sexta-feira, fevereiro 18, 2011

CHANFANA DE FRANGO DO CAMPO



Chanfana os meus filhos adoram mas, só mesmo o tempero! Pois cabra, cabrito ou borrego nem cheirar quanto mais ver...Então eu resolvo o problema fazendo o mesmo tempero da chanfana só altero o ingrediente principal, faço com qualquer carne menos com o que não gostam! Pois nunca obriguei filho nenhum a comer o que não gostam! Vamos à receita.

Num caçoilo de barro preto coloquei um frango do campo cortado aos bocados, juntei sal marinho, um pouco de piripiri, 1 ramo de salsa inteiro, 5 dentes de alho com pele esmurrados, 1 cebola cortada aos quartos, 3 cravinhos, 2 folhas de louro, 2 colheres de (sopa) de banha, azeite e junto um bom vinho neste caso foi um da Bairrada até cobrir a carne. Deixei nesta marinada 8 horas. Depois levei ao forno a 120ºC durante 1 hora, ao fim dessa hora aumento o calor para 200ºC até acabar de assar. Que como sabem sendo frango do campo é rápido. O mesmo já não acontece com o borrego (que eu fazia) ou com a malvada cabra que só fiz uma vez quando tinha 17 anos e disse: nunca mais...o cheiro da cabra brrrrrrrrrrrrrrrr enjoei, nem vê-la quanto mais cheirar... Mas, a verdadeira chanfana não tenham dúvidas que é mesmo com cabra eu sei!! Várias carnes

Notas: agora já sabem! O meu frango foi do campo, mas, é daqueles de aviários de 5 estrelas, pois sendo bastante mais caro que os outros frangos só podem ser de cinco ou seis, ou sei lá!

"Viva hoje !
Arrisque hoje !
Faça hoje !
Não se deixe morrer lentamente !
NÃO SE ESQUEÇA DE SER FELIZ"
Feliz...Feliz... Arriscar é Fazer, para Viver Feliz !!!!"

[Pablo Neruda]