sábado, dezembro 05, 2009

BISCOTTI AROMATIZADOS



Os canticcini, o nome por que estes biscoitos são conhecidos em Itália, são um dos preferidos para depois das refeições. São molhados no café ou no «vin santo», vinho que é servido com a sobremesa. São de comer e chorar por mais.

Ingredientes:
-100 g de farinha
-75 g de açúcar
-1/2 colher de chá de fermento
-1/4 de colher de chá de extrato de baunilha
-raspa de 1 limão
-1 ovo e outro para dar brilho
-raspa de 1 laranja
-1 pitada de sal
-1/2 colher de sopa de sementes de funcho
Coloque todos os ingredientes, com a excepção das sementes, numa tigela e bata até a mistura começar a adquirir a consistência de uma massa. Deite esta massa em cima da bancada ligeiramente polvilhada de farinha e amasse, misturando as sementes. Faça um rolo e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal, (já sabem sou anti-silicone, ok?) E leva ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 2o minutos. Ao fim desse tempo. Retira do forno, e corta a massa na diagonal em fatias. Disponha as fatias de novo no tabuleiro com o papel vegetal: com a parte cortada virada para cima. E leva de novo ao forno a uma temperatura de 150ºC até ficarem lourinhos. Simplesmente deliciosos... Dá 16.

P.S. Esta semana veio-me fazer companhia mais 7 livros, e onde trouxe um de cozinha que se chama "ITÁLIA Sabores do Mundo de Marina Filippelli" como sabem uma das minhas grandes paixões é ler. Então não posso passar por uma livraria sem cuscar e claro cheirar os livros que é um dos cheiros que me mandam para outra dimensão...Ok? Sou surtada, mas, antes de ver ou ler um livro primeiro de tudo tenho que cheirar...

Notas: esta receita é desse livro, que claro: de seguida vem outras receitas...