domingo, outubro 11, 2009

PETINGA ASSADA COM AÇORDA DE PIMENTOS


Adoro sardinhas assadas grandes, médias e petingas. Mas nunca faço em casa quando me apetece vou comer as ditas fora. Mas numa volta pelo super vejo umas embalagens com as petingas tão fresquinhas e as malandras riram-se logo para mim... Ok, pensa Isabel como vais fazer? Bem a ideia que me saiu foi colocar o grelhador da TEFAL na varanda colocar uma extensão e fechar a porta da varanda para o cheiro não entrar. (Sim, porque o meu problema em casa é mesmo esse o "cheiro". Mas vamos à receita:

Fiz primeiro a açorda. Num tacho piquei uma cebola e três dentes de alho e levei ao lume com azeite. Quando a cebola ficou translúcida juntei 1/2 pimento vermelho e 1 verde pequeno limpo e cortado em tiras deixei em lume brando e deixei suar até murchar o pimento. Nessa altura juntei o pão escuro que tinha reservado de molho em água quente. Temperei de sal e pimenta e juntei salsa picada e envolvi tudo muito bem e deixei cozinhar até estar harmonizado os sabores. As petingas salguei-as na altura que liguei o grelhador para aquecer (o que quer dizer é vapt-vupt). Quando o dito está quente é só colocar as sardinhitas e já sabem é mesmo vapt-vupt...

Nota: ok,fiquei satisfeita pelas sardinhas e porque a casa não ficou a cheirar a sardinhas. Que como sabem depois de barriga cheia o cheiro torna-se insuportável...(estes é daqueles petiscos que fiz para mim que adoro. Claro os filhos nem o cheiro). As embalagens tinha 1/2 kilo o que para mim ui,dá para muito então resolvi arranjar o resto das sardinhitas e fazer uma receita que queria experimentar...

Estou no Facebook aqui!