segunda-feira, fevereiro 15, 2010

BOLO DE CHOCOLATE COM NOZES E AMÊNDOAS









Ai, ai, já nem sei o que diga! OK, é só mais uma receita do "meu" Jamie Oliver, que é "brutalissima"... É um bolo de chocolate delicioso. e com uma textura muito diferente. Só tem um pormenor da receita esqueceram-se de colocar a quantidade de açúcar, mas claro que eu olhando para a quantidade dos ingredientes fiz as minha contas e usei 220 g de açúcar o que achei suficiente. Quem tem este livro vai reparar na receita, ok? Eu coloco a foto da receita do livro.

Este é a melhor receita para bolo de chocolate com frutos secos. No dia seguinte experimente esfarelá-lo por cima de gelado e deite por cima um café expresso pequeno. Eu faço sempre este bolo numa forma de cheesecake ou de mola, ou então faço doses mais pequenas naqueles tabuleiros de queques, mas pode usar qualquer outra forma bem untada e polvilhada de farinha.

INGREDIENTES:
-150 g de amêndoas sem pele
-150 g de nozes moídas finamente
-300 g de chocolate de cozinha da melhor qualidade (70% de cacau)
-1 colher de chá de cacau em pó da melhor qualidade
-255 g de manteiga
-6 ovos grandes, gemas e claras separadas
-sal
Aqueça previamente o forno a 190ºC. forre o fundo de uma forma de 2o ou 25 cm de diâmetro com papel sulfurizado ( eu não sabia que papel era este foi de vegetal e saiu na perfeição,ok,) antes de untar o fundo e os lados da forma com manteiga e polvilhá-los com farinha (polvilhei com cacau). Ponha os frutos secos num robô de cozinha e triture até estarem bem moídos. Acrescente o chocolate e o cacau em pó e triture mais 30 segundos para partir o chocolate. Deite numa tigela e reserve.

Deite a manteiga e o açúcar no robô (eu fui de colher de pau) e bata até obter uma massa fofa e esbranquiçada. Agora junte as gemas, uma a uma, e depois, misture o chocolate e os frutos secos. Noutra tigela bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Envolva-as delicadamente na mistura de chocolate, manteiga e frutos secos. Deite a massa na forma. Coza no forno aquecido cerca de uma hora (o meu levou 50 minuto). Para ver se o bolo está cozido enfie um palito durante 5 segundos, quando o tirar deve estar limpo.