segunda-feira, outubro 10, 2011

PIZZA COM ESPINAFRES BRUTALÍSSIMA













Apeteceu-me fazer uma pizza diferente(!)Estava naqueles dias que apetecia-me meter as mãos na massa... Fiz a massa e deixei levedar, o que com este calor de verão apesar de ser Outono é rápido. Quando levedada amassei mais um pouco e dividi a massa em duas partes. Estiquei uma e coloquei num tabuleiro de pizza untado com azeite. Cobri com o meu molho de tomate, depois juntei um molho de espinafres previamente lavados e cozidos com sal marinho e escorridos. Polvilhei com queijo mozzarella, estiquei a outra metade da massa e cobri a pizza com os espinafres, cobri de novo com o meu molho de tomate, queijo mozzarella e polvilhei com oregãos secos. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até estar cozinhada e lourinha como se quer as pizzas. Comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo...

Massa:
-300 gr de farinha
-1 pacote de fermento de Fermipan
- 2 clh de (sopa) de azeite
-1 chávena de água morna
- sal
Coloquei a farinha numa tigela, deitei o sal, o fermento , envolvi tudo. Fui deitando a água devagarinho e amassando (claro! Com as mãos). Depois deitei o azeite continuei a amassar até fazer uma massa de pão, e a massa se desprender das mãos, se achar necessário polvilhar um pouco de farinha. Deixei levedar até dobrar de volume.

Molho de tomate:
Ingredientes:
-1 cebola picada
-4 dentes de alhos picados
-1 lata de tomate grande todo esmagado
-1 colher de (café) de açúcar «para tirar a acidez do tomate»
-1 colher de(café) de sal
-1 colher de (sopa) de mangericão seco
-1 colher de (sopa) de oregãos secos
-1 dl de azeite
-1,5 dl de vinho branco
Coloca tudo num tacho e vai a lume brando durante 35 minutos. Quando pronto é só passar com a varinha. Depois é usar ou guardar em Tupperwares no congelador. Notas: eu tenho sempre este molho congelado. No verão, no tempo do bom tomate. Claro que faço com o tomate fresco, eu faço em quantidades maiores só que coloco um pouquito mais de açúcar pela acidez do dito...

"Devemos aceitar a decepção finita, mas nunca perder a esperança infinita."

[Martin Luther King]