sexta-feira, novembro 25, 2011

FRANGO FRITO À MODA DOS ARCOS





Veio-me há memória um frango frito que a minha saudosa mãe fazia muito quando eu era mais nova! Fritava o frango que ficava crocante, seco sem gordura e com um sabor fabuloso...Este nem de longe nem de perto é o frango da minha mãe, mas que ficou uma pequena maravilha ficou! Retirei a receita de um dos meus livros "Cozinha Regional Portuguesa" de Maria Odete Cortes Valente.

Ingredientes:
-1 frango com 1,250 Kg
-4 dentes de alho
-sal marinho e pimenta (usei preta em grão)
-3 colheres de (sopa) de vinagre
-225 g de banha (usei azeite)

Corta-se o frango aos bocados, tempera-se com o pasta. Os dentes de alho, pimenta e sal, pisados no Almofariz até fazer um (pasta). Depois borrifa-se com o vinagre. Deixa-se temperado de um dia para o outro. Depois coloca-se num tacho a banha (azeite) e leva-se ao lume. Quando quente, deitam-se 2 ou 3 bocados de frango e fritam-se em lume brando. Colocam-se então em papel absorvente. Servem-se com salada de agriões e bagos de romãs...

Notas: como foi um comer de mulheres (eu e filha) servi só mesmo com a salada. Pois, se o meu filho estivesse, teria que fazer mais algo para acompanhar. Temperei o agrião com umas pedrinhas de flor de sal, azeite e umas gotas de vinagre balsâmico. Só depois coloquei os bagos de romã que deu um sabor fantástico a uma simples salada de agrião.

P.S. Há uma semana recebi um email da Márcia, que me encheu o coração de ternura. Pois uma jovem de 18 anos a escrever-me e a (escrever) estas palavras, só digo:muito obrigada Ruru! E continuo com a minha "máxima" tudo o que façamos na vida com o ingrediente AMOR, vale SEMPRE a pena(...!) Mesmo que no nosso percurso de vida encontremos pedras. "Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
[Fernando Pessoa]
Há que seguir sempre em frente, pois em frente é que é o caminho. Já me dizia a minha avó.

"Olá, boa tarde,

O meu nome é Márcia. Tenho seguido o seu blogue à uns meses e todos os dias fascino-me com o seu trabalho.
Queria agradecer-lhe porque muito do que aprendi foi a partir do seu blogue (mal ía para a cozinha) e agora estou sempre a roubar a cozinha ao meu pai para experimentar as suas receitas.

Vi o seu post sobre a sua mãe e antes de tudo, sinto muito. Mas ela está no céu e acredite que lá está bem e a sorrir para si. Também perdi um avô emprestado (marido da minha avó paterna) morreu de cancro à 3 semanas e meia. A pior visão foi tê-lo visto a morrer aos poucos mas, sei que agora está junto de Deus, num lugar melhor.

Força :) continue com o seu blogue porque inspira muitas pessoas e meninas como eu que odiavam a cozinha e agora é a minha melhor amiga. A vida continua e acho que não se pode abater porque o melhor presente que deve dar à sua mãe é continuar com o que gosta de fazer e em certa parte colocar um pouco dela em tudo o que faz.

Bem, tenho de terminar. Só quero dizer que me tornei mesmo uma fã sua e do seu blogue e que desejo tudo de muito bom para si e não desista :) hoje pode estar a chover mas amanhã brilhará o Sol lá fora.

Beijinhos."

Transcrevi o email na totalidade, pois pedi à Ruru se o podia fazer. Além que esta Princesa tem um blog que é uma pequena delícia...Wrote your Dreams .

"Quando se aprende a amar,o mundo passa a ser seu."

[Renato Russo]