sexta-feira, setembro 23, 2011

LICOR DE LARANJA [2º PARTE E FINAL]





No dia que postei o licor de laranja, disse: que depois passado os tais dois meses viria colocar o resto da receita. Então cá estou eu apresentar o produto final(!) Vamos lá à receita:
Passado os dois meses mais uns dias abri o frasco e coei a aguardente num passador de algodão (pode ser de rede fina).
Reservei a aguardente. No frasco das laranjas coloquei 1/4 L de água mais 4 colheres de (sopa) da mesma para lavar as laranjas mexi muito bem para aproveitar todo o sabor das mesmas.
Coei a água para dentro de um tacho e juntei 750 gr de açúcar, levei o tacho ao lume sempre a mexer até atingir o ponto de pérola.
Passado cerca de 8/10 minutos desliguei o lume.(Para atingir o ponto de pérola, o açúcar deverá cair em gotas quando colocar a colher sobre o mesmo.)
Deixei arrefecer.
Depois da calda fria, juntei a aguardente e misturei bem.
Por fim, coei o licor para as garrafas...

Notas: deu a garrafa cheia e a escura está a 3/4. Agora como o filho muito bem diz: quanto mais tempo estiver em espera depois do produto finalizado, melhor fica o licor(!)

P.S. Tenho sempre uma história a contar, desta vez é sobre a garrafa de WHISKY que contem o licor. Foi a primeira prenda que o meu pai me ofereceu para o meu enxoval, com os respectivos copos com as marcas de (WHISKY) só que os copos são meia dúzia altos e finos e outra meia dúzia mais baixos, mas os ditos são todos de vidro transparente com os símbolos. Tinha eu 15 anos quando me ofereceu, e passado 37 anos digo: o meu pai tinha muito bom gosto, pois adoro esta garrafa...

Estou no Facebook aqui!

"Só o que está morto não muda!
Repito por pura alegria de viver:
A salvação é pelo risco,
Sem o qual a vida não vale a pena!!!"

[Clarice Lispector]