quarta-feira, novembro 19, 2008

CALDEIRADA DE TAMBORIL



Os filhos peixe com espinhas e por cima em caldeirada mandam-me comer a mim! Resolvi fazer para mim.
Ingredientes
-1 kg de tamboril
-2 sardinhas
-6 batatas médias
-2 cebolas grandes
-metade de 1 pimento vermelho
-metade de 1 pimento verde
-4 tomates grandes maduros
-azeite
-de vinho branco
-1 molho de hortelã
-sal marinho e piripiri

Num tacho de barro coloquei as minhas pedras (sim umas pedras que já me acompanham à muitos anos da praia) porque uma vez uma peixeira da Ribeira disse-me a caldeirada não se mexe!!! E foi ela que me deu esta dica. Claro, a Isabel como é bem mandada (só às vezes) foi logo nessa altura buscar as ditas à praia .Lavou-as muito bem e ferveu em água por 3 vezes. Depois das ditas coloco rodelas de cebola , batata, peixe, tomate e os pimentos e vou alternando por esta ordem até acabar os ingredientes. No meio do tacho coloco as duas sardinhas (é que eu acho que as sardinhas dão um gosto bom demais a qualquer caldeirada. Coloco o sal, piripiri, azeite e o vinho branco. Tapo o tacho e quando começar a ferver é só 15 minutos desligo e deixo apurar com o tacho tapado. Como sabem o barro mesmo depois de apagado ainda fica a cozinhar!!! Agora uma nota positiva este tamboril comprei Jumbo uma embalagem congelada e até a um preço muito saboroso!!! Vim desconfiada mas só vos digo é mesmo bom e as espinhas saem todas inteiras.