segunda-feira, janeiro 23, 2012

ABÓBORA COZIDA COM SEMENTES DE ABÓBORA E PANGRATTATO DE PARMESÃO



 Mais uma receita do "meu" Jamie Oliver, que quem me segue, sabe perfeitamente que eu sou uma "apaixonada" pela sua cozinha....pois, estavam à espera de quê? Que fosse pelo Jamie, juízo, têm idade para ser meu filho.(Sorrisos), bem, deixemos de conversas e vamos mas é à receita que é o que interessa.

O Jamie fez esta receita com abóbora-manteiga, eu como sou do contra fiz com abóbora-menina, pois foi o que chegou a casa da Isabel, pois se vinha alguma abóbora-manteiga deve ter derretido pelo caminho...(sorrisos), ok, estou bem disposta é verdade! Pois não é as contrariadades ou tristezas da vida que me tira o meu humor, e sempre fui, sou e serei assim! Eu sei! Para mal de muita gente, que preferia ver-me lá em baixo, mas como o "Friedrich Nietzsche" dizia: "o que não me mata, torna-me mais forte...", e tenho dito!



As sementes de abóbora não utilizei as da própria e sim as que tenho sempre em casa, "sementes de abóbora biológicas" que depois de fritas em azeite(rápido) utilizo muito nas saladas, pois os filhos adoram o crocante das mesmas nas (saladas).

Cozi a abóbora-menina, cortada aos bocados num tacho com água e sal marinho. Que como sabem é rápido, pois para esta receita não convém deixar cozer demais, é estilo "vapt-vupt". Enquanto isso fui fazendo o pangrattato- fritei uma mão-cheia de pão ralado com um fio de azeite, uma pitada de sal marinho, uma boa pitada de pimenta preta moída na hora, uma mão cheia de tomilho (folhas) e duas malaguetas vermelhas(sem sementes) cortadas miudinho, até ficar dourado e crocante, depois reservei em cima de papel de cozinha.

Na frigideira que fiz o pangrattato, juntei mais uma colher de (sopa) de azeite e fritei uma mão-cheia de sementes de abóbora biológicas, o que também é "vapt-vupt" mal comecem a ouvir o "crepitar" já está ok?
Depois reservei.
Na mesma frigideira coloquei os bocados da abóbora cozida e deixei alourar, sempre a virar com cuidado, quando loura, coloquei em tigelas (individualmente) pois é como eu e filhos gostamos, mas podem colocar numa só, claro! E nessa frigideira juntei o pangrattato, com as sementes e uma mão-cheia de queijo parmessão ralado na hora, e misturei suavemente sempre em lume brando. Reguei a abóbora com azeite extra virgem e vinagre balsâmico, depois polvilhei com o pangrattato. Simplesmente delicioso, foi o acompanhamento de uns bifes Wellington. Agora o comentário do filho: brutalíssimo...e eu tenho que colocar (brutalíssimo) nisso, pois ele não é apreciador de abóbora.

"Que Deus me defenda dos meus amigos, já que sei defender-me muito bem dos meus inimigos."

[Voltaire]

(Ora bem! Nem mais...! Adoro estes pensamentos, pois com poucas palavras se diz tudo. Adoro citações e provérbios, pois desde que me conheço como gente que sempre ouvi a minha avó paterna e a minha saudosa mãe a dizerem (provérbios)! Alguns identifico-me, outros não! Alguns gosto, outros não! Mas uma certeza que tenho na vida é que está na minha essência de mulher. Agora vou deixar uma citação que eu acho, acho não! Tenho a certeza que se encaixa na perfeição naquelas pessoinhas pequeninas ok?)

"Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande."

[Voltaire]