sexta-feira, agosto 13, 2010

ARROZ À CARRETEIRO



Esta receita foi a Eliete que me passou. Ensinou-me a receita da tia. Como foi ao Brasil teve a gentileza de me trazer carne seca para eu fazer a receita. Vou passar tal e qual me foi passada e executei. Não vou colocar medidas pois, fiz um bocado a olho. Vamos para a receita.
Ingredientes:
-carne seca
-1 cebola
-4 colheres de (sopa) de óleo
-1 colher de (sopa) de açúcar
-água
-arroz
-sal marinho
Piquei a cebola para o tacho juntei o óleo e levei ao lume só mesmo até ficar translúcida. Juntei a carne que tinha estado de molho durante 1 hora e deixei fritar sempre a mexer como me foi dito pela Eliete. é mexer e mexer sempre até a carne deitar a gordura toda e ficar lourinha. Ao deitar a (gordura) da própria retira-se um pouco dessa gordura que se formou. Nessa altura deita-se a colher de açúcar e deixa-se fritar a carne e envolver nesse açúcar que deixa a carne estilo caramelizada. Juntei o arroz lavado e deixei fritar. Sempre a envolver. Quando o arroz está frito junta-se o dobro do arroz em água e tempera-se com sal ( não esquecer o sal da carne) e deixa-se cozer o arroz. O dito tem que ficar seco.

Notas: a Eliete disse que não podia ser com azeite, tinha mesmo que ser óleo. Então é assim!! O cheiro que a dita deita ao fritar não me agradou. Desta vez não tive o meu provador oficial. Mas eu e filha não gostamos. Comentário da filha! Aí mãe! Os teus arrozinhos...

P.S. Mas de qualquer maneira valeu pelo carinho e receita. Eliete um muito obrigada...