quinta-feira, novembro 27, 2014

CHEESECAKE RED VELVET



Tinha de fazer uma sobremesa, lembrei-me deste cheesecake que numa das minhas esperas num consultório, estando a passar uma vista de olhos pelas revistas vi esta receita. Ok, podia rasgar a folha como vejo muito boa gente fazer. Não consigo, sou chatinha, agarrei no meu bloco de apontamentos e copiei a receita que achei interessante e não me enganei, pois o filho gostou e muito!



Ingredientes:base
-150 g de bolachas oreo
-70 g de manteiga
-50 g de açúcar (não utilizei)
-1 pitada de sal



Ingredientes:
-800 g queijo creme
-250 g de açúcar
-1 c. de sopa de sumo de limão
-1 c. de baunilha liquida
-2 c. de farinha
-1 c. de sopa de cacau
-1 c. de sopa de corante gel vermelho
-3 ovos (usei grandes)

Na 1, 2, 3 picar as bolachas até ficar em pó. Numa tigela coloca as bolachas moídas, sal, açúcar (não utilizei) e a manteiga derretida. Mistura tudo muito bem e forrar uma forma redonda com a mistura. Leva ao forno pré-aquecido a 180ºC. durante 10 minutos, ao fim desse tempo retira do forno e deixa arrefecer. Bati o queijo, açúcar, limão e baunilha durante 5 minutos. Adicionei a farinha e de seguida os ovos 1 a 1 e bati sempre entre cada adição. Dividi o creme em duas tigelas numa deixei o creme branco, na outra metade coloquei o cacau e o corante até a mistura ficar vermelha. Coloquei uma parte do creme branco na forma previamente forrada com a mistura das bolachas, depois coloquei a mistura vermelha, voltei a colocar a mistura branca e por cima coloquei duas colheres de sopa da mistura vermelha, e com um garfo fiz enfeites. Levei a forma ao forno em banho-maria a 180ºC. Durante 1,20 h.

Notas: Ao ler a receita pensei fazer o cheesecake na forma de mola, mas ao continuar, vi que não dava pois tinha que ir ao forno em banho-maria. Fiz numa forma redonda tamanho 27 cm de diâmetro. Cozeu perfeitamente, depois retirei do forno e deixei arrefecer na forma. Quando frio desenformei e saiu perfeito. A minha opinião é só uma na próxima vez que fizer, vou utilizar uma forma de diâmetro inferior, pois acredito que fique mais alto e bonito. Não utilizei o açúcar na base, pois acho que as bolachas já têm o açúcar q.b.

"Rugas, são como os rios numa floresta. Trazem beleza, tranquilidade e definem os caminhos. São a comprovação que houve uma vida repleta de diferentes momentos".
(Luiza Gosuen)