quarta-feira, agosto 25, 2010

FANTÁSTICO FRANGO ASSADO





Já sabem a paixão que tenho pelo Jamie Oliver! Pois esta é mais uma receita dele que não me defraudou. Simplesmente brutalíssima. É uma versão muito delicada e muito mais especial do frango "maricas" que abunda por aí e que eu simplesmente nunca fiz, só porque acho que aquele frango com o limão no tutu e caldo KNORR,ui não funciona mesmo comigo. Pois eu tenho uma certa ou muita aversão aos caldos. Eu penso que os caldos devem dar sempre o mesmo sabor. Além que não interessa dizerem: que estão a cozinhar uma refeição saudável pois se depois catrapúm com caldos industriais E se gosto e muito é de variar de sabores e para isso utilizo e muito na minha cozinha as ervas aromáticas...Vamos à receita.
Ingredientes:
-1 frango biológico (já sabem o meu é frango do campo (super mercado) traduzindo por miúdos é um frango de aviário de 5*****
-1 limão grande
-8 fatias de presunto
-2 dentes de alho finamente picados
-2 boas mãos-cheias de tomilho, usar só as folhas, picadas
-sal e pimenta preta moída na hora
-115 g de manteiga amolecida
Liguei previamente o forno com o tabuleiro de assar lá dentro a 220ºC. Lavei bem o frango por dentro e por fora e sequei com papel de cozinha. Com os dedos, afastei a pele da carne do peito. É importante tentar empurrar cuidadosamente para não rasgar a pele- Com um descascador, tirei e piquei a aromática casca do limão, reservando o limão descascado... Depois rasguei o presunto em pedaços e deitei-o numa tigela com a casca do limão, o alho e o tomilho. Temperei e misturei bem a manteiga. Enchi a bolsa que criei (entre a pele e a carne) com esta mistura. Esfreguei bem o que sobrou por dentro e por fora do frango. É isto que lhe vai dar o sabor. Cortei o limão ao meio e enfiei-o na cavidade. A seguir coloquei o frango no tabuleiro que estava aquecer no forno.E deixar assar. Servi com uma salada de rúcula e tomate cereja temperada com flor-de.sal e azeite virgem extra.

P.S. Ah e continuo a achar o mesmo dos ditos caldos (ditos natura) que apareceram para aí na televisão com um nosso conhecido cozinheiro a fazer propaganda!!! Ok? A ganhar o que deve ter ganho só podia....EU como sou eu e só eu e não estou para agradar a ninguém a não ser a mim própria! Nem que me pagassem (e não pensem que não preciso de €€€€) claro, que preciso como a maioria. Só que não me vendo. A minha consciência não há €€€€ no Mundo que pague. Ok, podem dizer que sou parva. Mas antes parva que vendida para agradar aos demais...