quarta-feira, julho 25, 2012

ERVILHAS GUISADAS COMO EU GOSTO



 

Apetecia-me ervilhas, mas não as tradicionais com os ovos escalfados. Resolvi fazer uma pequena pesquisa no meu 👉livro da Pantagruel a 49ª edição do ano de 1997. Fiquei encantada com a simplicidade desta receita e muito curiosa com o seu sabor. Resolvi ir para o meu laboratório (cozinha) fazer as mesmas. Só que não servi com ovos estrelados e fiambre como pede a receita, e sim com um ovo escalfado à parte. Surpreendeu e muito pela positiva.

Ingredientes:
-3 Kg de ervilhas (usei 1 Kg de ervilhas)
-100 g de toucinho em falhas (usei uma tira cortada em cubinhos, mas não sei a precisão do peso)
-1 cebola grande e alho, de cada, 1 (usei uma cebola média)
-salsa picada um ramo
-açúcar, 6 c. de chá (usei 2 c. de chá)
-água, sal, fiambre, ovos e manteiga q.b.

Acompanhamento: ovos e fiambre

Derrete-se o toucinho num tacho de barro, juntam-se a cebola, o alho e a salsa bem picados e deixa-se refogar em lume brando sem deixar escurecer. Juntam-se as ervilhas e mexem-se durante 5 minutos para absorver o refogado. Deita-se água, devendo ficar quase cobertas, o açúcar e sal, tapam-se e deixam-se ferver em lume brando até cozerem. Quando estiverem quase prontas, têm de fervinhar destapadas até o molho engrossar. Deitam-se numa guisadeira, e podem-se acompanhar-se com ovos estrelados em manteiga e guarnecem-se com rolos de fiambre.


(O meu livro da Pantagruel que mora comigo desde 1997)

Estou no Facebook aqui!

"A mudança é uma constante, o sinal do renascimento, o ovo da fénix."


[Christina Baldwin]