sexta-feira, janeiro 15, 2010

FRANGO ASSADO COM PICANTE, E ACOMPANHAR FEIJÃO BRANCO COM SALVA





Uma maneira de fazer o frango assado que me agrada e muito. Pois fica muito bem assada sem levar muito tempo no forno. Além que fica com a pele estaladiça o que me agrada.

Ingredientes:
-1 frango
-4 colheres de sopa de azeite
-sumo de 1 limão
-2 malaguetas
-sal marinho
Arranjo e limpo o frango e abro muito bem o dito até quebrar os ossos do esterno, ok? Estou mesmo muito violenta:). Misturo o azeite, sumo do limão e as malaguetas picadas. Num pirex coloco o frango e pincelo com este preparo e deixo a marinar durante pelo menos 5 horas. Eu deixo sempre de um dia para o outro. Mas vou virando para tomar de gosto por igual.. Depois coloco o frango num tabuleiro e tempero com sal e levo ao forno, pré-aquecido com a pele virada para baixo e asso sob o grelhador do forno muito quente, (200ºC) durante 15 minutos e regando uma vez. Em seguida, viro o frango e deixo assar durante mais quinze minutos, regando de vez em quando, até o frango começar a ficar tostada e os sucos naturais da carne saírem límpidos quando espetar uma faca numa das coxas. Para acompanhar servi o feijão com salva e tomate, que fez um casamento na perfeição...

P.S.Este feijão para mim é uma delicia para acompanhar carnes...
Ingredientes:
-300 g de feijão branco
-4 dentes de alho
-2 colheres de sopa de azeite
-2 cebolas pequenas roxas cortadas em rodelas finas
-6 folhas de salva picada grossa
-1/2 malagueta picada
-3 tomates pelados e picados aos quadrados pequenos
-sal marinho
Deixo o feijão de molho de um dia para o outro. Cozo num tacho normal com 2 dentes de alho e coberto com água até cinco centímetros. Enquanto coze vou sempre retirando a espuma com a escumadeira. Quando cozido escoe e reserve. Aqueça o azeite num tacho em lume brando. Junte a cebola, a salva e a meia malagueta e deixe refogar até a cebola estar macia, mexendo de vez em quando. Junte os outros 2 dentes de alho picados miúdinho. Continue a refogar durante mais um minuto, e junte o feijão e o tomate. Tempere com sal (pouco) e deixe ao lume, mexendo durante mais três a cinco minutos antes de servir, regado com um fio de azeite virgem extra.