quarta-feira, abril 20, 2011

COUVE-LOMBARDA COM MOLHO INGLÊS





(Sorrisos) mas uma receita do meu "querido" Jamie Oliver. Eu aplico este termo, pois para mim, tem idade de ser meu filho acho, não, tenho a certeza que posso...Aliás como eu digo: eu posso tudo, basta eu querer, e "querer é poder". Vamos à deliciosa receita que mais uma vez foi aprovada pelo meu provador oficial que disse logo: brutalíssima!

Esta é uma das receitas de couve-lombarda mais simples, mas mais deliciosas, que alguma vez encontrei. Prefiro usar couve-lombarda em vez de qualquer outro tipo de couve porque tem a estrutura para isto, mas esteja à vontade para misturá-la com outras couves, ou experimentar usar couve-chinesa. É um prato de legumes absolutamente fantástico para servir ao lado de bife, empadões ou tartes. Penso nele como comida típica de um bar-uma couve com personalidade! (Ui,ui como adorei o termo que o Jamie deu à couve)
Ingredientes:
-1 couve lombarda grande
-azeite
-115 ml de molho inglês
-sal marinho
-pimenta preta moída na hora
-2 nozes de manteiga
Remova e lave as folhas verdes exteriores da couve, e depois enrole-as como um charuto e lamine-as finamente como para caldo-verde- isto chama-se chiffonade. Coloque uma frigideira grande em lume forte e junte um bom fio de azeite. Acrescente a couve laminada à frigideira e vá abanando. Cozinhe durante cerca de 4 minutos. Corte o resto da couve ao meio remova e deite fora o talo interior e lamine-a finamente. Junte-a à frigideira, continue a saltear durante mais um minuto, e depois acrescente o molho inglês e algum sal e pimenta. Continue a movimentar a couve para que receba uma boa camada de molho por toda e cozinhe durante mais 4 minutos até ter amolecido. Mantenha os olhos nela, mexendo e abanando para que não fique colada ao fundo da frigideira. Retire a frigideira do lume e junte a manteiga-isto dar-lhe-á um bom paladar adocicado.

P.S. Eu fiz a couve no WOK gostava, mas não sou como Jamie, não tenho frigideiras industriais. Só não tapei o WOK.

Notas: servi esta couve com umas costeletas fantásticas

Estou no Facebook aqui!



Caravaggio

"Páscoa momento de união, de parar para reflectir, de ver a vida de diferente, de ver gente como gente. JESUS morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da VIDA..."