segunda-feira, abril 09, 2012

QUEQUES CELESTIAIS DE CHOCOLATE



 Mais uma receita que retirei do meu livro "Bolos para a família" que é uma pequena (grande) delícia...

Estes queques estão a transbordar de chocolate e são facílimos de preparar. Para uma experiência única em termos de chocolate, os queques devem ser comidos acabados de sair do forno.


Ingredientes:

-75g de manteiga
-75g de chocolate preto (com cerca de 50 por cento de cacau)
-75g de chocolate de leite
-50g de chocolate branco
-100g de natas azedas
-50 ml de leite
-50g de açúcar mascavado claro ou de açúcar amarelo claro refinado (usei mascavado)
-2 ovos grandes
-175g de farinha de trigo
-2 colheres de (sopa) de cacau em pó
-1 colher de (sopa) de fermento em pó
-1 pitada de sal
-1 colher de (sopa) de açúcar demerara

"1 tabuleiro com 6 concavidades forradas com formas de papel plissado para queques
Total:6 bolinhos (a minha opinião, dá perfeitamente para 12, pois eu fiz 6 como a receita pede mas tive que colocar formas de papel gigantes...)"

Aquecer previamente o forno à temperatura de 200º C.

Derreter a manteiga numa caçarola pequena e deixar arrefecer ligeiramente (usei o micro-ondas).

Partir os três tipos de chocolate em pedaços pequenos.

Num tigelão, bater as natas azedas, o leite, o açúcar mascavado, os ovos e a manteiga derretida, com um batedor de arame.

Peneirar a farinha, o cacau e o fermento em pó para dentro do tigelão. Acrescentar o sal e os chocolates em pedaços. Com uma colher grande de metal, misturar todos esses ingredientes até ficarem bem combinados, mas sem mexer de mais.

Distribuir a massa pelas formas de queques. Polvilhar cada bolinho com uma pitada de açúcar demerara. Levar ao forno pré-aquecido durante 20 minutos - decorrido este tempo, já terão crescido, embora ainda não estejam muito bem cozidos no meio. Continuarão a cozer enquanto arrefecem.

Notas: agora uma dica coloquem a massa dividida por 12 formas, pois a massa é bastante para 6, tive que usar as formas de papel maxi, e ficaram uns queques enormes, não é que não se coma perfeitamente um queque deste tamanho a transbordar de chocolate, mas que fica mais bonitinhos ficam, pelo menos para o meu gosto! Ah, e ia-me esquecendo de um pormenor importantíssimo... sabem o que é estar a comer um queque de chocolate e trincar chocolate? Não, não sabem, ok, então experimentem estes, a massa por dentro fica estilo Petit-Gateau, mas agora com quadrados de chocolate à mistura, para quem é "amante" de chocolate como é o meu caso e dos filhos, o sabor até dói....


"Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?"

Confúcio

P.S. Eu respondo por mim: sinto-me com 25 anos e nunca com 53...(sorrisos)