sábado, outubro 03, 2009

O BOLO DA ISABEL






Ok, acho que já merecia colocar o meu nome a uma invenção minha...Como sabem? Eu congelo as claras, sempre quando sobram das sobremesas, gelados etc. Tinha 8 claras congeladas 5 num saco e 3 noutro. Resolvi o problema e fui para as minhas invenções que até têm saído na perfeição e esta foi mais uma...

Ingredientes para o bolo:
-5 claras
-200 gr de miolo de amêndoa sem pele e moído
-150 gr de açúcar

Bati as claras em castelo firme juntei o açúcar e bati até fazer estilo «merengue» juntei a amêndoa e envolvi com a vara de arames. Levei a cozer numa forma de bolo inglês untada e forrada com papel vegetal e de novo untada. Em forno pré-aquecido (180ºC) durante 20 minutos (ok, já sabem o teste do palito a cozedura difere sempre de forno para forno). Deixei arrefecer dentro da forma. Depois cortei transversal o bolo em 3 partes e barrei cada uma delas com o meu doce de laranja e fui sobrepondo quando coloquei o topo fiz um merengue com as 3 claras que tinha reservadas e com 100 gr do meu açúcar baunilhado e passado na 1,2,3 até fazer açúcar em pó. Cobri o bolo com o merengue e levei ao forno a lourar...

Notas: as Rainhas do Lar têm um bolo que eu já fiz, se ouve a música insensatez enquanto nos deliciámos-nos com o bolo, diz: que é bom demais. Ok, eu também sou a Rainha da minha casa e coloquei uma música que amo e digo a comer o bolo e a ouvir esta música para quê mais? Para se ser feliz (momento)...



Estou no Facebook aqui!