segunda-feira, setembro 10, 2012

LASANHA DE CARNE E ESPINAFRES





Estava naqueles dias sem inspiração. Também tenho desses dias...resolvi fazer uma lasanha. Vamos à receita: o meu filho ainda se encontrava em Portugal, por isso ainda ouvi o seu comentário: brutalíssimo...

Ingredientes:
-300 g de carne de porco
-300 g de carne de peru
-1 cebola
-1 dente de alho
-1 colher de (sopa) de oregãos
-4 tomates maduros pelados e cortados aos cubos
-1 colher de (café) de açúcar
-1 pouco de vinho branco
-azeite
-sal marinho
-pimenta-preta moída na altura
-queijo mozarella
-massa de lasanha (eu só uso da marca pré-cozinhada Divella)
Cozi os espinafres com sal marinho. Depois de cozidos (o que é rápido) ecoei e reservei.
Num tacho coloquei a cebola picada e o alho picado. Juntei o azeite e deixei até a cebola ficar translúcida. Juntei os tomates e deixo em lume sempre brando o próprio largar os próprios sucos. Junto a carne e envolvo bem. Junto o açúcar e oregãos, envolvo e rego com o vinho. Tapo o tacho e sempre em lume brando deixo cozinhar a carne.

Montagem da lasanha:
Num tabuleiro: coloco uma camada de molho béchamel, depois as placas de massa (previamente demolhadas em água quente), coloco uma camada da mistura de carne, outra de espinafres e de molho béchamel. Volto de novo a colocar massa, carne, espinafres, molho béchamel e a massa. Depois cubro com molho béchamel e polvilhei com queijo Mozarella e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até gratinar.

Molho Béchamel:
-manteiga
-farinha
-leite
-sal marinho
-pimenta-preta moída na hora
-noz-moscada moída na hora
Coloco a manteiga num tacho que levo ao lume a derreter, junto a farinha e mexo enérgicamente, quando bem misturado vou juntando o leite e mexendo sempre com a vara de arames, e vou juntando sempre o leite aos poucos até ter a textura que gosto. Tempero com sal, pimenta e noz-moscada, envolvo muito bem. Não coloquei medidas, mas eu utilizo uma colher (sopa) de farinha para cada uma de manteiga, o leite é ao gosto de cada, mais grosso ou mais liquido.

Estou no Facebook aqui!

"Eu não deixo ninguém para trás, algumas pessoas é que me perdem um pouco a cada dia e nem percebem...!"

[Clarice Lispector]