segunda-feira, junho 04, 2012

TARTE DE CHOCOLATE DA FIFTEEN



Mais uma receita do "meu" Jamie Oliver. Que como é costume não saí desfraldada, e sim, muito satisfeita. pois é uma tarte simplesmente divina, para quem é "amante" de chocolate, como é o meu caso e dos filhos. Vamos há receita!

"Esta tarte de chocolate já está na ementa da Fifteen desde que o restaurante abriu, e evoluiu lentamente até se tornar na perfeita indulgência de chocolate em que a base também é feita de chocolate. Esta receita é muito fidedigna, mas não se pode esquecer de que não deve cozinhar demasiado o recheio de chocolate porque quer que mantenha um pouco de humidade no meio."



Ingredientes para a base:
-150 g de manteiga sem sal
-100 g de açúcar fino
-1 pitada de sal
-250 g de farinha sem fermento, peneirada, mais farinha adicional para polvilhar
-raspa de uma laranja pequena
-1 ovo biológico grande (o meu foi do super)
-30 g de cacau em pó


Para o Recheio:
-200 ml de leite gordo (usei 170 ml)
-568 ml de natas para bater (usei 600ml)
-30 g de açúcar fino
-350 g de chocolate negro da melhor qualidade (70% de cacau), em pedaços (usei Cacao Sampaka)
-2 ovos biológicos grandes (os meus são do super)

Primeiro, precisa de untar uma forma para tartes de fundo amovível de 28 cm de diâmetro, e 2,5 cm de profundidade, com um pouco de manteiga. Para fazer a base, transforme a manteiga, o açúcar e o sal em creme e depois envolva a farinha, a raspa da laranja, o ovo e o cacau em pó. Pode fazer isto à mão ou num processador de alimentos. (Eu fui à mão). Quando a mistura se assemelhar a migalhas de pão grossas, junte-a lentamente até obter uma bola de massa e depois enfarinhe-a ligeiramente. Não amasse muito a base, porque ficará elástica e difícil de mastigar. (Fiz o meu trabalho perfeito, pois ficou com uma textura estaladiça, de se derreter na boca). Em vez de estaladiça e pequena como quer que seja. Embrulhe a massa em película aderente e coloque-a no frigorífico durante pelo menos uma hora.

Retire-a do frigorífico, estenda-a forre a forma com ela e leve-a ao congelador durante meia hora (se a base quebrar quando a estiver a estender, não se preocupe, una apenas os pedaços de massa na forma).
Pré-aqueça o forno a 180ºC, e coza apenas a base durante cerca de 12 a 15 minutos, ou até estar firme e tiver quase a consistência de uma bolacha. Retire do forno e diminua a temperatura para 170ºC.
Entretanto, para fazer o recheio de chocolate, coloque o leite, as natas e o açúcar ao lume numa caçarola e deixe levantar fervura lentamente, mexendo devagar. Retire do lume e junte o chocolate em pedaços, batendo até ficar macio, e depois acrescente os ovos e volte a bater. Deite o recheio num jarro. Volte a levar a forma ao forno, puxe cuidadosamente a prateleira do forno e deite o recheio. Empurre a prateleira do forno para dentro e coza durante 15 minutos. A tarte está cozida quando o recheio ainda tremer ligeiramente. Lembre-se de que continuará a endurecer um pouco até arrefecer. É  muito agradável servida com uma grande colherada de crème fraîche.

Notas: ao colocar o recheio no jarro e deitar na forma dentro do forno, é só para não entornarmos, enquanto levamos a mesma ao forno. Que foi o que me aconteceu, Esqueci-me deste pormenor, só depois é que me lembrei do que tinha lido. Mas não sujei o forno, pois tenho o mesmo com o fundo forrado com papel de alumínio, foi só retirar o mesmo e colocar outro novo. Ah, pois é! Tenho que me poupar e as unhitas, e detesto ver os fornos sujos, brrrr. Agora eu não servi com crème fraîche pois não é muito dos"dreams" dos filhos. Servi com Parfait de figos e praliné de amêndoas. A nota do meu provador oficial (filho): brutalíssimo...

Estou no Facebook aqui!

**Nunca mais recuarei diante da verdade;
pois quanto mais tardamos a dizê-la;
mais difícil torna-se aos outros:
ouví-la.**

[Anne Frank]

***Já a minha avó dizia: mais vale uma verdade "crua", do que uma mentira piedosa***