terça-feira, janeiro 05, 2010

ARROZ DE POLVO



Resolvi cozer este polvo com a dica que o Alexandre me deu. Que é muito diferente da minha maneira de cozer polvo. Então é assim: depois de lavar o polvo muito bem coloca o dito no tacho com uma cebola descascada e com 4 cravinhos espetados. Cobre com água e leva a cozer até estar macio. Claro que leva mais tempo que da maneira que eu cozo na panela de pressão. Mas eu como gosto de aprender novas técnicas adorei a experiência de cozer o polvo no tacho. Digo, e muito me agradou a textura do polvo cozido desta maneira. Quando cozido, como era para fazer um arroz ecoei a água por um passador de rede fino.(Em questão está não apanhar nenhum cravinho)... Num tacho piquei uma cebola e levei ao lume com azeite até a dita estar translúcida. Juntei o polvo e a água de cozer o dito (o dobro do arroz) e quando começou a ferver juntei o arroz e deixei cozinhar. Quando estava "quase"apaguei o lume e tapei o tacho e reservei 5 minutos antes de servir. Claro, que no meu prato coloquei um pouco de coentros picados como gosto.

 Notas: eu congelo sempre o polvo antes de cozer. Agora em relação ao sabor do cravinho eu e filha achamos fantástico. O filho disse que gostava mais do sabor do dito da maneira que eu cozo. Ah e não usei sal, não por me ter esquecido e sim porque este polvo foi pescado por um pescador conhecido que quando apanha telefona logo. Como é muito fresco apesar de eu congelar sempre antes de cozer o sabor dele é muito mais salgado do que os que eu compro nas peixarias...

P.S. Alexandre um muito obrigada por estas dicas.