terça-feira, março 16, 2010

PÁ DE PORCO ASSADA COM FUNCHO E LARANJA

Como sabem para mim é uma das partes do bichinho que acho mais saboroso. Só que como já se aperceberam eu ando numa de ervas aromáticas o que além de dar um sabor e cheirinho fantástico, evita e muito o sal. Vamos para "Bingo"
Ingredientes:
- pá de porco desossada
-2 colheres de sobremesa bem cheias de sementes de funcho
-1 dl de azeite
-1 laranja
-3 dentes de alho
-100 ml de vinho do Porto
-sal marinho
-cogumelos
Comecei por deitar as sementes de funcho num tabuleiro e envolvi o bichinho, reservei 1 hora. Ao fim desse tempo levei o tabuleiro de barro com o azeite em cima do fogão com o lume no máximo. Quando o azeite está quente deitei a carne e selei dos dois lados (ui, que cheirinho, é mesmo de outra dimensão), mas tenham cuidado não se queimem com os salpicos,ok? (Este reparo é para as meninas que estão agora a começar,ok). Quando selada a carne junta os dentes de alho com casca e esmurrados a laranja cortada em gomos com casca um pouco de sal e o vinho do Porto. Fecha o tabuleiro com papel de alumínio e leva ao forno a 90ºC. Durante 2 horas, ao fim desse tempo retira o alumínio e levanta o calor para 200ºC. Junta os cogumelos lavados e cortados ao meio,e deixa mais 30 minutos mais ou menos (já sabem cada qual sabe do seu forno,ok?)Servi com puré de batata. Que eu não preciso de colocar agora a receita porque todos sabem fazer um bom puré de batata, certo? Mas se alguém tiver alguma dúvida podem ver no meu empadão, ou então digam que eu passo.Notas: Ficou delicioso dito pela filha e marido. Mas, eu e filho não nos agradou o sabor da laranja com o funcho, para a próxima não coloco a laranja.