segunda-feira, fevereiro 08, 2016

LOMBO DE PORCO COM COMINHOS E HARISSA


Como o filho gosta e muito de lombo de porco, resolvi fazer, mas inovar (se é que há algo para inovar) mas seguindo para bingo, vamos ver como fiz.


Cortei um lombo de 1,200 kg em cubos e coloquei dentro de um saco de plástico grande (de congelar) adicionei sal marinho (não muito, é ao gosto, eu utilizando ervas aromáticas ou especiarias, é quase nulo a quantidade que utilizo), 1 c. de sobremesa de cominhos em pó, 1 c. de chá de Harissa,  1 c. de sobremesa de coentros em grão que moí na altura e pimenta preta moída na altura. Envolvi muito bem (dei uns abanões ao saco) :) e deixei descansar durante 1 hora. Ao fim desse tempo deitei 2 c. de sopa de azeite num tacho grande quando quente juntei os cubos, e deixei selar a carne (fui virando), quando os cubos de carne estavam louros retirei e reservei. No tacho que selei a carne juntei uma cebola cortada às rodelas e deixei cozinhar até estarem translúcidas mas castanhas (pelo tempero da carne) :) e adicionei um copo de vinho branco, envolvi e adicionei a carne reservada, envolvi muito bem e deitei a mesma com o molho num caçoilo de barro preto que levei ao forno a 180ºC, durante 1 hora.

Notas: Peço imensa desculpa, de não haver fotos no prato, mas o caçoilo foi para casa do filho, e fico sem tempo e vontades de fotos. Mas estou a partilhar, pois as fotos não fazendo jus à receita, quem me segue merece a partilha. :)


"Orar, não é pedir!
  Orar é a respiração da Alma!"

   (Mahatma Gandhi)