sexta-feira, abril 16, 2010

FRESSURA ESTUFADA COM ERVILHAS SALTEADAS


Lá veio mais um borrego do Alentejo.

Agora que conhecem o caminho para casa da Isabel, não querem outra coisa. Eu, claro que agradeço pois, só assim, posso comer borrego com este sabor que só o caseiro tem. A fressura claro que também vinha, para grande alegria minha. Pois, é verdade! Só eu é que gosto. Já tinha feito arroz de fressura, desta vez resolvi estufar.

Começa-se por lavar e arranjar a fressura. Esfrego muito bem os bofes com sal em várias águas até deixar de sair sangue. Espremo e corto em bocadinhos pequenos, fazendo o mesmo ao fígado e rins, depois de os ter aberto ao meio e retirado as películas exteriores e todas as nervuras interiores. Faço uma vinha-de-alhos com sal, alhos, louro e vinho tinto. Deixo nesta marinada durante 24 horas. Num tacho, pico uma cebola e junto azeite. Quando a dita está translúcida, junto a fressura e deixo fritar. Junto a vinha-de-alhos e deixo cozinhar sempre em lume brando. Vou juntando água sempre que acho necessário até estar cozinhado. Como era para mim, servi com umas ervilhas salteadas. Mas, o acompanhamento é ao vosso gosto.

Estou no Facebook aqui!