quinta-feira, fevereiro 02, 2017

CARACÓIS





Desde criança (o que já lá vai meio século)😍  sempre gostei de caracóis, era um bolo que me dava prazer estar a desenrola-lo e ir comento pela ponta do bolo, saboreava cada bocadinho, quando chegava ao meio do bolo, parece que tinha atingido o "Everest"😏 claro nessa altura nem se falava nem sabia o que era, mas lembro-me o que sentia, que adorava e continuo a adorar comer os caracóis assim. Continuo. Resolvi fazer, com a receita do meu livro "Doze Meses de Cozinha", só alterei um pouco não utilizei passas e nozes, nem cobri com o glacê, preferi polvilhar com açúcar em pó, só para lhe dar um ar mais de festa. Gostei e a filha igualmente, receita a repetir, apesar que os que eu comia/como era/é um estilo de massa meio folhada, esta massa é mais brioche. Vamos à receita.


Ingredientes:
-375 g de farinha Branca de Neve
-50 g de manteiga/margarina (usei manteiga)
-6 g de fermento de padeiro
-sal
-2 gemas
-2,5 dl de leite (aprox.)
-açúcar
-frutas cristalizadas (usei já cortadas aos quadradinhos)
-passas (não usei)
-nozes (não usei)
-glacê (usei açúcar em pó)



Peneire a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] para uma tigela. Faça uma cova no centro e deite nela as gemas, a manteiga derretida, uma pitada de sal e o fermento de padeiro dissolvido num pouco de água morna. Misture estes ingredientes com uma colher de pau e comece a trabalhar a massa, adicionando, a pouco e pouco, o leite tépido açucarado até a massa adquirir a consistência desejada e formar bolhas à superfície. Cubra a massa com um pano e deixe-a levedar, em local aquecido. até dobrar de volume.
 Depois de a massa ter levedado, junte-lhe uma porção de frutas cristalizadas cortadas em bocadinhos, passas e nozes grosseiramente picadas (não usei, nem passas nem nozes). Enrole a massa num rolo comprido e apertado. Corte o rolo em fatias com cerca de 50 g cada uma (não pesei, foi mesmo a olho), coloque-as num tabuleiro untado e polvilhado com farinha (usei papel vegetal). Pincele a superfície com manteiga derretida e gema de ovo e deixe levedar mais 20 minutos.
 Leve a cozer a forno quente durante cerca de 20 minutos (180ºC, foi a temperatura que utilizei).
 Depois de frios pincele os caracóis com glacê (não utilizei, polvilhei com açúcar em pó).

Nota: Eu ao contrário do que a receita diz, estendi a massa em rectângulo. Pincelei com a manteiga derretida, polvilhei com açúcar mascavado, canela e as frutas cristalizadas. Enrolei estilo uma torta, e cortei em fatias mais ou menos iguais, nem sei se tinha 50g, se tinha 1 ou 2 dedos de espessura, foi mesmo a olho. Coloquei os caracóis no tabuleiro forrado com papel vegetal e deixei levedar em local aquecido mais 35 minutos, pincelei com gema de ovo e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos. Deu 12 caracóis.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica