sexta-feira, maio 25, 2012

TORTA DE CHOCOLATE







Esta foi uma das sobremesas do meu curso/workshop da Vaqueiro. Claro, isso mesmo! Foi a sobremesa que me calhou no sorteio com a bola nº3. Agora o comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo... vamos há receita.

Ingredientes para a torta:
-Vaqueiro líquida (usei manteiga)
-4 ovos
-150 g de açúcar
-100 g de miolo de amêndoa ralado fino
-30 g de cacau em pó
-30 g de maizena
-1 colher de (chá) de fermento em pó
-fruta (morangos, frutos vermelhos, physalis) (usei laranja glaciada)

Para o creme:
-1,5 dl de natas
-1/2 frasco de doce de laranja (usei o meu doce de laranja amarga)

Para a cobertura:
-200 g de chocolate culinária (usei o meu (Cacao Sampaka)
-1 dl de natas
-20ml de Vaqueiro líquida (usei uma colher de (sopa) de manteiga)

1.Ligue o forno e regule-o para 180ºC.
2.Pincele o tabuleiro mais baixo do forno com Vaqueiro líquida, forre com papel vegetal e volte a pincelar com Vaqueiro líquida (usei manteiga)
3.Parta os ovos separando as gemas das claras. Bata as claras com a batedeira e quando começarem a fazer espuma, adicione-lhes metade do açúcar e continue a bater até estarem bem espessas.
4.Junte o restante açúcar às gemas e bata até obter um creme fofo e esbranquiçado.
5.Adicione o miolo de amêndoa, peneirado em conjunto com o cacau em pó, a maizena e o fermento em pó ao creme anterior, misturando sem bater.
6.Junte as claras em castelo, envolvendo delicadamente. Deixe a massa no tabuleiro e leve ao forno durante 15 minutos. (No meu foi 8 minutos)
7.Desenforme a massa sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar (não polvilhei), retire o papel que usou para forrar o tabuleiro e deixe arrefecer coberta com o tabuleiro para manter a humidade.
8. Entretanto bata as natas até espessarem. Junte-lhe o doce de laranja envolvendo delicadamente. Reserve no forno até estar completamente frio.
9. Parta o chocolate em pedaços para dentro de uma taça de vidro, junte as natas e a Vaqueiro líquida e leve ao micro-ondas durante 50 segundos na potência máxima. Mexa com a vara de arames até a mistura estar homogenia.
10. Barre a torta com o creme preparado e enrole com ajuda do papel vegetal.
11. Coloque a torta sobre uma torteira e barre-o com o ganache de chocolate.
12. Enfeite com a fruta escolhida.

Notas: não utilizei a Vaqueiro, porque só uso manteiga, e o chocolate derreti em banho-maria. Apesar do Chefe dizer que é exatamente a mesma coisa, eu nem questionei quando o disse! Mas como eu sou do antigamente, acho, acho não! Tenho a certeza que faz toda a diferencia. Eu sei! Sou mesmo uma mulher do contra, (sorrisos). Peço imensa desculpa de não colocar as fotos da torta aberta, mas saíram todas tremidas, pois fiz a torta num dia assim para o complicado! Como não tenho por hábito passar logo as fotos para o computador, pois se estou sempre a fazer novas receitas, só quando tenho várias é que passo. Claro, surpresa estavam tremidas, e torta já tinha sido: "ver se t'avias", não existia. Mas vou voltar a fazer a mesma e depois coloco ok?

P.S. Apesar da receita pedir frutos vermelhos, para mim achei que ligava melhor com a laranja glaciada, que foi o que fiz ok? Mas já sabem cada qual faz ao seu gosto.


"Jacqueline Kennedy a mulher mais elegante do século XX

A elegância não de explica, Constata-se apenas.
É alguma coisa de incoercível, alguma coisa de impreciso, de fugitivo e de imaterial, que escapa a toda a definição e que resiste a toda a análise.
Como a beleza, como o próprio Deus, é mais difícil dizer onde ela está do que onde ela não está.
Como o perfume, sente-se e não se vê.
Todos percebem onde ela falta; e ninguém sabe dizer de onde ela vem.
Quando tentamos defini-la, precisá-la, isolá-la, foge-nos entre os dedos, como uma sombra.
Onde existe, transforma tudo; onde não existe, não há arte, não há talento, não há beleza que a substitua.
Não é um dom que se adquire; é um instinto com que se nasce.

[Júlio Dantas]