segue para bingo.

Ingredientes:
-1 orelha de porco
-5 dentes de alho
-1 molho de salsa (há quem utilize coentros mas eu apesar de adorar os ditos acho que retira muito o sabor à orelhita. Estilo "sabe mais a coentros do que a orelha"
-1,5 dl de azeite
-sal e pimenta
-30 ml de vinagre
Começamos por fazer a higiene ao bichinho. Eu sou um pouco (ou muito)maníaca com a limpeza do dito. Começo por lhe fazer a barba com uma gilete (daquelas de se usar e deitar fora, o que tenho sempre para este efeito). Depois não satisfeita catrapúm lume com o bichinho para chamuscar mesmo tudo. Raspo a orelha e lavo muito bem. Cozo na panela de pressão com sal. Quando começa a apitar deixo 20 minutos. Depois deixo arrefecer. Quando está fria corto em quadradinhos pequenos e reservo (o deixar arrefecer as meninos/as sabem porquê, certo? Claro, porque se corta a orelha quente desfaz-se toda e a cartilagem fica sem carne. Fica tudo separado e feinho). Agora num tacho pico os dentes de alho a salsa e junto o azeite. Quando começa a aquecer o azeite é juntar logo a orelha cortada e envolver muito bem e rápido. Depois junta o vinagre de uma só vez e envolve é só mesmo deixar harmonizar os sabores.

Notas: a água de cozer a orelha congelei para depois fazer uma feijoada.