sexta-feira, maio 02, 2014

LOMBO DE PORCO RECHEADO [MAIS UM]






Podia colocar um nome todo "pomposo" ao meu lombo :) mas é só mais um lombo recheado com a minha inspiração da altura... Então vamos tratar de chamar os bois pelos nomes como a minha avó dizia. Lombo de porco recheado, vamos ver como fiz:

Comprei um lombo de porco que pedi ao talhante para fazer o favor de o abrir pois seria para rechear.

Na 1, 2, 3 piquei ameixas pretas sem caroço, 2 cenouras cruas e 1 mão cheia de amendoins sem sal. Deitei essa mistura numa tigela. Juntei 1alheira sem pele, temperei com um pouco de sal marinho e pimenta preta moída na altura. Envolvi muito bem a mistura (foi de mãos) mas se não gostam de sujar as ditas utilizem um garfo, colher de pau, o que gostarem mais, é preciso é que a mistura fique homogenia.

Coloquei o lombo aberto na banca da cozinha ao qual cobri todo com presunto. Coloquei o recheio (mistura que tinha feito) e enrolei o lombo como se fosse uma torta. Atei com cordel de cozinha, não fosse o recheio armar-se em chico esperto e fugir :). Coloquei o lombo num tabuleiro de barro com o fundo untado de azeite. Polvilhei com pimenta preta moída na altura e reguei com 1 c. de sopa de azeite. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC. Fui regando com o molho que se formava (a própria gordura da carne e a gordura da alheira) daí eu não utilizar mais gordura nem líquido nenhum. Quando a carne estava assada juntei castanhas congeladas que envolvi-as muito bem no molho da carne só depois coloquei o tabuleiro de novo no forno para assar as ditas. Servi com uma salada.

P.S. Peço imensa desculpas da qualidade das fotos, mas foi naqueles dias que não estava para ali virada, também tenho desses dias :)...

"O passado é história, o futuro um misterio e o presente uma dadiva."
(Provérbio Chinês)