sexta-feira, julho 20, 2012

QUICHE DE COURGETE, BERINGELA E BACON


Esta quiche, foi feita num daqueles dias que tinha-me esquecido de descongelar algo para fazer. Mas tinha que deixar o jantar pronto, resolvi fazer uma quiche. Quem me segue sabe perfeitamente que adoro colocar a mão na massa, mas tenho sempre congeladas aquelas massas de compra, quebrada, folhada e massa filó. Depois de congelar, já não ligo às datas de terminar o prazo. O que são excelentes para uma pressa o caso deste dia. Depois de tirar a massa do congelador, ao fim de 15/20 minutos está pronta a usar. Vamos à receita.

 Untei uma tarteira e forrei com massa quebrada. Piquei com o garfo o fundo. Reservei. Num tacho coloquei uma cebola picada, uma folha de louro, é uma fatia de bacon cortada aos cubinhos, regado com azeite, sempre em lume brando, deixei cozinhar até a cebola ficar translúcida. Juntei 3 tomates médios maduros pelados e cortado aos bocados, envolvi e deixei murchar o tomate, juntei uma courgete grande cortada aos quartos com casca (previamente lavada) uma beringela igualmente cortada e com casca. temperei com uma colher (sobremesa) de oregãos, 1 colher de café de açúcar (em causa está a acidez do tomate), pimenta-preta moída na hora e sal marinho. Borrifei com um pouco de vinho branco e deixei cozinhar sempre em lume brando até cozinhar e reduzir o molho. Reservei.

Fiz o molho bechamel:Num tacho coloquei uma colher de sopa de manteiga, quando derretida deito uma colher de sopa de farinha e mexo enérgicamente com a vara de arames e vou juntado leite aos poucos até ter a textura do meu agrado. Tempero com sal, pimenta-preta moída na hora e noz-moscada. Na tarteira coloquei a mistura da courgete que tinha reservada, escorrida do molho,e sem a folha de louro, e cubri com o molho bechamel. Levei a forno pré-aquecido a 180ºC, até a massa quebrada estar cozida e o molho gratinado. O que é rápido. Foi servido com uma salada verde. Agora fotos do empratamento, não ouve desta vez, os filhos nem se lembraram ,ok, eu também nem tinha pedido...(sorrisos) e ouve fotos da quiche inteira, porque eu tirei.


"Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos."

[Bob Marley]