quarta-feira, janeiro 07, 2009

BOLO REI



Este bolo foi um amigo que me deu a receita!!! Diz que é o melhor bolo rei (claro ele a fazer). Agora já sei no meu forno não posso colocar no máximo como ele disse. O próximo vou fazer a 180ºC. O bolo realmente é mesmo bom só achei pouco doce mas fica fofinho durante dias!!! Não se riem mas esqueci-me do buraco do dito; e claro que pela cor já notaram que ele se viu negro para sair do forno. Vamos lá à receita.

Ingredientes:
-1 kg de farinha
-250 gr de margarina
-250 gr de açúcar 
-8 ovos
-1 ovo (para barrar)
-70 gr de fermento de padeiro
-2 dl de leite (para amassar o fermento)
-1 pitada de sal
-1 limão (sumo)
-1 cálice de vinho do Porto
-frutas secas (nozes, pinhões, amêndoas cortadas miúdo)
-frutas cristalizadas (para decorar)

Preparação:
Amassar o fermento com um pouco de farinha e o leite morno, deixar levedar por algum tempo (até dobrar de volume). Amassar a restante farinha com o açúcar a margarina os ovos e o vinho do Porto. O fermento previamente levedado, depois de tudo muito bem amassado até levantar bolhas, (foi a parte que mais adorei a mão na massa) . Juntar as frutas secas que foram previamente cortadas e amassar mais um bocado. Deixar levedar por 3 ou 4 horas em lugar quente (levou 3 horas). Formar uma bola com a massa e fazer um buraco no meio (pronto esqueci-me só me lembrei quando estava no forno, já a meio da cozedura). Colocar o bolo-rei num papel vegetal previamente barrado com margarina, decorar a gosto e barrar com gema de ovo, e levar ao forno bem quente durante 30 minutos. Quando o bolo estiver cozido barrar com geleia ao gosto de cada!!! Eu barrei com geleia de marmelo que uma amiga me tinha oferecido.

Notas: está-se mesmo a ver que o meu forno é turbo!!! Para a próxima coloco a 180ºC e chega perfeitamente 20 minutos....

Estou no Facebook aqui!