quinta-feira, abril 15, 2010

O MEU ALMOFARIZ






Pois… E já tenho o meu almofariz do Jamie Oliver, e mais: sem sair de cá.
Como sabem eu queria um almofariz de pedra, grande, igual ao que o Jamie usa. Pequenos já tinha visto, mas não estava interessada.
Porém, numa das minhas visitas ao Almada Fórum, encontrei o dito e tão desejado almofariz. Fantástico, e é mesmo giro. Realmente, o Jamie deve ter recebido as minhas mensagens telepáticas...
O significado e a origem do termo “almofariz”.
O almofariz é o equivalente, em tamanho pequeno, ao pilão ainda em uso na Ásia, África, América Central (em especial o México) e nos Estados Unidos (por influência de imigrantes) para moer especiarias ou ervas frescas para fins culinários; e a instrumentos cavados em pedras também de tamanho relativamente grande usados por muitos povos, geralmente para moer cereais. Os índios da América do Norte cavavam estes almofarizes em rochas (fixas), geralmente utilizados por seguidas gerações, e onde ainda hoje se podem ver. Em África são feitos de madeira.
De entre os vocábulos que os árabes nos legaram, a grande maioria é facilmente identificável, pois começa pelos prefixos al- (correspondente ao artigo definido árabe o) ou od- (que significa rio). Todas as palavras cuja primeira sílaba seja al são de origem árabe, mas aquelas em que al não forme uma sílaba, podem ter uma raiz distinta (Alentejo).